Maranhão tem maior queda na taxa de desemprego
É a terceira queda do desemprego registrada no estado |
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados na última semana, mostram o Maranhão numa posição privilegiada: a maior queda na taxa de desemprego, no país, no último trimestre do ano passado. O recuo foi de 14,1% no 3º trimestre para 12,1% nos últimos três meses de 2019. É a terceira queda consecutiva do desemprego registrada no estado.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgada pelo IBGE, na última sexta-feira (14), referente ao 4° trimestre de 2019. Os números mostram que o Maranhão teve taxa menor que a do Nordeste, com 13,6% de desocupação no 4° trimestre de 2019. Em números absolutos, a quantidade de pessoas desocupadas no Maranhão caiu de 373 mil para 321 mil.
Segundo números do Ministério do Trabalho, apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Maranhão, pelo terceiro ano consecutivo, registrou crescimento percentual do emprego com carteira assinada. Só em 2019 foram criadas 10.707 vagas formais no estado, uma alta de 2,3% acima da média nacional (1,68%) e quase o dobro da nordestina (1,21%).