quinta-feira, 26 de março de 2020

Importância da quarentena 
Da coluna do Mario Assunção (Portal Noca) 



O aumento dos casos da Covid-19 no Brasil e a forte ação dos governadores e prefeitos no sentido do isolamento social afetam profundamente o fluxo de caixa de empresas e indústrias nas cidades. Dessa forma, é um desserviço à comunidade pregar que a infecção pelo vírus é coisa simples e que só acomete idosos.

O isolamento social se faz necessário para reduzir o aumento do número de casos e a necessidade do aparato do sistema de saúde. Países como a Itália, que não adotaram com rapidez o fechamento do comércio e o isolamento social, colhem os frutos da letargia da decisão de seus governantes com milhares de mortos. 

Claro que o governo necessita, urgente, criar mecanismos para socorrer os comerciantes e industriais para a manutenção do emprego e a saúde financeira das empresas. Além disso, utilizar de forma ostensiva os programas sociais para atender a população mais carente.

Mas não podemos colocar em risco a vida da população. Com o fim da pandemia, as empresas poderão retomar suas atividades e as economias irão se recuperar com o menor número de baixas possível.

Assim, vamos manter o isolamento para achatarmos a curva de infecção e não sobrecarregar o nosso sistema de saúde.
Veja como está sua cidade: Novo Coronavírus já aparece em 77 municípios do Maranhão, segundo relatório da SES desta quinta-feira (26)

O Maranhão agora tem 1.035 casos suspeitos de novo Coronavírus, 10 confirmados (1 em Imperatriz e 9 na capital).


O casos suspeitos já alcançaram 77 municípios segundo relatório da Secretaria de Estado da Saúde emitido na tarde desta quinta-feira, 26 de março de 2020.


Caxias  tem 23 casos suspeitos.




Flávio Dino confirma mais 2 casos e acredita em numero maior 


O governador Flávio Dino (PCdoB) confirmou nesta quinta-feira (26), em entrevista ao Bom Dia Mirante, na TV Mirante, o registro de mais dois casos do novo coronavírus no Maranhão.
Os novos casos foram registrados em São Luís e Imperatriz. Ao todo, o Maranhão já registrou desde o início da pandemia, 10 casos do novo coronavírus, sendo 9 casos na capital e um em Imperatriz, na Região Tocantina.
Flávio Dino diz acreditar que este número seja bem maior, pois existem os casos assintomáticos.
O governador voltou a defender o isolamento social como medida para tentar barrar o avanço da pandemia do novo coronavírus no Maranhão.
“Nós tivemos a confirmação de mais dois novos casos, um em São Luís e outro na cidade de Imperatriz. De modo que temos, neste momento, dez casos confirmados no Maranhão. Devemos ter casos ocultos, pois tem os assintomáticos e o número deve ser maior. Nesse sentido defendemos o isolamento para que não tenhamos a expansão da doença”, disse Flávio Dino.
Foto: Reprodução/TV Mirante
Sem preparo, Bolsonaro se perde no embate com governadores preparados 

Bolsonaro reclama, mas ele próprio antecipa confronto com João Doria, Wilson
Witizel e Flávio Dino  

Repórter Tempo - Os ataques e contra-ataques de das últimas 48 horas entre o presidente Jair Bolsonaro e os governadores confirma pelo menos uma afirmação do incontrolável chefe da Nação: a pandemia do coronavírus antecipou a disputa eleitora de 2022. Mas o que chama a atenção é o fato de que ele tenta acusar os governadores de agirem como pré-candidatos a presidente, mas está mais do que claro que quem está em pré-campanha aberta é ele próprio, que dedica boa parte do seu tempo nas redes sociais a alimentar a sua tropa de choque virtual. Que o governador paulista João Dória (PSDB), o fluminense Wilson Witzer (PSC) e o nosso Flávio Dino (PCdoB) têm planos para chegar ao Palácio do Planalto, isso é público, notório e legítimo. Os três são políticos, estão legitimados pelas urnas e têm todo o direito de planejar seu futuro pensando no Palácio do Planalto. Nada impede também o presidente investir no projeto de reeleição. A diferença é que os governadores estão trabalhando bem e conquistaram autoridade política para criticar o comportamento grotesco do presidente, o qual, ao contrário, demonstra, a cada episódio, que não tem estatura para ocupar o cargo para o qual foi legitimamente eleito.
Fábio Gentil visita Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e reforça medidas preventivas 

