terça-feira, 30 de abril de 2019

Morre no RJ a cantora Beth Carvalho



A cantora e compositora Beth Carvalho morreu no Rio na tarde desta terça-feira (30), aos 72 anos. Ela estava internada no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Zona Sul da cidade, desde o início de 2019. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Com mais de 50 anos de carreira e dezenas de discos gravados, Beth Carvalho é um dos maiores nomes do samba e considerada madrinha de artistas como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Jorge Aragão – daí o apelido “Madrinha do Samba”.
Um problema na coluna já afligia a cantora havia algum tempo. Em 2009, Beth Carvalho chegou a cancelar sua apresentação no show de réveillon, na Praia de Copacabana, por causa de fortes dores. Em 2012, a cantora se submeteu a uma cirurgia na coluna. No ano seguinte, Beth foi homenageada pela escola de samba Acadêmicos do Tatuapé, no carnaval de São Paulo, mas não participou do desfile já por motivos de saúde. Lu Carvalho, sobrinha de Beth, foi quem representou a tia na ocasião.

Globo.com

Mensagem do vereador Tevi a todos os trabalhadores de Caxias

Parabéns a todos os trabalhadores caxienses!


Nesta quarta-feira, 1º de Maio, comemoramos o Dia do Trabalho, esta data lembra a luta dos trabalhadores por melhores condições de vida e de trabalho. Graças às inúmeras mobilizações e organizações os trabalhadores vão aos poucos conquistando seus direitos e garantindo uma vida melhor para si e sua família. Que neste dia saibamos agradecer a Deus por tudo que já conquistamos e que não nos falte força e coragem para continuar lutando por uma sociedade melhor para todos, onde o ser humano seja mais importante do que o capital.

Neste dia aproveito para parabenizar a todos, homens e mulheres batalhadoras.
Quero deixar aqui meu carinho e minha admiração, e dizer que sempre estarei na luta em defesa de melhorias para nossa cidade, mais oportunidades de trabalho e condições de vida digna para todos.
Parabéns a todos os Trabalhadores!
Vereador Tevi 
Dra. Cleide Coutinho articula com o governador Flávio Dino 


Em dia de fortes articulações políticas, a deputada estadual Dra. Cleide Coutinho (PDT) teve uma longa reunião com o governador Flávio Dino (PCdoB), nesta segunda-feira (29), para tratar de diversas questões relacionadas às cidades onde a parlamentar tem base eleitoral.
Na reunião foram abordadas questões da saúde, infraestrutura, segurança e, claro, muita articulação política. O governador, mais uma vez, demonstrou todo carinho e atenção com as demandas da deputada e prometeu que vai encaminhá-las assim que possível.
Na reunião, Dra. Cleide esteve acompanhada do assessor Ironaldo Alencar, e do lado do governador estiveram presentes os Secretários de Estado da Casa Civil, Marcelo Tavares; da Comunicação e Articulação Política, Rodrigo Lago; e da Segurança Pública, Jefferson Portela, além do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Ismael Fonseca.
Todos disseram que Dra. Cleide é uma deputada que trabalha muito pelo Maranhão e que as portas de suas secretarias estarão abertas, pois ela sempre demanda questões vitais para as cidades e o povo que representa.
Fonte: Ascom
PMs são presos em Aldeias Altas durante deflagração da "Operação Balaiada" 

A Polícia Civil, por meio da Superintendência Estadual de Homicídios, Delegacias Regionais de Caxias e Timon, deflagrou na manhã desta terça-feira (30), a "Operação Balaiada", nas cidades de Caxias e Aldeias Altas/MA. Ao todo, 7 policiais já foram presos temporariamente. Todos apontados como integrantes de grupos organizado que cometia homicídios e outros delitos penais na região de Caxias e Aldeias Altas.
A operação tem o apoio da Polícia Militar e Centro Tático Aéreo. E cumpre mandados de prisão temporária e busca e apreensão expedidos pela Primeira Vara da Comarca de São Luís-MA. As investigações seguem na Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa.
Foram presos temporariamente 05 Policiais Militares e dois civis, moradores do município de Aldeias Altas.

Foram presos temporariamente os policiais Raimundo Nonato Lima Chaves (Nonatão); Enedino Silva; Sergio Adriano Nunes; Valmara Mourão Carvalho e Evandro Oliveira Santos. Foram presos ainda os suspeitos identificados por Antônio Simeão dos Santos (Toinho) e Cícero da Silva, que seriam moradores de Aldeias Altas.

