quarta-feira, 11 de março de 2020

Povoado Nazaré do Bruno recebe mutirão de serviços da Equatorial Maranhão 


Nesta quinta-feira, dia 12 de março, a Equatorial Maranhão realiza mutirão de ações no povoado Nazaré do Bruno, zona rural de Caxias. O evento acontecerá das 9h às 12h, no CRAS, localizado na Avenida São João S/N. Na oportunidade, a comunidade poderá realizar os cadastros nos programas Tarifa Social Baixa Renda, Tarifa Rural e terão a chance de trocar lâmpadas residenciais incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, mais econômicas, gratuitamente.

O Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, em parceria com o Governo Federal, consiste na diminuição da tarifa para os consumidores inseridos na Subclasse Residencial Baixa Renda e pode chegar a 65% de acordo com seu consumo mensal de energia elétrica. “Quem se enquadra nesse grupo precisa estar cadastrado na Equatorial e ter um consumo de até 220kw. E as famílias precisam atualizar os dados a cada dois anos”, destaca Renato Mendes, Executivo de Relacionamento com o Cliente da Distribuidora. 

Para fazer o cadastro no programa Tarifa Social Baixa Renda é necessário que o cliente esteja com os seguintes documentos:

CPF, documento de identificação oficial com foto, ou ainda, o RANI, no caso de indígenas;Código da unidade consumidora a ser beneficiada;  

Número de identificação social – NIS e/ou o Código Familiar no Cadastro Único ou o Número do Benefício – NB quando do recebimento do Benefício de Prestação Continuada – BPC; e
Apresentar o relatório e atestado subscrito por profissional médico, somente nos casos de famílias com uso continuado de aparelhos.

Já os moradores e trabalhadores rurais, associados ao sindicato rural, que possuem instalações classificadas como Rural, Rural Irrigante e Serviço Público de Irrigação Rural Elétrica também poderão se cadastrar no programa Tarifa Rural. Nesses casos, os clientes devem levar a última fatura de energia, carteira do sindicato e documentos pessoais. “Vamos aproveitar a ação para orientar essas famílias da zona rural. Os trabalhadores rurais podem ter desconto de até 30%”, afirma Renato Mendes.

No mutirão de serviços os clientes também poderão fazer a troca gratuita de lâmpadas residenciais por lâmpadas de LED. Para realizar a troca, o titular da conta ou parente de primeiro grau precisa comparecer ao CRAS portando RG, CPF e a fatura de energia mais recente. Para cada residência poderão ser trocadas até cinco lâmpadas.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
Deputado Zé Gentil comenta, na tribuna, segurança em Caxias e reafirma compromisso com a cidade 


Em mais um pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Zé Gentil (Republicanos) denunciou o estado crítico da malha rodoviária do Maranhão em diferentes trechos. O parlamentar alertou para o risco de ataque que as pessoas correm ao trafegar pelas rodovias que cortam o estado, onde os motoristas são obrigados a reduzir a velocidade a quase zero em trechos esburacados, expondo-se ao perigo de assaltos e outros crimes violentos.
Zé Gentil citou as providências tomadas pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos), após recente acidente. De acordo com o deputado, ocorrências como a registrada na cidade são comuns em todo o território nacional . Segundo ele, o prefeito se preocupa muito com a questão da segurança. “Prova disso é que no carnaval não tivemos nenhum caso grave de violência”, salientou, acrescentando que a festa reuniu um público estimado entre 30 e 40 mil pessoas. “As polícias Civil e Militar estavam de prontidão para atender as necessidades do povo”, ressaltou.
Em relação à indicação dos colegas Adelmo Soares e Cleide Coutinho, que também mantêm bases fortes em Caxias, destinada ao reforço no combate ao tráfico de drogas no município, Zé Gentil disse estar torcendo para que a iniciativa tenha êxito e se reverta em benefício para o povo. “Eles são são responsáveis, como nós somos, por todos os nossos atos. E assumimos tal compromisso em público com a população de Caxias”, assinalou.
Sobre o fato de não ter sido convidado para a audiência na Secretaria de Segurança Pública em que foi anunciada a criação do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) em Caxias, Zé Gentil reafirmou sua condição de representante do município no parlamento estadual. “Não me chamaram, apesar de eu também ser deputado de Caxias. Mas, tudo bem, deputada Cleide, deputado Adelmo, vossas excelências cumpriram o seu dever. Se foi para o bem, vocês têm os meus aplausos”, declarou.
Por outro lado, fez questão de pontuar que se algo der errado a responsabilidade não será dele, e sim dos colegas, pois ele nem sequer foi convidado para o anúncio da instalação da Denarc em Caxias.
Sucessão
Zé Gentil fez menção à aparente rivalidade motivada por causa da sucessão municipal em Caxias. Ele garantiu que não nutre a menor antipatia por quem queira se candidatar a prefeito da cidade. “Todos nós que moramos em Caxias temos o direito de representar o município. E tenho certeza que quem assumir a prefeitura terá o meio ainda nos dois anos em que ainda estarei aqui nesta Casa”, assegurou.
Agencia Assembleia 
Chuva atinge zona rural de Caxias e transborda riacho; Veja vídeo
Um internauta registrou em vídeo o momento em que Riacho Riachão transbordou no povoado Canto Alegre 

Internauta gravou o momento da travessia da sua moto em uma palete
improvisado como balsa 
As chuvas atingiram a zona rural de Caxias. Isso fez aumentar o nível do Riacho Riachão no povoado Canto Alegre (2º Distrito). 

