segunda-feira, 18 de maio de 2020

Catulé pede que autoridades municipais endureçam a politica de isolamento social que vigora em Caxias 


Na segunda sessão ordinária remota realizada nessa segunda-feira (18), em que a pauta dos trabalhos versou novamente sobre o combate à pandemia do novo coronavírus no município, o presidente da Câmara Municipal de Caxias, vereador Catulé (Republicanos), defendeu que as autoridades sejam mais enérgicas com o cumprimento das medidas de isolamento social disseminadas através de vários decretos assinados pelo prefeito Fábio Gentil (Republicanos). "Cheguei agora há pouco da zona rural, onde passei o fim de semana, e o que vi foram muitos comércios abertos, indústrias funcionando e muitas, mas muitas pessoas mesmo, circulando livremente por Caxias. Parece que nunca houve coronavírus nem isolamento social por aqui. É como se a doença não estivesse entre nós...", comentou logo na sua primeira intervenção ao dirigir a sessão do plenário da CMC.
O presidente revelou em seguida que já conversara a respeito do descumprimento da medida com o chefe do Executivo, ressaltando que a determinação do prefeito agora, a partir das 5 horas da manhã desta terça-feira, 19, é a de que os efetivos de segurança da cidade serão colocados a postos em diversos pontos do perímetro urbano com a orientação de sustar a circulação desenfreada de pessoas, bem como a circulação de veículos da forma como vem ocorrendo.
Catulé disse na reunião que ficou satisfeito ao saber que a prefeitura se prepara para distribuir kits com medicamentos já autorizados pelo governo estadual a pessoas com suspeição de serem portadoras do covid-19, para que tratem com orientação médica em casa. "Contudo, mesmo com os remédios, se nós não seguirmos as normas da OMS, se o povo não obedecer o isolamento social, e se não tomarmos providências para segurar o isolamento, nada disso vai funcionar", ressaltou.
O presidente da Câmara observou que o modo de pensar diversificado das pessoas, sem unicidade de pensamento diante de um problema sanitário tão grave no município, também dificulta as ações governamentais. Ele criticou, por exemplo, a atitude adotada pela Secretaria Municipal de Educação, que convocou seus profissionais a se dirigirem à sede do órgão para receberem a vacina contra a gripe H1N1. "É um contrassenso contra as determinações do prefeito, porque é óbvio que haverá grande aglomeração de pessoas, favorecendo a propagação de um vírus que ninguém, às vezes, nem suspeita que é portador", argumentou.
O vereador destacou depois que o prefeito Fábio Gentil, ao contrário do presidente Jair Bolsonaro, "um maluco" no qual votou na última eleição presidencial e que tem substituído bons ministros a torta e a direito, tem sido incansável em prover a defesa da saúde dos caxienses. "O momento é de combate ao novo coronavírus, que não respeita idade, sexo ou cor das pessoas. Eu acredito nas orientações das autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS), nos infectologistas, mas há muitas pessoas fazendo lives nas redes sociais pregando contra um distanciamento social que, para nós, é obrigatório", frisou.
De dentro do caixão ninguém se reergue
O presidente da CMC explicou depois que a crise maior que a população está enfrentando é a da saúde. Em sua concepção, o mais difícil é assistir-se às filas de caixão divulgadas diariamente nas mídias. "Os que têm problemas no comércio - referindo-se a comerciantes -,eles podem se reerguer, o que não acontece com aqueles que estão dentro dos caixões. Sabemos que haverá, em nossa cidade, muitos comerciantes que não levantarão mais suas portas, porque não têm capital de giro. Mas não tem jeito, temos que dar preferência à saúde, porque aqui nossa conta é alta e regionalizada", assinalou.
Citando o relaxamento que levou o vizinho município de Codó, com menor população que Caxias, a ter números de covid-19 e de mortos por causa da doença bem maiores, Catulé lembrou que em outra cidade vizinha, Timon, a situação está muito bem melhor do que aqui, porque vem seguindo à risca sua política de isolamento social. "O prefeito de lá proibiu até a circulação de ônibus na zona rural", admitiu.
Em que pese a crise que os caxienses estão vivenciando, o presidente da CMC é otimista e acredita que em breve a pandemia ascendente será controlada no município. "Quero dizer a meus pares que hoje também foi um dia em que recebi boas notícias, pois soube de fonte confiável que um grande grupo empresarial irá se estabelecer no Shopping de Caxias e que o grupo Toyota irá instalar uma concessionária no município. Pelo menos três novos empreendimentos estão marcados para acontecer na cidade, e isso será muito para nossa economia", finalizou.
Ascom/CMC 
São João do Sóter registra a primeira morte por Covid-19 

