Hospital Geral de Timbiras realiza cirurgia para tratamento de doença arterial periférica
Na semana passada aconteceu no Hospital Geral de Timbiras uma cirurgia para tratamento de doença arterial periférica (DAP). A doença arterial periférica (DAP) prejudica a circulação do sangue nas pernas e
provoca, entre outras coisas, dor na hora de caminhar. Na maioria das vezes, a
obstrução ocorre quando há acúmulo de placas de colesterol nas paredes dos
vasos sanguíneos, além de excesso de inflamação no local. Com isso, a passagem
do sangue se estreita até chegar em estágios mais graves com obstrução total. Em
última instância, o bloqueio pode levar até a amputação do membro.
“Essa paciente precisou fazer o procedimento por apresentar lesão crônica no pé esquerdo e dor intensa que já não melhorava nem com uso de morfina", explica o diretor do Hospital Geral de Timbiras, enfermeiro Sansão Pinheiro.
A paciente M.R.E.S (foto acima), tabagista e hipertensa, de 70 anos, moradora da zona rural de Caxias, passou pelo procedimento no serviço de cirurgia especializada do Hospital Geral de Timbiras.
“Por ser uma cirurgia de grande porte e exigir equipe treinada para tal procedimento, a paciente normalmente seria transferida para São Luis, iria enfrentar um longo tempo de espera e caso a cirurgia não fosse realizada restaria apenas a opção de amputação do membro", pontuou Sansão.
Com a realização do procedimento cirúrgico o sofrimento da paciente M.R.E.S foi reduzido. Ela já se encontra em casa, recuperando-se muito bem. "Foi apenas mais um caso dos muitos em que a população da região teve
acesso a saúde digna e de qualidade. A cirurgia que foi realizada é motivo de muito orgulho para nós do Hospital Geral de Timbiras. Só temos agradecer a Deus, ao governador Flávio Dino e ao secretário Carlos Lula pelo que está sendo feito em prol da população da região Leste-cocais", finalizou o diretor da unidade hospitalar, Sansão Pinheiro.