segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Drª Cleide Coutinho destaca novas indicações feitas pelo governador Flávio Dino para o secretariado


A deputada Dr.ª Cleide Coutinho (PDT) destacou, na sessão desta segunda-feira (18), as primeiras indicações feitas pelo governador Flávio Dino (PCdoB) para o secretariado, em especial a recondução do deputado estadual licenciado Marcelo Tavares (PSB), que voltou a comandar a Casa Civil, e a do deputado federal Rubens Júnior (PCdoB) como novo secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). 

“Eu venho aqui trazer um abraço ao meu amigo e governador Flávio Dino, que fez uma ampla reforma do seu secretariado com muita inteligência, coragem, competência, visando dar ao seu segundo mandato mais efetividade, para colher maiores resultados para o povo que o reelegeu, reconhecendo um grande trabalho que realizou no seu primeiro mandato”, disse.
Amiga de todos os indicados, a deputada garantiu que o cargo de secretária das Cidades “foi exercido, nos últimos quatro anos, com muita competência pela secretária Flavia Alexandrina, trabalhadora, competente e, o que é melhor, minha amiga”.
De acordo com a deputada, Rubens Júnior “é um jovem talentoso, estudioso, que começou a fazer política logo cedo, orientado por seu pai, igualmente vitorioso, ex-deputado Rubens Pereira, o Rubão”; e revelou que viu o hoje deputado federal ainda pequeno, quando ela se candidatou pela primeira a deputada estadual.  “Em Matões, eu vi o Rubinho, porque era um menino, preparando os seus eleitores para o comício que ia acontecer logo depois. E olhei para ele e disse: ‘Meu Deus, essa criança vai concorrer comigo aqui em Matões", brincou.
A parlamentar lembrou também que aos 22 anos Rubens Júnior foi eleito deputado estadual. “Ele chegou nesta Casa Legislativa e brilhou com mais seis deputados, entre os quais me incluo, que construíram à época um coeso grupo de oposição e do qual também fazia parte a minha amiga, hoje senadora Eliziane Gama”, recordou.
“No meu segundo mandato, tem uma passagem que eu sempre conto, que o nosso ex-deputado Alexandre Almeida não me perdoava, porque quando eu o conheci, e conheci Fufuquinha e Eduardo Braide. Naquele mandato, eu disse: ‘Meu Deus, esse Plenário não vai ser muito bom, não, porque só tem menino’. E o Alexandre demorou a me perdoar. ‘Deputada, eu passei uma semana com raiva da senhora’. Mas eles me provaram que os jovens são tão competentes quanto nós, os que têm mais idade”.
A deputada contou ainda que Rubens Júnior foi eleito, pela primeira vez, deputado federal, ao lado do marido dela, o saudoso Humberto Coutinho, fazendo dobradinha vitoriosa em diversos municípios. “Nos quatro anos de mandato federal, ele repetiu com brilho o extraordinário trabalho que realizou nesta Casa. Tive a honra de, nessa eleição agora, ao seu lado e em dobradinha, receber votações expressivas e consagradoras em Caxias, Matões, Peritoró, São Mateus, Coroatá, São Francisco, São João do Sóter e Aldeias Altas, ele sendo reeleito com 111.584 votos, o terceiro mais votado do Maranhão, para a Câmara Federal, o que cobriu de orgulho a mim, a sua companheira, na campanha, e a sua mãe, a nossa suplente de senadora Suely Pereira, sua esposa Teresa, a quem abraço aqui, que o acompanhava com muita cortesia, com muita paciência, seus filhos e demais familiares. Sem falar no Rubão, o senhor seu pai”.
Segundo a deputada, o governador Flávio Dino, considerado um dos melhores do Brasil, vai ganhar um auxiliar de primeira linha para engrandecer ainda mais o seu. “Rubens Júnior, será sem dúvida, um dos melhores secretários de Estado do nosso governador. Creio nele, além de gostar dele, conheço sua extraordinária capacidade de realizações. Com mestrado em Direito Constitucional, o advogado Rubens Júnior tem capacidade intelectual à altura da nossa liderança maior, que é o governador Flávio Dino. Parabenizo seu pai, que eu chamo de Rubem pai, o Rubão, Sueli, Teresa, sua esposa, e também o prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho, meu cunhado, aliado de todas as horas do nosso novo secretário”, finalizou.

