quarta-feira, 3 de abril de 2019

Defensoria pede apoio da CMC para instalar-se na Cidade Judiciária 


O presidente da Câmara Municipal, vereador Catulé (PRB), recebeu em audiência, na manhã da ultima segunda-feira, 1º, o defensor público estadual Daniel Ponte Vieira, representante da Defensoria Pública do Estado do Maranhão no município, órgão que trata da garantia de assistência jurídica, integral e gratuita, judicial e extrajudicial, a quem não pode contratar um advogado particular, prestando orientação e defesa em todos os graus e instâncias judiciais.
O defensor público estava acompanhado do procurador jurídico da Prefeitura de Caxias, Adenilson Dias, que trouxe ao chefe do Poder Legislativo Municipal projeto de lei, oriundo do Executivo, doando à Defensoria uma área na Cidade Judiciária de Caxias, onde o órgão deve construir sua sede própria.

Por entender que se trata de um pleito justo e também porque a Cidade Judiciária é o local que atualmente congrega todos os órgãos ligados a justiça, o presidente Catulé declarou que a matéria deverá entrar em pauta já na próxima sessão ordinária, e votada regimentalmente pelos parlamentares caxienses no interesse maior de oferecer mais um benefício concreto à população, especialmente aos mais humildes.
Mais
O defensor Daniel Viera acompanhou a sessão ordinária realizada na segunda-feira. Na Ordem do Dia, com dispensa do interstício, foi votado e aprovado por unanimidade o projeto que autoriza a doação de terreno para construção do prédio da Defensoria na Cidade Judiciária.

Serviço feito pela metade pelo SAAE causa transtornos para os moradores da 2ª Trav N Sra. de Fátima (Volta Redonda) 


Uma cratera provocada por um serviço mal feito pelo Sistema Autônomo de Abastecimento de Água, SAAE, de Caxias tem levado os moradores da 2ª Travessa N. Sra. de Fátima, no bairro Volta Redonda, a enfrentarem problemas com a lama que se acumula na rua quando chove. A rua foi completamente esburacada por funcionários da autarquia que segundo os moradores tentavam encontrar uma solução para a constante falta d'água na área. Raimundo Lopes, morador do local lamenta a demora na solução. “Realmente espero que eles venham consertar, esse problema, pois a situação tá feia. E quando chove, estamos no período chuvoso, os carros ficam atolados no buraco" afirma.


No local, além da lama que se forma no meio da rua, as pedras retiradas do calçamento da via ficaram espalhadas em cima das calçadas dos moradores. 

A cratera

A cratera foi aberta de ponta a ponta em uma das laterais da rua. O avanço do buraco começa a assustar os moradores, que temem inclusive que suas casas sejam invadidas pelas águas da chuva e tenha atá a estrutura danificada.

Os moradores disseram ainda que o serviço mal feito foi feito na ultima sexta-feira (29) e que os funcionários do SAAE ficaram de retornar dois dias depois, mas ainda não retornaram. O pior, segundo eles (moradores), é que o problema da falta d'água continua na 2ª Travessa Nossa Senhora de Fátima. 

Alô SAAE, mandar consertar a cratera na rua citada no post, os moradores agradecem.  

Kedson Lima participa de aposição de foto do ex-deputado Humberto Coutinho na Galeria dos exs-presidentes da Alema 

Kedson Lima ladeado pela deputada estadual Cleide Coutinho 
O ex-vereador de Aldeias Altas, Kedson Lima, participou da solenidade junto com a deputada estadual Cleide Coutinho e autoridades como o governador Flávio Dino entre outras, da aposição da foto do ex-deputado Humberto Coutinho na Galeria dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa. A cerimonia foi realizada ontem no Salão Nobre da sede do Poder Legislativo. Familiares e amigos do homenageado também estiveram presentes.

"Sinto-me orgulhoso por ter sido seu amigo, correligionário e também por ter desfrutado de sua amizade. Dr. Humberto merece todas essas homenagens e com certeza muito mais ainda virão. Foi um exemplo de homem e politico sério que dizia e honrava a palavra", disse Kedson. 


