segunda-feira, 25 de março de 2019

Equipes fazem ações emergenciais em áreas atingidas pelas chuvas na capital 

Na MA-201, os pontos de erosão apresentados após a chuva também já estão
sendo solucionados pelas equipes  
Monitoramento e atenção permanente. Esse tem sido o procedimento para a realização das ações emergenciais e as intervenções feitas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), durante o período chuvoso que atinge todo o Maranhão. Em São Luís, o último final de semana foi marcado por intensas chuvas, atingindo vários pontos da cidade.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, acompanhado de equipe técnica de engenharia da Sinfra, vistoriou e acompanhou, na manhã desta segunda-feira (25), os trabalhos das frentes de serviços nos pontos que foram afetados pelas chuvas. Rodovias que cortam a Grande Ilha como a MA-201, sentido Maiobão, MA-202 e MA-204 no Parque Vitória e Jardim Turu foram alguns dos pontos percorridos pela equipe.
Clayton Noleto informou que as equipes de manutenção da secretaria estão prontas para atuar nas áreas emergenciais, minimizando os transtornos que atingiram a população. “Nós sabemos que o trasbordamento de vários riachos deixou pontos em situação crítica na capital. Participei de reuniões com o governador Flávio Dino e vários outros órgãos, além disso já fizemos contato com a empresa responsável pela manutenção, além de percorrer os locais afetados, avaliando os riscos e acompanhando o que já está sendo feito pelas equipes”, reforçou o secretário.
Mesmo com tempo chuvoso, o planejamento do Governo Estado inclui manter mobilizada as equipes nos pontos estratégicos para garantir a mobilidade da comunidade. Na Avenida Nossa Senhora da Vitória, acesso para MA 202, máquinas estão no local com todo o corpo técnico necessário para realizar os trabalhos de recuperação e para garantir a trafegabilidade na via o mais rápido possível.
Na MA-201, os pontos de erosão apresentados após a chuva também já estão sendo solucionados pelas equipes. A Sinfra reforça que a população obedeça a sinalização e mantenha distância das áreas de risco. Alguns trechos estão isolados para manter a segurança no local.
Empresa mineira procura Blog para esclarecer sobre imbróglio com a Prefeitura de Caxias  

                                                                                                  (arquivo internet) 
Representante da empresa mineira fez contato com o Blog do Irmão Inaldo no intuito de esclarecer um suposto mal-entendido da empresa com a Prefeitura de Caxias. 
O caso se refere as postagens veiculadas neste informativo eletrônico tratando sobre um imbróglio por conta de quê até então a empresa ainda não havia recebido o pagamento pela execução dos serviços prestados para a Prefeitura de Caxias. O motivo da demora foi a viagem feita na semana passada pelo do prefeito Fábio Gentil para São Paulo, onde na capital paulista o mesmo foi tratar sobre a implantação do Porto Seco de Caxias e também acompanhar o deputado estadual Zé Gentil (seu pai) que está fazendo tratamento médico em SP. Vale ainda ressaltar que o gestor caxiense só retornou de São Paulo no final de semana."Fui recebido na manhã desta segunda-feira pelo prefeito Fábio Gentil em seu gabinete na prefeitura. Conversamos por mais de uma hora. Foi uma conversa amistosa e ele abriu de vez as portas para nossa empresa executar outros serviços de interesse do municipio e do povo caxiense", disse o representante da empresa de Minas Gerais. 
Motociclista atropela e mata pedestre na MA-034


Um homem, identificado como Reginaldo da Rocha Lima (foto), de 41 anos, morreu após ser atropelado por uma motocicleta. O acidente aconteceu por volta das 23h50 desse domingo (24), na MA 034, na altura da entrada do Bairro Luiza Queiroz. 
Conforme apurado na investigação da Polícia Civil, o acidente de trânsito que causou a morte do pedestre foi provocado por um motociclista que trafegava no sentido Centro à Veneza. O condutor evadiu-se do local sem prestar socorro a vitima. 
A vítima, que estava a pés, ainda foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu e entrou em óbito às 00h30.
O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Caxias e em seguido liberado para os familiares. .
Prefeito de São Luis acompanha danos causados pelas chuvas 


As fortes chuvas que caíram neste fim de semana na capital ampliaram o alerta da Prefeitura de São Luís que está com várias equipes nas ruas. Segundo o Núcleo de Meteorologia, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), nos dois últimos dias, já choveu o equivalente a 217mm, sendo que apenas da 0h até às 9h de domingo há um acumulado de 150mm, e que esse volume deve aumentar. Ainda conforme o núcleo, a média para o mês de maço é de 428mm; e até às 9h deste domingo foi registrado o volume de 582mm.
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior, desde a manhã deste domingo (24), tem percorrido diversas áreas da capital em especial as que sofreram de forma mais direta com a ação das fortes chuvas que caíram na cidade desde a manhã de sábado (23). A Prefeitura de São Luís mobilizou uma força-tarefa composta por diversas secretarias que estão de prontidão.
“Não temos medido esforços para contornar os problemas ocasionados pelas fortes chuvas que têm castigado nossa cidade. Trata-se de um volume muito grande de água, que excederam as previsões meteorológicas. Sabemos dos transtornos que resultaram disto e temos mobilizado toda a nossa administração para que a população tenha todo o apoio de que necessita”, pontuou o prefeito Edivaldo que visitou, entre outros locais, o Centro Histórico, onde parte de um imóvel desabou. O prefeito Edivaldo acompanhou os serviços, ao lado da primeira-dama Camila Holanda, do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Maurício Itapary, e de secretários municipais.
Devido às fortes chuvas que caíram desde a madrugada deste domingo, em alguns setores do Hospital da Criança houve acúmulo de água o que já foi resolvido. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tomou medidas imediatas, evitando que o atendimento fosse comprometido evitando, assim, prejuízo à assistência prestada. Nenhum paciente deixou de ser atendido e a rotina do hospital já foi retomada.
De acordo com relatório parcial da Defesa Civil, foram registradas 15 ocorrências de deslizamentos sendo elas nos bairros Sá Viana, Dom Luís, Vila Embratel, Coheb Sacavém, Izabel Cafeteira, Recanto dos Vinhais, Anjo da Guarda, Túnel do Sacavém, Vila dos Nobres, Quinta dos Machados, João de Deus, Salinas do Sacavém e Coroadinho.
Entre os bairros que sofreram alagamentos estão o Anil, Vila Embratel, Fumacê, Gapara, Coroadinho, Janaina, Salinas Sacavém. Nos bairros Coroadinho e Cohatrac foram registradas quedas de árvores. Em todos estes lugares a Prefeitura mantém equipes assistindo aos moradores e trabalhando para minimizar danos.
Depois das visitas em algumas áreas prejudicadas pelas fortes chuvas, o prefeito Edivaldo se reuniu com o secretariado municipal e com o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho, na sala de reunião da Prefeitura para  definir as próximas ações desta força-tarefa com o objetivo de minimizar os transtornos causados. “Vamos continuar visitando os locais atingidos e prestando toda assistência necessária”, disse o prefeito.
Foto: Honório Moreira