Prefeito Fábio Gentil dialogou com diretores da UPA, escolhida para ser a unidade de referencia no tratamento da Covid-19 
A Prefeitura de Caxias tem tomado medidas para proteger a todos os caxienses com os decretos que impõem a suspensão do funcionamento do comércio nas situações que dispõe Decreto Municipal n° 94/2020, que traz medidas extremas para restringir cada vez mais a presença de pessoas nas ruas. Na manhã dessa quarta-feira (25) o prefeito Fábio Gentil visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, que será a referência para atendimentos de casos suspeitos, caso haja alguém contaminado pela covid-19, onde foram disponibilizados leitos e respiradores.
“A nossa UPA está totalmente equipada e preparada com o atendimento, caso aconteça algum caso da covid-19. Até o momento não temos casos confirmados, temos alguns suspeitos, a gente precisa mostrar que a transparência é mais importante. Então, não existe nenhum caso confirmado. Mas a UPA está equipada, foi preparada com todos os equipamentos e EPIs. É bem verdade que é necessário o isolamento para que a saúde possa dar o primeiro passo para o tratamento. Aqui a UPA estará absorvendo os casos mais graves que precisem de respiradores mecânicos, que a UPA está preparada para atender. Eu tenho certeza que Deus irá nos abençoar e que o município de Caxias não terá nenhuma consequência mais grave”, afirma o prefeito.
Balanço
Fábio Gentil reiterou pedido de empenho aos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia 
O Maranhão contabiliza oito casos da Covid-19 até o momento. Todos foram registrados na capital do estado. Caxias registra 24 casos suspeitos e nenhum confirmado.
“O município não pode comprar os exames. Os exames são distribuídos para os estados e o estado envia para o município de Caxias. Todos aqueles exames que foram distribuídos para Caxias já foram realizados. O diagnóstico só é feito de 7 a 20 dias. Os exames encaminhados na semana passada devem sair até esta sexta-feira e, se Deus assim permitir, não teremos nenhum caso confirmado, esse é o nosso desejo. Nós estamos viabilizando junto ao governo federal os exames rápidos, que devem chegar a Caxias até a próxima semana”, frisa Fábio Gentil.
“A UPA foi readequada desde a sua estrutura de atendimento inicial, que vai da recepção e classificação até os critérios para a internação. Hoje nós trabalhamos com a ala vermelha restrita para pacientes graves que necessitem de ventilação mecânica e a ala amarela, que vai servir para pacientes suspeitos, com ou sem confirmação diagnóstica. O perfil da UPA hoje nesse período de mudança são as síndromes gripais, pacientes com dois sintomas clássicos já podem estar procurando a UPA, como coriza, tosse e cansaço”, frisa Daniel Neto, coordenador da UPA.
Mapa viral
A UPA também conta com o mapa viral, para diferenciar o tipo de doença viral que a pessoa tem ao chegar à unidade, por exemplo, se ela tem gripe comum, H1N1 ou se é um caso suspeito da covid-19. O prefeito também lembrou que foi criado um Comitê de Crise do novo coronavírus para divulgar todos os dias, às 20h30, um balanço de ações do dia. A medida é uma forma de combater as notícias falsas.
“Nós estamos com suporte laboratorial que é o Mapa Viral, que consegue dar um parâmetro que dá pra iniciarmos o tratamento, ou ter alta, para sabermos se ele tem uma influenza ou gripe comum ou é suspeita da covid-19. Pedimos aos pacientes que só procurem as urgências apenas nas situações de casos extremos”, solicita Daniel Neto.
Leitos preparados para receber pacientes para tratamento da Covid-19 
“Nós criamos um comitê de crise do coronavírus, onde todos os dias, a partir das 20h30, estará sendo divulgado um boletim da Secretaria Estadual de Saúde, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde. São esses a certeza e a veracidade da informações. O importante é tornar as informações verdadeiras e públicas”, lembra Fábio Gentil.
O prefeito reforça a importância dos caxienses permanecerem em casa para evitar a disseminação da doença.
“Quero tranquilizar a população. Nós conseguimos conscientizar a todos da real necessidade de todos ficarmos em casa e, consequentemente, trabalhar para que essa pandemia não possa ser disseminada. Nós vamos conseguir barrar de vez, mas para que isso aconteça, fique em casa, e respeite as normas da OMS”, ressalta Fábio Gentil.
fotos e fonte: Ascom/PMC