Mais - Humberto Ivar Araújo Coutinho faleceu aos 71 anos de idade no apogeu de sua carreira politica iniciada em 1988 quando se candidatou a vereador e foi eleito sendo o mais votado daquele pleito. Ele era médico, foi deputado estadual por 5 mandatos e prefeito de Caxias, eleito em 2004 e reeleito em 2008. 
Aprovado projeto de Adelmo Soares e Duarte Jr. que proíbe utilização de canudos de plastico 


Na sessão desta terça-feira (2), o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei de autoria do deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB), em coautoria com o deputado Duarte Jr (PCdoB), que proíbe a utilização de canudos produzidos em material plástico nos estabelecimentos comerciais do Estado. O parlamentar agradeceu aos colegas pela aprovação da matéria, por unanimidade, e disse que a lei tem o objetivo de preservar o meio ambiente, já que os canudos levam centenas de anos para se decompor.
“Sabemos que existem canudos de plástico no mercado que levam 400 anos para se decompor. Estamos apresentando a proposta do canudo biodegradável, o canudo de papel, que rapidamente faz a sua decomposição no meio ambiente sem prejudicá-lo”, alertou Adelmo.
O deputado mostrou aos colegas de Plenário o modelo de canudos biodegradáveis para que fizessem uma comparação e tivessem entendimento do benefício para garantir um meio ambiente mais forte e melhor preservado. O deputado pediu aos colegas para, quando forem tomar água de coco na praia, refrigerante ou caipirinha, lembrarem da implantação do canudo descartável possibilitada pelo projeto.
“Acho que todos já viram aquele vídeo de uma tartaruga com um canudo introduzido na narina e ela sofreu bastante com a retirada daquele canudo. Isso é mais grave ainda, porque o canudo é muito leve. Logo, as pessoas não vão atrás de canudo para reciclagem. Eles ficam no meio ambiente, jogados ao vento”, disse.
O deputado agradeceu a Duarte Jr. pela colaboração na elaboração do projeto e pela articulação para sua aprovação. “Hoje, é mais um dia de grande importância e vitórias na Assembleia. Este projeto extingue a utilização de canudos de plástico e passa a inserir a comercialização e a utilização de canudos recicláveis. É uma honra ser coautor desse projeto”, disse Duarte Jr.. 
Por conta da importância do tema, Adelmo Soares havia solicitado que o projeto fosse votado em regime de urgência. Com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o Projeto de Lei 045/2019 dependia de parecer da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que foi convocada em Plenário sob a presidência do deputado Zé Gentil (PRB) e relatado pelo deputado Prof. Marco Aurélio (PCdoB). Dentro da CCJ, foi relatado pelo deputado Wendel Lages (PNN). Todos elogiaram a iniciativa e destacaram a importância da aprovação do projeto em prol da preservação da natureza.
Agencia Assembleia 
Mário Assunção esclarece relação com o vice-prefeito Paulo Marinho Junior 


O vereador Mário Assunção (PPS) fez uso da tribuna, na de segunda-feira (1º), para esclarecer sobre a sua relação política com o vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior (PP).