Hospital Municipal de São João do Sóter
A cidade de São José do Sóter registrou a primeira morte por Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do município e pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus - COVID-19 (ver foto abaixo).  
De acordo com informações da pasta, a vítima foi um idosa de 76 anos, que havia sido encaminhada com sintomas graves da doença ontem a tarde para a Unidade de Pronto Atendimento de Caxias (UPA), vindo a falecer por volta das 23h de domingo (19). Foi realizado o teste para Covid-19 e na tarde desta segunda-feira (18) foi confirmado que a idosa testou positivo. Foi informado também que a paciente possuía comorbidades no seu histórico, a mesma era hipertensa. 
Segundo o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus - COVID-19, a família da vitima está sendo monitorada pela Unidade Básica de Saúde. 



Treze prefeitos maranhenses foram infectados pelo coronavírus


A covid-19 também tem infectado vários gestores no Maranhão, que acabam ficando também expostos na condução de seus municípios. Ao todo, 13 prefeitos do estado já foram diagnosticados com a doença. Destes, alguns já estão recuperados, como o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, e o de Tuntum, Cleomar Tema.

O caso mais grave ocorreu com o prefeito de Presidente Juscelino, Magno Teixeira, que chegou a ficar internado em uma UTI do hospital São Domingos, em São Luís, com dificuldade respiratória.
Os casos envolvendo prefeitos também tiveram reflexos na Assembleia Legislativa, já que é comum prefeitos serem parentes de deputados. O prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, é casado com a deputada Daniela Tema. Os dois foram infectados. Nesta semana, a deputada Andrea Rezende anunciou que foi diagnosticada com coronavírus. Ela é tia da prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que também foi contaminada.
Prefeitos diagnosticados com covid-19
Fernando Coelho – Bom Jesus das Selvas
Fernando Teixeira – Cidelândia
Alexandre Lavepel – Conceição do Lago-Açu
Aluisinho do Posto – Esperantinópolis
Erlânio Xavier – Igarapé Grande
Luciano Genésio – Pinheiro
Dídima Coelho – Vitória do Mearim
Luanna Rezende – Vitorino Freire
Cleomar Tema – Tuntum
Magno Teixeira – Presidente Juscelino
Dr. Francisco – Bom Jardim
Plácido Holanda – Santa Luzia do Paruá
Antônio França – Pedreiras
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Live com a DPCA e SETUR será realizada nesta terça-feira 


Conscientizar e alertar a população sobre formas de identificar e denunciar os casos suspeitos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes durante o período de isolamento social causado pelo novo Coronavirus. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) está promovendo ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, campanha que, nesta segunda-feira, 18, completa 20 anos de mobilização nacional.

Além de vídeo e postagens de cards informativos que serão divulgados por meio do instagram @seturmaranhao e do site institucional da secretaria, será realizada nesta terça-feira, 19, às 10h, uma live com a delegada da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA), Adriana Meirelles, que irá debater com o secretário estadual de turismo, Catulé Júnior, sobre as ações que estão sendo desenvolvidas, assim como, orientar a população sobre as diversas formas e diferenças de violência sexual infantil cometidas, entre elas: o abuso e a exploração sexual.

