Da coluna do Mario Assunção (Portal Noca)
Todo período de pré-campanha a história se repete em Caxias. Existe uma enxurrada de pessoas querendo se lançar candidatos a prefeito ou a vereador.
Reuniões e mais reuniões acontecem para formação de grupos. Pesquisas qualitativas e quantitativas são realizadas para sentir a vontade do povo, que será o fiel depositário dos próximos governantes do Executivo e Legislativo.
Os cientistas políticos veem esse momento como o mais emocionante e decisivo que a própria campanha eleitoral.
Existem as coligações majoritárias que determinam, principalmente, os tempos de televisão e rádio. Para a eleição legislativa, com o fim das coligações, agora terá que se montar partidos que consigam alcançar o coeficiente eleitoral para poder eleger os mais votados.
Para tanto, aparece toda espécie de candidato e com vasta gama de propostas e plataformas de governo. Porém, temos pretensos candidatos que veem no ataque a honra e ao trabalho executado pelo atual prefeito e vereadores a arma para poder alcançar o seu objetivo.
As últimas pesquisas qualitativas demonstram que o eleitor busca políticos que têm conteúdo e propostas para melhorar o seu município. 55% dos eleitores não votam em quem utiliza a baixaria e o ataque pessoal como plataforma de campanha. 60% dos eleitores não votam em políticos que não possuem propostas ou ideais. A partir do conhecimento do eleitor que se define uma estratégia de campanha.
A pessoa que sonha em ser eleito para algum cargo precisa estar de ouvidos abertos aos anseios da sociedade e construir elos entre a população e a sua plataforma de governo.
Para lograr êxito na eleição é preciso ficar antenado no que deseja a população.
Que comecem os jogos!!!!!!!!!