As investigações vão continuar para saber se há envolvimento de mais pessoas com o grupo.
fonte: Portal Sinal Verde com edição do Blog 
Bolsonaro quer lei para isentar fazendeiros que atirarem em sem terra 


247 - O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (29) em Ribeirão Preto (SP), na abertura da 26ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a Agrishow, que enviará ao Congresso projeto para que fazendeiros que atirarem em sem terra não possam ser punidos. A fórmula para isso, segundo Bolsonaro, será o "excludente de ilicitude" para ruralistas, um segmento importante de sua base de apoio político-parlamentar. Quem atirar em sem terra, que a extrema-direita qualifica de "invasor", não será mais punido. Além disso, Bolsonaro prometeu que a posse de armas será liberada nas propriedades rurais -para seus proprietários e contratados. A Agrishow é um dos principais eventos dos ruralista no país.

Bolsonaro disse que o presidente da Câmara Rodrigo Maia prometeu pautar as propostas no Congresso, informa o jornalista Gustavo Schmitt, de O Globo: "Estive com ele (Maia) e a questão do agronegócio entrou na pauta. Ele vai pautar um projeto pra que a posse de arma do produtor rural possa ser usada em todo o perímetro da sua propriedade".

Ao defender a impunidade dos fazendeiros, Bolsonaro afirmou: "Tem um outro (projeto) que vai dar o que falar, mas que é uma maneira de ajudar a combater a violência no campo. Ao defender a sua propriedade privada ou a sua vida, o cidadão de bem poderá entrar no excludente de ilicitude. Ou seja, ele responde, mas não tem punição. É a forma que nos temos que proceder. Para que o outro lado que desrespeita a lei tema o cidadão de bem".

segunda-feira, 29 de abril de 2019

PF encontra 'indicio concreto' de mentiras em gastos eleitorais de laranjas do PSL 

O delegado da PF em Minas Gerais, Marinho Resende, responsável pela investigação
das candidaturas laranjas do PSL no estado, fala a repórteres após operação
nesta segunda-feira (29)   
Fernanda Canofre, da Folha – A Polícia Federal em Minas Gerais diz já ter indícios concretos de que candidatas laranjas a deputada estadual e federal do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, mentiram na prestação de contas de campanha.
Dois meses após abrir inquérito, a PF realizou a primeira operação nesta segunda-feira (29) em endereços relacionados ao PSL de Minas Gerais, ligado ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
Uma das gráficas alvo da ação, mesmo tendo emitido notas fiscais nas eleições do ano passado, estava sem funcionar havia mais de dois anos.
“Isso é um indício concreto que a gente acha que está amplamente comprovado. Aquelas prestações de contas não refletem a verdade do que efetivamente ocorreu em termos de gastos de recursos”, afirma o delegado Marinho Rezende, responsável pela investigação.
As investigações começaram após a Folha revelar em fevereiro que o hoje ministro do Turismo de Jair Bolsonaro (PSL), Marcelo Álvaro Antônio, comandou um esquema de candidatas laranjas em Minas durante as eleições, quando comandava o partido no estado.
A sigla ainda continua sob seu comando político. O atual presidente no estado e diferentes dirigentes são ex-assessores indicados por ele para esses postos.
Álvaro Antônio nega ter patrocinado esquema de laranjas, e Bolsonaro diz que aguarda as investigações para decidir se mantém ou não seu ministro. A Polícia Federal vê elementos de participação de Álvaro Antônio na fraude.
O caso das laranjas do PSL é alvo de investigações da Polícia Federal e do Ministério Público em Minas e em Pernambuco e levou à queda do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, que comandou o partido nacionalmente em 2018.
A operação desta segunda-feira, batizada de Sufrágio Ostentação, investiga falsidade na prestação de contas de candidatas do PSL. A suspeita é de que elas tenham relatado despesas de serviços que não ocorreram na prática, tendo desviado dinheiro para candidaturas masculinas ou terceiros.
Quatro candidatas do PSL —duas a deputada estadual e duas a federal— são o foco da investigação até o momento. A PF, porém, irá apurar todas as candidaturas femininas do partido.
A fase deflagrada nesta segunda-feira focou em gráficas que prestaram serviços ao PSL produzindo material de campanha.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na sede do PSL em Belo Horizonte, em residências e endereços ligados a sete gráficas —duas delas na capital mineira, duas em Contagem, uma em Lagoa Santa, uma em Coronel Fabriciano e uma em Ipatinga.
Esta última, apesar de ter emitido notas fiscais para a prestação de contas da campanha de 2018, está fora de funcionamento há mais de dois anos.
A polícia cumpriu mandados de busca na casa do proprietário dela, Reginaldo Donizete Soares, irmão de um assessor do PSL que trabalhou com Marcelo Álvaro Antônio.
Conforme a Folha mostrou, parte do dinheiro público direcionado por Álvaro Antônio para quatro candidatas do Vale do Aço e Curvelo voltou para empresas ligadas a assessores e ex-assessores do gabinete de Álvaro Antônio na Câmara. Ele exercia o mandato de deputado federal em 2018.
Apesar de figurar como campeãs no recebimento desses recursos públicos, essas candidatas tiveram votação inexpressiva e não apresentaram sinais de terem feito campanha efetiva.
Vereador Catulé agradece manifestações de solidariedade pela morte de sua esposa e de sua mãe 


Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (29), o presidente da Câmara Municipal, vereador Catulé, fez uso da palavra para agradecer as inúmeras manifestações de pesar e solidariedade que recebeu de vereadores, políticos, familiares e amigos pela morte de sua esposa, Fátima Albuquerque, ocorrida no dia 15, e de sua mãe, dona Terezinha Albuquerque que faleceu no dia 19. 