Agencia Assembleia 
Governo oficializa exoneração do ministro Gustavo Bebianno 


Da Agência Estado
O porta-voz do governo de Jair Bolsonaro, Otávio Rêgo Barros, confirmou nesta segunda, 18, que o ministro Gustavo Bebianno, da Secretaria-Geral da Presidência, sairá do cargo. Ele é o protagonista da maior crise nos primeiros meses do novo governo, suspeito de irregularidades em campanhas do PSL e envolvido em rusgas com um dos filhos do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ).
Em nota lida pelo porta-voz, Bolsonaro deseja “sucesso na nova caminhada” e agradece Bebianno por sua “dedicação”. 
Conforme o jornal O Estado de S. Paulo antecipou no sábado, o presidente Jair Bolsonaro já estava com o ato de demissão do ministro assinado. O próprio ministro também já havia dito que tinha recebido sinalizações de que sua dispensa sairia no Diário Oficial desta segunda, mas isso não aconteceu. Nesta segunda, o vice-presidente Hamilton Mourão disse que a situação seria resolvida ainda nesta segunda.
Bebianno vem sendo acusado de supostas irregularidades nas campanhas eleitorais do PSL ocorridas na época em que ele presidia o partido, que também tem o presidente Bolsonaro como filiado. A crise cresceu quando o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, chamou Bebianno de mentiroso, declaração que foi reforçada pelo próprio presidente.
Nova sede da Policia Militar do MA no povoado Brejinho é inaugurada 

                                                                                          (foto Ascom/Caxias0 
Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (18) a nova sede do posto policial da Policia Militar no povoado Brejinho (1º Distrito de Caxias). O prédio foi totalmente reformado pela Prefeitura de Caxias e servirá para reforçar a segurança no povoado e comunidades adjacentes, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos policiais. 

                                                                                       (foto Ascom/Caxias) 
Os policiais militares do posto policial irão atuar em regime de escala e contarão com uma viatura. 

                                                                                 (foto Ascom/Caxias) 
A reforma da sede foi custeada pela Prefeitura Municipal de Caxias que também arcará com as despesas de alimentação dos policiais e manutenção da viatura. "O Brejinho e a comunidade local estão ganhando, pois vai ter uma adequação melhor com policiais qualificados a atuarem dentro das diversas complexidades. Agradecemos ao prefeito Fábio Gentil e que essa parceria continue com a PM", destacou o comandante do 2º BPM, Marcio Silva. 


Diversas autoridades participaram da solenidade de inauguração, entre elas o prefeito Fábio Gentil (PRB), o ex-vice-prefeito Junior Martins, o comandante do 2º BPM, major Marcio Silva, o vereador Genival Moto Peças e outros representantes do legislativo municipal. 
MP/MA garante condenação da ex-prefeita Lidiane Leite por ato de improbidade


A pedido do Ministério Público do Maranhão, a ex-prefeita do municipio de Bom Jardim Lidiane Leite da Silva (foto), Humberto Dantas dos Santos, Raimundo Antonio Carlos Mendes e a empresa Petlas Construções e Serviços LTDA foram condenados, em 11 de fevereiro, por ato de improbidade administrativa.

Todos foram acusados de fraudar a licitação nº 01/2013, na qual foram verificadas várias irregularidades.

O procedimento licitatório, na modalidade concorrência, era destinado à execução dos serviços de asfaltamento, colocação de sarjetas, meios-fios e sinalização horizontal e vertical.

Assinada em 22 de fevereiro de 2018, a Ação Civil Pública, que resultou na sentença, foi proposta pelo promotor de justiça Fábio Santos de Oliveira.

Os envolvidos foram condenados ao ressarcimento ao erário da quantia de R$ 915.074,57, devidamente corrigida, correspondente ao valor do contrato.

Também constam como penalidades a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos; proibição de contratar com o Poder Público, assim como de receber incentivos fiscais ou de crédito pelo prazo de cinco anos; além do pagamento de multa civil equivalente a duas vezes o valor do dano.

IRREGULARIDADES

De acordo com o promotor de justiça Fábio Santos de Oliveira, os envolvidos forjaram um procedimento licitatório, simulando uma competição. O certame foi marcado por diversas irregularidades, incluindo ausência de publicidade e inexistência de comprovante de empenho para atender as despesas do contrato.