Um internauta registrou em vídeo o momento que as águas transbordavam. Um morador da região fez a travessia da sua motocicleta em cima de um palete, espécie de mini-balsa, pois não dava para atravessar pilotando o veiculo. 

E a previsão é de que a chuva continue em toda a região leste maranhense. 

  
"Fala de Bolsonaro sobre fraudes ameaça eleições futuras", afirma Flávio Dino 


Na opinião do governador, a fala de Bolsonaro é perigosa, não só por colocar em xeque a lisura do processo eleitoral em 2018, mas também porque questiona a segurança do sistema de voto brasileiro para pleitos futuros.
“É um gravíssimo ataque. Na medida em que o chefe de Estado, visitando outro país, dirige essa crítica ao processo eleitoral e à Justiça Eleitoral, isso pode atingir o passado e o futuro. Isso é algo nunca visto, é inusitado. Ameaça a imagem brasileira na seara internacional, além de ter essa repercussão dramática sobre a essência do regime democrático, que é a certeza de que os votos são conferidos e apurados com legitimidade”, criticou Flávio Dino, em entrevista ao programa Isso é Bahia, na Rádio A Tarde FM.
A declaração de Bolsonaro foi dada na segunda-feira (9), em evento nos Estados Unidos. Ele não apresentou ou citou qualquer indicativo oficial para justificar sua fala.
O governador do Maranhão pediu que a Polícia Federal investigue a acusação de Bolsonaro. “É uma grave acusação, que deve vir seguida de provas e deve ser apurado pela Polícia Federal porque de duas uma: ou estamos diante de um fato gravíssimo, uma fraude eleitoral abrangendo a eleição presidencial, ou estamos diante de um outro fato gravíssimo, que é o presidente da República fazendo uma acusação falsa, destituída de elementos de prova”.
Constantemente apontado como possível candidato à Presidência da República, Flávio Dino, uma dos principais novos nomes da esquerda brasileira, confirmou que deve concorrer a algum cargo eletivo nas eleições de 2022, mas não disse qual. Além da Presidência, ele pode, no plano federal, tentar o Senado e a Câmara dos Deputados – ou também a vice em alguma chapa presidencial.
“Eu saí do cargo de juiz federal por decisão própria, para ingressar na política. Por coerência, claro que devo disputar as eleições de 2022, mas é uma decisão em 2022. O foco principal, hoje, é o governo do meu estado. É tempo de garantir a democracia, reduzir o desemprego. [Candidatura em 2022] Não é algo que preside minha vida. Cada dia com sua agonia”, argumentou.
Secretario Lula vem a Caxias entregar serviços de neurocirurgia 


A deputada estadual Drª Cleide Coutinho (PDT) juntamente com o deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) acertaram (ver vídeo abaixo) com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a entrega dos serviços de neurocirurgia no hospital Macroregional de Caxias no próximo dia 18/03.

Na solenidade da próxima quarta-feira também serão iniciados os mutirões de cirurgia que vão atender os maranhense da região Leste do estado. 

Lula também vai entregar uma ambulância para o hospital, fruto também da ação coletiva dos deputados que resultou em 42 ambulâncias para todo o Maranhão. 

A solenidade, com a presença da Dra Cleide, Adelmo Soares e Carlos Lula, será as 10:00hs da manhã e todos os caxienses e maranhenses das cidades vizinhas estão convidados.


Morre comerciante que reagiu a assalto no bairro Castelo Branco 

Comerciante Zezinho não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital 
O comerciante Zezinho não resistiu aos ferimentos dos disparos de arma de fogo que sofreu ao reagir a um assalto a mão armada em seu estabelecimento comercial na Travessa Bela Vista, bairro Castelo Branco, e morreu na madrugada desta quarta-feira (11) no Hospital Gentil Filho. Durante a troca de tiros com os bandidos, ele conseguiu matar um com tiros nas costas. 

O caso foi registrado no final da manhã de segunda-feira. Conforme testemunhas, dois indivíduos chegaram numa motocicleta para praticar o assalto. 

Zezinho teve um projétil que perfurou um rim. No inicio da madrugada houve a confirmação que ele não resistiu e morreu aos 50 e poucos anos.  

Ele deixa viúva e filhos. 
Caxias, Aldeias Altas e São João do Sóter são castigados pela chuva

Ponte no bairro Vila Arias cedeu uma parte por conta da força das águas 
Os municípios de Caxias, Aldeias Altas e São João do Sóter foram fortemente afetados pela chuva que caiu na madrugada de terça-feira (10).

Em Caxias a força da natureza em seu estado incontrolável danificou a estrutura de duas pontes no setor da Vila Arias, abrindo enormes crateras. A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Infraestrutura, já tem homens trabalhando no local para diminuir o transtornos para quem transita naquela área. 

Parte da cidade de Aldeias Altas ficou inundada 
Em Aldeias Altas, a cidade foi atingida fortemente pela chuva, deixando a população em estado de alerta. Houve rompimento de barragem, afetando casas, mas felizmente não houve registro de feridos. 


O povoado Taboca, na zona rural de São João do Sóter, teve o local (ver vídeo acima) onde foi construído um bueiro praticamente devastado pela chuva que caiu entre segunda-feira e a madrugada de terça-feira. A Prefeitura sotense tem que acelerar na recuperação para que o povoado Taboca não fique isolado. 

Em tempo - Diante dos fatos negativos causados pela chuva a população dos três municípios aguarda do poder publico uma resposta atenciosa.