"Foram momentos difíceis para mim e toda minha família e eu só tenho agradecer as orações e a solidariedade que tenho recebido", frisou.

No pequeno expediente, o vereador Darlan apresentou uma manifestação de solidariedade e rogou a Deus que dê forças para o presidente Catulé superar o momento difícil, causado pela perda de dois entes queridos seus que já estão descansando no Senhor.    
Governo do Maranhão faz divulgação contra turismo sexual após declaração de Bolsonaro 


Congresso em Foco – O governo do Maranhão alfinetou indiretamente o presidente Jair Bolsonaro em uma peça publicitária contra o turismo sexual, divulgada na última sexta-feira (26).
“O Maranhão está à disposição dos turistas. A mulher maranhense, não”, diz o texto, que é um convite à festa de São João, festa junina tradicional da região. O anúncio foi reproduzido inclusive no Twitter oficial do governador do estado, Flávio Dino (PCdoB).
A propaganda (veja íntegra ao final da matéria) foi veiculada um dia após uma declaração que Bolsonaro teria feito em um café da manhã com jornalistas na última quinta-feira (25). Segundo a revista Crusoé, o presidente disse que “o Brasil não pode ser um país do mundo gay, de turismo gay. Temos famílias”, e completou em seguida: “quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade”.
São João chegando e o Maranhão já está de portas abertas a todos os turistas, sem distinção. Mas as portas estão fechadas para a exploração da mulher, que merece respeito sempre, nos 4 cantos do país”, complementa o material turístico do governo maranhense.
Bolsonaro, segundo a revista, fez o comentário ao ser questionado sobre a decisão do Museu Americano de História Natural de Nova Iorque de não sediar um evento em homenagem a ele. O presidente avaliou que a recusa foi motivada pela fama de homofóbico à qual estaria associado no exterior.
O Planalto foi procurado pelo Congresso em Foco para esclarecer a declaração de Bolsonaro, mas informou que não irá se manifestar.


Nenhum zelo pela educação...

Por: Cesar Sabá (Coluna Opinião & Politica) 


Escola municipal da Vila Paraíso que será inaugurada dia 1º de maio ( foto
internet) 
Na próxima quarta-feira (1º de maio), a Vila Paraíso ganha uma escola novinha, com salas climatizadas, biblioteca, laboratórios de informática e ciências, enfim, um colégio dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Educação. Será a primeira, e ao que parece, a única construída pelo governo gentilista.

O que tem chamado à atenção de muita gente, até mais do que a obra que vai ser inaugurada, é o estardalhaço e a euforia do prefeito Cabeludo com relação a ela, pois segundo os moradores da Vila Paraíso, Fábio Gentil não arreda o pé de lá há dias. Pela manhã, tarde e noite o gestor é visto gravando vídeos e mais videos para as redes sociais. Em suas postagens, tem se a impressão de que no dia 1° de maio, Dia do Trabalhador, não será inaugurada apenas uma obra da prefeitura mas sim, a primeira escola municipal de Caxias.

Em um dos inúmeros vídeos produzidos, Gentil fala que a escola contará com 12 salas com condicionadores de ar, o que mostra que ele tem compromisso com a educação. “Uma escola que terá todas as salas climatizadas. Isso é demonstração de compromisso e responsabilidade com a educação caxiense. Eu tenho certeza que oferecendo uma grande infraestrutura e oferecendo excelentes professores estaremos trabalhando a educação que a gente que...”, afirma Gentil em um de seus vídeos. Já para os professores a história é totalmente diferente, o governante caxiense é um hipócrita de marca maior, pois na prática, não faz nada do que fala, já que escola igual e até maior que a da Vila Paraíso tem, tanto na cidade como na zona rural. Porém totalmente abandonadas pela atual administração, pois desde o início da mesma, até a manutenção dos ar condicionados foi paralisada. A escola Débora Pereira é apenas um entre vários casos. A comunidade próxima da mesma tem denunciado o estado de falta de manutenção nos climatizadores da escola, além de outros problemas, sem ter qualquer resposta do poder público municipal. Assim, fica patente que o atual prefeito, se tem zelo, é pela sua obra, pela educação não.
Vereador Genival Moto Peças promove grande festa para correligionários e amigos da zona rural de Caxias 


No ultimo fim de semana o vereador Genival Moto Peças realizou uma grande festa de confraternização para lideranças, correligionários e amigos da zona rural de Caxias. O evento foi em comemoração ao apoio recebido na eleição de 2016 que deixou o vereador na condição de 1º suplente e consequentemente possibilitou no inicio do mês de março, após a vereadora Aureamélia Soares se licenciar do cargo para assumir a Secretaria da Mulher, ele assumir uma vaga na Câmara Municipal. A comunidade do povoado Baú e adjacências se divertiu a valer com a apresentação da dupla de cantores Ivan & Mariano.  