"Tenho muito respeito por Paulo Marinho Júnior, uma pessoa que é jovem como eu, que é preparada, que tem formação, e que eu tenho certeza também que tem um brilhante caminho político pela frente para ser trilhado. Não tenho nada contra ele”, declarou.
O esclarecimento se deve a uma polêmica gerada na semana passada devido a um aparte feito por Mário Assunção em um discurso da líder da oposição, Thais Coutinho (PSB), sobre o ex-deputado e ex-prefeito Paulo Marinho. O vereador afirmou ter sido alvo de ataques em redes sociais e blogs ligados ao pai do vice-prefeito.
“Paulo Marinho é uma pessoa que dispensa comentários sobre a sua índole e capacidade, uma vez que se você entrar na internet e colocar o nome dele aparecem 288 processos que ele responde; aliás, 291, porque só eu estou entrando com três processos com relação às últimas acusações. Além disso, há anos ele não tem a honra e satisfação de votar e ter um cargo eletivo, porque teve seus direitos políticos cassados; também não tem a possibilidade de sair do país, porque não consegue passar pelas vias alfandegarias, pelos processos que responde na Receita Federal”, disparou. Para o vereador, “uma pessoa com esse currículo não merece que a gente perca tempo respondendo nenhum tipo de ilação ou acusação que ele faz”.
A exemplo das acusações, Mário lembrou o caso das supostas urnas eletrônicas fraudadas, levantado reiteradas vezes por Paulo Marinho. “Tomei a curiosidade e estou fazendo agora uma representação junto ao Ministério Público para que interpele esse cidadão para provar isso, porque ele coloca em risco não só a eleição municipal de Caxias e a estadual, mas a de todo o país que utiliza essas urnas”.
O parlamentar recordou ainda acusações recentes direcionadas por Paulo Marinho à Câmara Municipal de Caxias. “Ele disse que teríamos fraudado uma ata eleitoral, uma vez que Catulé (PRB) foi reeleito presidente por unanimidade. Então, ele se utiliza desses meios para atacar e denegrir as pessoas que não fazem o que ele quer ou o que ele pensa; dessa forma, ele acha que consegue lograr êxito com alguma coisa, mas com o vereador Mário e esta Casa ele não conseguiu”, acrescentou.
Mário Assunção finalizou o seu pronunciamento lendo um texto do blogueiro Ricardo Marques, intitulado “A fera de Caxias está velha e decrépita”, que, segundo o vereador, resume “quem é esta figura folclórica”. “E eu fico triste da vereadora Thaís Coutinho, que tem uma história de vida tão bonita, querer se unir a uma pessoa de tão baixo calão e caráter que existe em nossa cidade”, concluiu.

Popular e acima de tudo responsável...


*Teodulo Aragão 


Quão popular um prefeito deve ser para ter sua gestão aprovada pela população de um município?

O número exato não sou capaz de precisar, mas a alta aprovação da gestão de Fábio Gentil é um fato incontestável. Seu perfil popular o aproxima cada vez mais do povo, permitindo-o entender as reais necessidades dos caxienses. 
Uma conquista ímpar de sua gestão, na minha opinião.

E acredite! A popularidade é apenas consequência de sua honestidade e integridade. Característica esta que torna-se consequência de sua honestidade e idoneidade. 

Uma das provas de sua integridade é honrar com o compromisso salarial de todos os seus servidores – disso ele não abre mão!. Garantindo, assim, a valorização do servidor e consequentemente, a fluidez do comércio local.

O prefeito Fábio Gentil é extremamente preocupado com a saúde financeira do nosso município e administrar um dos maiores centros econômicos do estado e importante centro político, cultural e populacional, não é tarefa fácil. As pressões políticas chegam por todos os lados e é preciso muita sensatez e "jogo de cintura" para saber identificar e elencar as prioridades e urgências, sem menosprezar as alianças políticas, as quais são de grande valia para a construção do prestígio da cidade. 

Nosso perfeito é fiel aos seus aliados sim! Porém seu compromisso com o município é sempre primordial. Com muito trabalho e dedicação, resgatou a valorização da cidade e isso perdurará com o objetivo de torná-la uma das mais influentes cidades do nosso estado.

Com ajuda do deputado Zé Gentil, em São Luís e com alguns representantes em Brasília, garantirá os recursos necessários para a realização de grandes obras. 

Muitos projetos estão sendo traçados para Caxias e serão anunciados no decorrer de 2019. O que posso antecipar é que vai tornar a vida do caxiense muito melhor, gerando emprego e renda para nossa gente.

*Teodulo Aragão é servidor publico concursado da Prefeitura de Caxias e atualmente coordena o setor de RH da Secretaria Municipal de Saúde