Juiz pune Sistema Guanaré por divulgar fakes...
Por: Jotônio Viana
O juiz Ailton Gutemberg Carvalho Lima, da 6ª Zona Eleitoral de Caxias, determinou a retirada do ar de matéria do ‘Jornal da Guanaré’ primeira edição, do Jornal da Guanaré segunda edição e dos programas ‘A Hora do Povo’, Jornal do Meio Dia e do quadro ‘Sem rodeios’, que propagavam a falsa informação de que o candidato a prefeito Wellington Moura (PDT) estaria fora da disputa eleitoral em São João do Sóter e que a prefeita Josa Silva (PRB) seria a única concorrente no município.
O caso
O caso é que desde o dia 2 passado o Sistema Guanaré vem divulgando massivamente o suposto indeferimento da candidatura de Moura pela Justiça Eleitoral, o que não é verdade.
A verdade
A verdade é que o Ministério Público pediu a impugnação da candidatura de Wellington Moura, mas quem decide sobre deferimento ou indeferimento de candidatura é a Justiça Eleitoral, e não o MP… E a representação do MP contra Moura sequer foi ainda apreciada pelo magistrado.
Representação
A equipe jurídica de Wellington Moura, então, representou contra o Sistema Guanaré para que a Justiça determinasse o fim da propagação das matérias inverídicas.
Punição e multa
O juiz acatou a ação de Moura e determinou que o Sistema Guanaré “se abstenha de veicular novamente a reportagem em qualquer de seus programas ou portais de comunicação”. O magistrado também fixou o prazo de 24 horas para cumprimento da decisão, sob pena de aplicação de multa diária no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais)”