Durante a festa, realizada no povoado Baú, que contou com a presença do prefeito Fábio Gentil, o vereador recebeu o carinho das pessoas que estavam presentes. Além de moradores do Baú, participaram da festa moradores das comunidades Lavra, São Miguel, Centro do Mário, Barriguda, Cocal do Antonio Bruno, São Bartolomeu e Piaçaba. 

Genival Moto Peças agradeceu a presença de todas as famílias e às pessoas que colaboraram com o evento. “Essa festa que estamos realizando hoje aqui, é uma forma de agradecer a todos vocês pelo voto de confiança e o apoio que sempre recebo dessas comunidades, que vem nos dando votações expressivas no decorrer dos anos que entrei na vida publica. Agradecer também ao prefeito Fábio Gentil pelo apoio e ao mesmo tempo parabeniza-lo pela ótima administração que está fazendo no comando da prefeitura de Caxias”, declarou o vereador.






PRF corrige para 7 o numero de mortos no grave acidente na BR-226, em Caxias

O acidente aconteceu na tarde de domingo (28) em um retorno da rodovia federal no povoado Baú 


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) corrigiu para 7 o número de vítimas fatais no grave acidente ocorrido no km 75 da BR-226, em um retorno no povoado Baú, município de Caxias, na tarde desse domingo (28). A informação inicial da PRF dava conta de 8 o numero de mortos.
A van se deslocava do município de Mirador para a cidade de Timon. De acordo com a PRF, a manobra errada foi do condutor do veículo, que cruzou a pista sem respeitar a preferencial do motorista da carreta, que acionou o freio, mas não evitou a colisão. A força do impacto provocou a morte de 7 pessoas no local e deixou mais 4 feridos em estado grave. 
Além da PRF, SAMU e Corpo de Bombeiros estiveram no local fazendo o atendimento das vítimas. O condutor da van não teve ferimentos graves e fugiu do local.

Portal Noca 

PSL se movimenta em Timon e Caxias 


Edu (secretário geral do PSL) Tânia Cantalice (pres. do PSL Mulher), Evilasio
de Souza (delegado regional PSL), Clara (empresária) e Raimundo da Ração
(vereador de Timon) 
O presidente do PSL no Maranhão, vereador Chico Carvalho, deu sinais evidentes, de que a sigla estará presente nas disputas majoritárias e proporcionais, em quantos municípios maranhenses assim desejarem.

Nesse fim de semana, determinou a vinda do senhor Edu (secretário geral do partido) aos municípios de Timon e Caxias.


Na sexta-feira (26) em Timon o PSL realizou um grande evento na Câmara Municipal pra receber a adesão ao partido da empresária Clara e de todo seu grupo politico. No encontro que contou com a presença do vereador Raimundo da Ração, a empresária reafirmou sua pré-candidatura a prefeitura de Timon.

Uma caravana composta por integrantes da sigla de São Luis e Caxias, estiveram presentes. O jornalista Evilásio de Sousa (delegado regional do PSL), advogado Luís Carlos Moura (presidente do PSL/Caxias), a ex-vereadora Tânia Porto Cantalice e o provável pré candidato a prefeito de Caxias pelo PSL, empresário Pedro Barros.  

A reunião na Câmara Municipal de Timon teve a presença de um bom público e de autoridades locais como: a vereadora e ex-prefeita Socorro Waquim, do ex-deputado federal Sétimo Waquim e de cinco Vereadores da cidade.

A reunião foi coroada de sucesso e atingiu os objetivos esperados.


Já em Caxias, no dia seguinte, sábado (27), houve um encontro de confraternização no Excelsior Hotel, que foi um sucesso! Estiveram presentes uma comissão  do PSL de Timon e integrantes do Diretório Municipal de Caxias, ocasião em que todos participaram de um almoço servido à base do famoso prato da culinária caxiense, o pirão de parida. Foram marcantes as presenças dos timonenses, bem como dos filiados de Caxias. Destaque para o vereador Gentil Cantanhede, advogado Luís Carlos Moura, ex-vereadora Tânia Cantalice, Maurício D'antes, André Monteiro, Marcos, líder do movimento Riacho do Ponte, o suplente de vereador Tonis Veloso e demais convidados.