Além disso, o objeto do contrato nunca foi executado, sendo fato público e notório na cidade que não foram realizados os serviços de asfaltamento e colocação de sarjetas, meios-fios e sinalização horizontal e vertical.

Outra irregularidade se refere à transferência pelo Município de Bom Jardim do valor de R$ 915.074,57 à empresa A.O. da Silva e Cia LTDA, que está sendo processada na Comarca, por supostamente ter feito desvios de recursos públicos na gestão de Lidiane Leite da Silva.

ENVOLVIDOS

Segundo a ACP, Humberto Dantas era quem indicava os participantes da Comissão de Licitação do Município, determinando as medidas a serem tomadas. Na época, ele era companheiro da então prefeita Lidiane Leite.

Já Lidiane Leite tinha conhecimento de todas as irregularidades cometidas no certame, assinando os documentos necessários para transparecer a legalidade do pregão.

Raimundo Antonio Carlos Mendes era proprietário da empresa vencedora da licitação e tinha conhecimento das ilegalidades, que desrespeitaram as regras da Lei de Licitações.

Ponto de desmanche de motos é desarticulado pela PM na zona rural de Caxias 


Um desmanche de motos (foto) roubadas foi desarticulado pela Policia Militar no ultimo sábado (16) no povoado Cajazeiras (1º Distrito) na zona rural de Caxias. 

Agentes do Serviço de Inteligência do 2° Batalhão de Polícia Militar identificou a residência onde funcionava como ponto de desmanche. Na ação, os policiais apreenderam duas motos roubadas já sendo desmontadas. Os veículos estavam sem placas e com várias peças espalhadas. 

Segundo o comando do 2º BPM, o principal suspeito de chefiar o ponto de desmanche, Wanderson da Silva Oliveira, de 26 anos, foi localizado no bairro Vila São José.

Wanderson e as duas motos apreendidas foram entregues na Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

Noca 
É preciso explicar melhor 


O deputado federal Cléber Verde (PRB) teve as atenções nacionais voltadas para a campanha de seu partido no Maranhão.
No meio de denúncias de candidaturas “laranjas”, um levantamento do Jornal Nacional mostra que uma candidata à Assembleia Legislativa do Maranhão mandou confeccionar mais santinhos do que a quantidade da população do estado inteiro.
Maria Rosas pagou a uma só gráfica – que fica em Tuntum e pertence a um filiado do PRB – quase R$ 550 mil. Apesar da verba alta, Rosas teve poucos mais de 160 votos.
As explicações dadas pelo deputado maranhense – que preside o PRB no Maranhão – parece que precisam ser mais detalhadas.
Segundo informou o parlamentar ao Jornal Nacional, a gráfica foi escolhida pelo menor valor do trabalho e pela qualidade. E que a votação inexpressiva de uma candidata faz parte da imprevisibilidade das eleições.
Bem, para uma empresa de um filiado do PRB que recebeu de uma candidata quase R$ 600 mil e do próprio Cléber Verde outros R$ 580 mil, as explicações precisem talvez de mais consistência.
Lembrando que as contas de Verde foram aprovadas com ressalva pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e tiveram parecer do Ministério Público Eleitoral pela sua desaprovação.
Estado Maior
Estafa e desalento: Bombeiros choram em Brumadinho 


Uma postagem no Facebook, corroborada por uma série de reportagens, revelou, que os bombeiros responsáveis pelos resgates em Brumadinho trabalham em condições precárias e extremas, praticamente sem descanso. Essa postagem indica que o uniforme é muito pesado, embora indispensável para essa missão que implica em enfrentar a lama movediça que vazou da barragem.

Ficou registrado que bombeiros chegaram a chorar no exercício da missão, enfrentando o calor de 34 graus, o cheiro forte dos corpos em decomposição, lama fétida, além de moscas e urubus que atrapalham a missão de resgate.

Com lama até o nariz, os heróis de Brumadinho fazem parte de um grupo de funcionários que estão com os salários parcelados e que não receberam o 13 até hoje. Os visíveis sinais de estafa começam a provocar desalento, diante da profundidade da lama que chega até a 20 metros. Os bombeiros, claro, usam remédios e banho desintoxicante, mas assim como a população e funcionários da Vale, podem estar contaminados pelo gigantesco lamaçal.

Enquanto isso, assentados em salários milionários, Executivos da mineradora criam entraves para indenizar as vítimas da maior tragédia socioambiental da história do Brasil.