quinta-feira, 25 de julho de 2019

Maranhão é o 2º Estado do Nordeste que mais criou emprego em junho  

Os empregos tem sido criados mesmo num cenário de crise nacional 
O Maranhão teve em junho um saldo positivo de 2.001 novos empregos com carteira assinada. Foi o segundo melhor desempenho de todo o Nordeste, atrás apenas da Bahia, que gerou 2.362 vagas. Os dados são do Ministério do Trabalho e estão no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado mensalmente.


Na comparação com todos os 26 Estados e o Distrito Federal, o Maranhão ficou na sétima melhor colocação. Se for levado em conta o crescimento proporcional, o Maranhão tem a terceira melhor marca no ranking nacional. A expansão foi de 0,43%.



Entre os setores que mais contribuíram para a geração de novas vagas no Estado, estão a Indústria de Transformação, a Construção Civil e a Agropecuária.



No acumulado do ano (janeiro a junho), o Maranhão tem um saldo positivo de 5.670 vagas formais (com carteira assinada). No acumulado de 12 meses (julho de 2018 a junho de 2019), o desempenho é melhor: 7.707 novos empregos.



Os empregos têm sido criados mesmo num cenário de crise nacional, com dificuldades para a retomada do crescimento econômico.
Bolsonaro sobre o Nordeste:'Parece que são massa de manobra da esquerda' 


O presidente Jair Bolsonaro ainda não desativou sua metralhadora de gerar polêmicas sobre o Nordeste. Nesta quinta-feira, 25, em Manaus, em discurso em que falava sobre a importância da Zona Franca para o País, o presidente lembrou da discussão criada na última semana envolvendo suas declarações sobre o povo nordestino.
“Alguém acha que eu falei mal do povo nordestino quando eu cochichei no ouvido do deputado uma questão do Maranhão e da Paraíba? Agora está uma briga, estive na Bahia e fui muito questionado pelo povo dizendo que não é verdade que o pior governador do Nordeste é o do Maranhão. Uns dizem que é da Bahia, do Ceará, Paraíba, do Piauí. Está uma briga terrível. Queremos libertar o Nordeste desse julgo. Parece que são massa de manobra da esquerda. Tem de deixar de existir”, disse o presidente, de acordo com o Broadcats Político.
Violência: diarista é assassinado durante assalto ao Verdurão Fortaleza na Cohab 

Francisco Nascimento (Cafu) mais uma vitima da violência
que só cresce em Caxias. 
A onda de violência vem crescendo assustadoramente em Caxias. Na madrugada desta quinta-feira (25) mais um assassinato foi registrado pela Policia Civil e teve como vitima Francisco Nascimento, mais conhecido como Cafu, de 31 anos. Ele foi morto durante um assalto ao Verdurão Fortaleza na Cohab. O fato aconteceu quando ele, o proprietário do verdurão e mais duas pessoas se preparavam para se deslocarem até Teresina (PI) onde iriam fazer compras na Ceasa. 
Relatos da irmã da vitima em um grupo de whatsapp dão conta que por volta das 2h30 duas duplas de assaltantes, ocupando duas motocicletas, uma Fan e outra Honda Pop, de cor preta, chegaram de arma em punho anunciando o assalto e mandando que todos que estavam no local deitassem no chão.
Cafu que trabalhava como diarista, ficou assustado, saiu correndo para tentar se esconder e foi alvejada por um disparo de arma de fogo no tórax esquerdo, tendo morte instantânea no local.
O corpo foi removido para o IML em em seguida liberado para os familiares que entraram em desespero quando tomaram conhecimento do fatídico acontecimento. A vitima morava na rua Gov. Luiz Rocha, no bairro José Castro. 
Acusado de matar Gabriel Breno no centro de Teresina continua foragido e fonte garante: Ele não morava em Timon 


O acusado de atirar no estudante Gabriel Breno no centro de Teresina no último dia 17 continua foragido. O estudante faleceu na última terça-feira (23) depois de passar seis dias internado na UTI do Hospital de Urgência de Teresina.
O acusado, Deivid Ferreira de Sousa (na foto acima), mesmo com prisão decretada, continua foragido. A polícia civil de Teresina tem feito várias diligencias com vistas a prendê-lo,  mas ele continua driblando os policiais.
Os policiais já sabem de tudo: Onde o acusado morava e até foto dele já foi divulgada com objetivo da população ajudar na captura.
O delegado Sergio Alencar, do 1º Distrito Policial, que cuida do caso, tem aconselhado ao acusado através dos meios de comunicação que se entregue, mas ele tem resistido.
Portal Elias Lacerda
Aterro sanitário 



Por: Mario Assunção


Com as proximidades das eleições municipais surgem sempre pretensos candidatos a prefeito e a vereadores. Essa primícia acontece sempre às vésperas das eleições. Pessoas se apresentam como salvadores da pátria com propostas mirabolantes e críticas à gestão municipal. 

A crítica da vez é a fumaça do lixão que hoje assola os bairros próximos a sua localização. Se analisarmos friamente e sem viés político eleitoreiro percebemos que esse problema perdura por muitos anos e quase todos que hoje criticam já tiveram a oportunidade de resolver o problema e não o fizeram. O principal problema foi o crescimento desordenado das habitações no entorno do lixão e a demora na implantação do aterro sanitário.

Hoje existe uma política nacional de implantação de aterros sanitários, mas infelizmente os recursos destinados para essa implantação estão contingenciados no orçamento da União. Outra saída seria uma PPP (Parceria Pública Privada) onde uma empresa tomaria conta da administração do aterro, podendo atender mais de um município. 


O que a população precisa são de respostas concretas e ações para resolver esse problema. A Secretaria de Limpeza Pública colocou um carro pipa para tentar reduzir as queimadas e diminuir a fumaça. Isso é uma solução paliativa. O problema definitivo será resolvido com a implantação do aterro sanitário e a revisão do plano diretor para proibir a construção de residências no entorno para não gerar problemas futuros.