Registro aqui, o sucesso de que foram coroadas as agendas. parabéns ao presidente Chico Carvalho, ao secretário geral do PSL e à comissão organizadora, liderada pelo jornalista Evilásio de Sousa.

domingo, 28 de abril de 2019

Dra. Cleide Coutinho emite nota de pesar pelo falecimento da empresária Ivete Brasil       
   
     NOTA DE PESAR

A deputada estadual Dra. Cleide Coutinho (PDT), vem a pública para emitir seu profundo pesar pelo falecimento da Sra. Ivete Brasil, empresária da área de alimentos que sofreu uma embolia pulmonar neste sábado, 27/04, na UPA de Caxias.
O casal Ivete e Edmar Brasil eram amigos de décadas do Casal Cleide e Humberto Coutinho.
Ela deixa 2 filhos e 4 netos e o enterro será na cidade de Fortaleza, para onde o corpo está a caminho.
Dra. Cleide manifesta aos familiares de Ivete Brasil, especialmente ao seu marido Edmar Brasil, seus filhos Edmarzinho e Ivelise, as mais sinceras condolências e registra que sempre terá de Ivete a mais bela lembrança de mulher de coragem, batalhadora, incansável e de verdadeira amiga, inclusive sua vizinha de muitos anos.
CLEIDE BARROSO COUTINHO
Morre Ivete Brasil, esposa do empresário Edmar Brasil 

Ivete Canito Brasil (in memoriam,) ao lado do esposo Edmar Brasil (foto Facebook) 
Faleceu na noite de sábado (27) a empresária Ivete Canito Brasil, esposa do empresário Edmar Brasil. 

Natural de Fortaleza (CE), o casal de empresários chegou em Caxias na década de 70 onde fundaram o extinto supermercado Luso Brasileiro. A empresária tinha 70 anos de idade, completados no mês passado, dia 29. Ela deixa esposo, filhos e netos. 

O Blog do Irmão Inaldo se solidariza com a família enlutada neste momento dor pela morte da matriarca da família Brasil. 
Mourão diz que pode renunciar se Bolsonaro pedir 


As divergências entre Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão vieram à tona pelas mãos de Carlos Bolsonaro, que postou um vídeo na conta do pai no YouTube no qual o guru Olavo de Carvalho desfia críticas impiedosas aos militares. Seu alvo era claro: o general Mourão. O vice-presidente já foi acusado de se opor às propostas do presidente, de se aliar a adversários, de se aproximar de empresários importantes, de bajular a mídia, de se apresentar como sensato e transigente — tudo isso, segundo Carlos, planejado para que Mourão se viabilize como alternativa de poder.
No domingo (21), o general estava calado, triste e até teve picos de pressão. Cercado por familiares, mostrou-se contrariado e disse que, se aquilo continuasse, não descartava a saída extrema de renunciar. “Se ele (Bolsonaro) não me quer, é só me dizer. Pego as coisas e vou embora”.

sábado, 27 de abril de 2019

Moradores de rua e usuários de drogas aterrorizam o centro de Caxias, sem qualquer ação do poder publica 

A vitima estendida no solo recebendo atendimento médico do SAMU
A população de Caxias (MA) vive com medo de ir ao Centro à noite por causa dos muitos moradores de rua – a maioria usuária de drogas – que infestam ruas e praças naquele perímetro, sobretudo a partir das 19h. Nem sempre eles são agressivos. Suas aparências maltrapilhas é que assustam. Eles fedem. Suas roupas estão sempre sujas e rasgadas; os olhos vidrados. Pedem um “troco” a qualquer um que por lá passar.  
Essas pessoas formam uma legião invisível para a sociedade, que só se dá conta da existência deles quando necessita ir a uma farmácia no meio da noite. As autoridades fingem não enxergá-los. São zumbis excluídos do convívio social saudável, entregues à própria sorte. Também não são assunto de reportagens, salvo quando ocorre um incidente como o registrado nesta noite de quinta-feira (25), quando dois deles brigaram feio e um acabou esfaqueado em plena área de autoatendimento da agência local da Caixa Econômica Federal.
A vítima foi socorrida pelo Samu e levada para o hospital em estado grave. O autor foi preso em flagrante e identificado na delegacia. Sim, esses zumbis socialmente excluídos também são pessoas; têm identidade, como qualquer cidadão comum.
O fato é que aqueles moradores de rua também são gente. Eles precisam de atenção social. Temos mês de toda as cores, durante o ano todo. Todo mês tem uma cor para isso; uma cor para aquilo... Enquanto esse problema social, que também é um problema de saúde e de segurança pública, continua invisível, sem receber a mínima atenção do poder público nas suas mais diferentes esferas de atuação.
Devido ao fato da noite passada, os moradores de rua e usuários de drogas que infestam o Centro de Caxias e aterrorizam as pessoas amanheceram como a principal pauta desta sexta-feira (26).
Se alguma medida realmente efetiva para enfrentar o problema será tomada, no sentido de acolher aquelas pessoas e proteger a sociedade? Este redator acredita que não. Vale aguardar!
As informações são do Blog do Ricardo Marques 
Justiça Federal condena faculdades pela oferta irregular de cursos superiores no MA 


A Justiça Federal condenou o Instituto de Educação Superior do Brasil (Iesb) e a Faculdade Latina Americana de Educação (Flated) por conta do oferecimento irregular de cursos de graduação mediante convênio, descumprindo as normas regulatórias do Ensino Superior.
A decisão foi com base em uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF).
De acordo o MPF/MA, o Iesb não possui credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC) e, por isso, não pode ofertar cursos de ensino superior e, consequentemente, não pode proceder a emissão de diplomas de graduação. Além disso, a Flated, instituição que firmou convênio com a Iesb, apesar de possuir autorização do MEC para atuar na área de educação, está restrita apenas à modalidade presencial na sede, ou seja, na cidade Fortaleza (CE), não podendo desenvolver suas atividades do Maranhão.
Assim, a Justiça Federal decidiu pela suspensão de todas as atividades de ensino da Iesb que não possuam autorização e credenciamento do MEC, pelo pagamento de danos materiais, referentes aos valores pagos pelos alunos desde a celebração do contrato, bem como pela indenização por danos morais, no valor de R$ 5 mil, para cada aluno prejudicado.
A Flated deve se abster de ofertar cursos de graduação ou extensão no Maranhão, sem autorização do MEC, bem como através de convênios com instituições não credenciadas. Os acordos entre as instituições de ensino tornam-se nulos.
Blog do Neto Ferreira 

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Pai acusado de estuprar filha menor de idade é preso em Caxias 

Um homem identificado como Antonio Ronivaldo da Costa (foto), de 38 anos, foi preso por policiais militares do 2º BPM acusado de estuprar a própria filha, uma menina menor de idade. A vitima relatou aos PMs que estava se escondendo na casa de parentes porquê era molestada com frequência pelo pai. 

O Conselho Tutelar foi acionado e tomará as providencias legais referentes aos menores, vitima e irmãos. O acusado, primeiramente foi detido por populares, não resistiu a prisão. Ele foi apresentado na Delegacia de Policia, interrogado e posteriormente encaminhado a CCPJ, onde ficará a disposição da Justiça.    
Brasil é governado por um bando de maluco, diz Lula em entrevista na prisão 

Ex-presidente diz que a elite brasileira deveria fazer uma autocritica depois da eleição de Bolsonaro 


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em entrevista aos jornais "Folha de S.Paulo" e "El País", concedida nesta sexta-feira, 26, e publicada nesta tarde nos sites das duas publicações, que o Brasil precisa fazer uma autocrítica e tem sido governado "por um banco de maluco". Ele agradeceu ainda a solidariedade do vice-presidente Hamilton Mourão quando da morte do neto dele, Artur.

Esta é a primeira entrevista que o ex-presidente concede depois da prisão, em 7 de abril do ano passado. "Vamos fazer uma autocrítica geral neste País. O que não pode é este País estar governado por esse bando de maluco. O País não merece isso, e sobretudo o povo não merece isso", disse o ex-presidente.

Leia mais na Folha.
Policia Federal desarticula grupos de alunos que planejava ataques no IFMA em São Luis 


A Polícia Federal abortou um ataque que seria feito por alguns alunos do Instutito Federal do Maranhão (IFMA), no Campus Monte Castelo, em São Luís. A informação foi confirmada por meio de nota emitida pela unidade de ensino.
Segundo as informações divulgadas, o grupo de estudantes já estava sendo monitorado pelo Instituto após mensagens publicadas nas redes sociais, nas quais afirmavam que aconteceriam os ataques na quinta-feira (25).
A nota diz ainda que a Polícia Federal foi acionada assim que os primeiros índicios de irregularidades foram constatados.
Desse modo, a PF conseguiu inteceptar os autores das ameaças e os conduziu para que os mesmos prestassem esclarecimentos sobre o ocorrido.
Leia a nota abaixo:


Expectativa...Palpites...Decisões...Luto...


Coluna do Silvio Cunha (Portal Noca) 
O feriadão da Semana Santa de 2019 permitiu que tivéssemos acesso a mais informações sobre os bastidores políticos de Caxias. Se na coluna anterior aventou-se a resistência de parte dos componentes do Grupo Coutinho a uma eventual aliança que estaria em curso com o prefeito Fábio Gentil (PRB), ainda que lideranças de proa a vejam como uma grande vantagem para voltar a participar do poder, em contrapartida, o mesmo acontece no seio do núcleo duro encastelado no poder. A turma simplesmente não aceita dividir nada com os vencidos da última eleição municipal, muito menos admitir que as negociações possam envolver cargos na administração municipal, como, por exemplo, entregar as pastas da Saúde, Educação e, segundo foi cogitado, até o SAAE, aos novos adesistas.
O problema é analisar a coisa toda sem conhecer, de fato, qual ou quais as pretensões do prefeito em continuar dando corda a todo tipo de especulação quando o assunto versa sobre o seu direito legítimo de disputar a reeleição do cargo que ora ocupa no Paço Municipal. Vai manter a chapa vencedora ao lado de Paulo Marinho Júnior? Ou, tenta atrair os Coutinho, evitando com isso que o grupo possa vir a se aliar exatamente à família Marinho, caso esta seja deixada de lado na composição da futura chapa a ser registrada, ano que vem, na Justiça Eleitoral? Viria com o secretário de Trabalho Fause Simão, de vice, que tem demonstrado muito interesse e arregimenta forças para ganhar a vaga? E o que dizer da ideia de ir à luta ao lado da vereadora licenciada Aureamélia Soares (PCdoB)? O apoio do marido da vereadora, deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB), seria suficiente para assegurar a vitória? São considerações como essas que o povo faz, sendo cabíveis, portanto, o extenso rol de ilações desse jaez que vicejam e pululam em Caxias todos os dias.
A lógica aponta facilmente que seguir com o apoio dos Coutinhos só teria sentido depois de avaliado o peso das divisões que fatalmente adviriam nesse grupo e na base do governo. Mas há um fator na equação que não pode ser ignorado de nenhuma maneira. Fechado o acordo, os Marinhos concordariam com a manobra, ou seriam jogados fora. À essa altura, impossível desprezar mais uma reflexão: de aliados de primeira hora, os Marinhos seriam lançados à própria sorte e se tornariam vítimas, aqueles que foram atraiçoados, a despeito de terem sido a garantia da vitória de Cabeludo no último pleito. O resultado da eleição de deputado federal deixou o grupo cabreiro com tal possibilidade, mas, mesmo resmungando contra a sorte, segue mantendo posição firme na aliança.
Vestir os Marinhos com tal indumentária será um risco, pois passariam de desprezados, agora, para adversários de respeito, no futuro, uma vez que sabem muito bem trabalhar o sentimento que permeia a imaginação do eleitorado caxiense, onde a palavra traição é motivo de repulsa às pretensões de quem a pratica. Normalmente a população fica mais sensibilizada e tende a se posicionar ao lado de quem a muitos anos vive debaixo de taca. Se, no passado, o povo os retirou do poder, por entender que havia chegado a hora da família Coutinho. Agora, o mesmo eleitorado pode decidir que é hora de novamente fazê-los voltar. Afinal de contas, foi algo parecido que alçou Fábio Gentil ao cargo, num momento em que todos os prognósticos ainda favoreciam à permanência dos Coutinhos no poder. Noutro cenário, imagine os Marinhos aliados ao juiz Manoel Velozo, que é uma novidade na área e, segundo amigos próximos, demonstra muito interesse em participar da política ao deixar a magistratura. Velozo, óbvio, não tem ainda musculatura nem densidade eleitoral para lançar-se em carreira solo. Entretanto, de repente, o povo pode muito bem se atirar para novidades. Não foi assim na última eleição presidencial?!!
Preocupações
Com tantos problemas para administrar, e talvez não muito satisfeito com os resultados obtidos na última grande romaria de prefeitos a Brasília, no sentido de sensibilizar o Congresso Nacional a se mostrar mais receptivo aos municípios, o prefeito Fábio Gentil (PRB) desembarcou na cidade muito preocupado com o futuro da sua gestão. Mesmo assim, ao contrário de um colega seu do interior do Paraná, que reuniu seus assessores para defenestra-los com impropérios da pior natureza, foi até maneiro o pito que o prefeito passou em toda sua assessoria na última reunião com o secretariado, cobrando-lhes comprometimento total. Uma coisa é governar em tempos de vacas gordas. Outra bem diferente, é ter que administrar sem grandes perspectivas de realizações, principalmente quando as coisas não dependem somente de vontade política e tendem a seguir curso imponderável, onde tudo pode acontecer, inclusive inviabilizar planos engendrados com o maior esmero.

Portanto, para o prefeito, a hora é decisiva à preservação de um sentimento único a ser comungado por toda sua assessoria, sendo inadimissível aceitar que alguns façam corpo mole ou se mostrem indecisos ao andamento da gestão, mas estejam prontos para superar as adversidades, que são muitas, até mesmo improvisando, principalmente porque o Governo do Estado dá mostras de que não está no momento em condições de investir nos municípios, e contar com projetos, frutos de convênios com o Governo Federal, resume-se apenas a incerto quadro de prognósticos nesses dias iniciais da presidência de Jair Bolsonaro, marcados até agora por inércia e a adoção de uma política econômica restritiva a investimentos de qualquer natureza às gestões dos estados e municípios. Daí porque é inaceitável, como bom engenheiro que é, que Fábio Gentil aprove uma atitude de inércia ou pouco imaginativa de seus liderados, como é o caso, por exemplo, do tipo de revestimento asfáltico que está sendo utilizado para tapar buracos nas ruas e avenidas da Princesa do Sertão, taxado pela população de “asfalto sonrisal”. Realmente, trabalhos dessa natureza prejudicam a gestão e arrebentam os nervos de qualquer um, inclusive dos contribuintes que assistem ir para o ralo o dinheiro gasto com a arrecadação.
Ademais, pesquisas para consumo interno revelam um certo clima de insatisfação com a prefeitura, sobretudo no que se refere à área de saúde pública, onde o atendimento está sendo considerado muito precário na cidade, e, mais ainda, na zona rural, devido a gargalos que dificultam e retardam de forma absurda a demanda da população por exames, consultas e falta de medicamentos básicos. É de amplo conhecimento do povo a situação da saúde pública no país. Nenhum estado, município, mesmo o Distrito Federal, pode ostentar índices aceitáveis no atendimento. Mas, aqui, para piorar a situação, em razão dos temporais quem vem banhando e açoitando Caxias nos últimos meses, a Unidade Médica de Pronto Atendimento do bairro Pirajá, onde são atendidos os casos de urgência, foi alcançada pela ausência de eletricidade no início da semana, e ficou sem poder funcionar por várias horas, em razão de avaria ou ausência de gerador de eletricidade de emergência na unidade. Inaceitável.
‘Disque Sujão’
Contudo, a despeito das dificuldades, o prefeito, que já realizou duas de suas promessas de campanha (nova Praça da Chapada e Mirante da Balaiada), segue tocando outras duas obras do mesmo lote, como é o caso do shopping dos camelôs, na avenida Otávio Passos, no centro, e a ampliação do Hospital Geral do Município, no bairro Seriema. Os investimentos já entregues receberam excelente aprovação da comunidade. Os outros dois, em andamento, certamente alcançariam a mesma receptividade popular. Não obstante, os dois estão em um compasso de trabalho que dificilmente refletirá um cronograma a ser cumprido no decorrer do ano, em face da crise financeira que deixa as receitas da prefeitura muito flutuantes e ao sabor dos humores de quem abre e fecha o cofre do tesouro nacional, em Brasília.

Louvável também a iniciativa em estabelecer uma campanha em prol da limpeza pública da cidade (Uma Cidade Limpa é mais Feliz!). Espera-se que a ação da Secretaria Municipal de Limpeza ponha nos eixos a problemática do manejo do lixo pela população, onde os ‘sujões’, pessoas sem o menor escrúpulo de lançar detritos nas ruas, passaram a ser encarados de frente pelo órgão, dentre outras ações, através do aplicativo “Disque Sujão” (9 8148-3860), sugestão oferecida à comunidade para acolhimento de denúncia e identificação daqueles que insistem em burlar a legislação ambiental e que podem ser processados por isso. É descabido atirar lixo nas ruas, como se vê atualmente em quase todos os lugares de Caxias. Ainda mais porque o serviço de coleta está programado e acontece três vezes por semana em todos os lugares, regularmente. Por causa dos sujões, não é de admirar que a cidade esteja hoje tomada por urubus. Sim, são os urubus que estão causando mais trabalho para os garis, chamados a uma rotina de limpeza estressante. Parece que Timon desativou o seu lixão à margem da Br-316, e de lá vieram todos os urubus para limpar o lixo de Caxias, tantas são as aves do gênero espalhadas pelos bairros caxienses. Vamos torcer para o secretário Zé Cláudio Castro e o prefeito Cabeludo alcançarem êxito nessa missão de sensibilizar os caxienses a abraçar a limpeza de Caxias.

Luto
Na Câmara de Vereadores, o trabalho se resumiu a consumo interno, nos últimos dias, com os vereadores envolvidos em viagens ou trabalhando em seus gabinetes. Não houve sessão ordinária na semana. Também não havia clima para alimentar os debates dos parlamentares. O parlamento respirava luto. Na última segunda-feira, 22, em pleno horário de sessão, vereadores, funcionários da casa e grande número de amigos foram hipotecar solidariedade ao presidente Catulé (PRB), participando de missa de sétimo dia na Igreja de São Benedito, em homenagem à sua esposa, D. Maria do Rosário de Fátima Bezerra de Albuquerque, que falecera aos 65 anos, no último dia 15. Na quinta-feira, 25, nova missa de sétimo dia, no mesmo local, homenageou D. Teresinha de Jesus Bittencourt de Albuquerque, que falecera aos 90 anos de idade, na tarde de sexta-feira da Paixão. No espaço de uma semana, dois golpes duros atingiram a vida pessoal do presidente da CMC, através da perda de sua esposa, e, por último, de sua própria mãe. Portanto, só na segunda que vem, dia 29, quando reabrirem os trabalhos legislativos na casa, os caxienses poderão ter uma ideia do que está em curso na vida política e administrativa do município.