Para entender a diferença, o abuso se configura quando a criança ou o adolescente é submetido por um adulto à prática sexual e satisfação pessoal da pessoa mais velha. Por sua vez, a exploração sexual é quando a criança ou adolescente é utilizada em troca de alguma vantagem financeira ou não, caracterizando uma relação mercantil, como por exemplo, a exploração sexual no turismo, sendo este, foco central de atuação do Programa “Mais Infância, Mais Turismo” no Maranhão.

O secretário, Catulé Júnior, destacou a importância as ações do governo do estado no combate e na conscientização da população para perder o medo de denunciar e se engajarem na luta contra a violência sexual infantil.

“Apesar da grande maioria dos abusos serem praticados por conhecidos, o governo do estado tem como responsabilidade o combate a todas as formas e lugares dessas práticas abusivas com foco nos polos turísticos. Por isso, estamos com ações fortes para coibir esse crime e sabemos que uma das melhores medidas preventivas é levar informação tanto para os setores e instituições que trabalham com a temática como para nossas crianças”, frisou o secretário.

Recomendações

Diante do atual cenário de pandemia da Covid-19, a recomendação é redobrar à atenção em relação aos riscos e vulnerabilidade de casos de violência sexual familiar que as crianças e adolescentes estão sujeitos.

Alguns sinais que são considerados importantes e que podem ajudar a identificar possíveis casos de abuso e exploração sexual estão, muitas vezes, associados à sua mudança de comportamento repentino, distanciamento excessivo, isolamento e manchas decorrentes de agressões pelo corpo.

A coordenadora do programa “Mais Infância, Mais Turismo”, Wanda Bitencourt, enfatizou a importância de a sociedade civil continuar realizando as denúncias por meio do disque 100. “Diante da situação de isolamento social que estamos vivendo, resolvemos fazer alguns cards informativos que serão divulgados nas redes sociais para estimularmos a população continuar a fazer as denúncias de abusos sexuais”, destacou a técnica da Setur.

Como denunciar

Em caso de suspeita, o disque 100 é uma das ferramentas de denúncia anônima disponível, ou ainda, pelos telefones da DPCA-MA, nos números (98) 3214-8667 / 3214-8688. As denúncias podem ser também feitas aos Conselhos Tutelares de cada município.
Dados das ações do Mais Infância, Mais Turismo.

Em 2019, por meio de palestras e seminários em escolas para estudantes do nível fundamental e médio, e blitz em bares, restaurantes, rodovia e meios de hospedagens, o Programa “Mais Infância, Mais Turismo”, sensibilizou mais de 5 mil crianças e adolescentes.

As ações ocorreram nos municípios de Caxias, Timon, Codó, Pedreiras, Imperatriz, Santo Amaro, Atins, Estreito, Tasso Fragoso e, na grande ilha de São Luís, com realização de blitz na Avenida Litorânea e no início da BR-135 até a região da Estiva.

Em 2020, somente nos três primeiros meses do ano, mais de 2 mil pessoas foram sensibilizadas, com ações de conscientização em Vargem Grande, Riachão e Carolina.

A última ação desenvolvida pelo “Mais Infância, Mais Turismo”, antes da pandemia de Covid-19, foi a realização de blitz durante o último dia de pré-carnaval na Avenida Beira–Mar. Na ocasião, servidores da Setur-MA realizaram abordagens informativas em toda extensão do circuito carnavalesco e nos estabelecimentos próximos, dialogando com funcionários, clientes dos estabelecimentos, vendedores ambulantes e foliões. Durante a abordagem foram entregues e colados materiais informativos como cartazes, adesivos e bottons em áreas de fácil visibilidade nos estabelecimentos visitados.

O Programa ‘Mais infância Mais turismo’ é um projeto do governo do estado do Maranhão que, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), tem o objetivo de desenvolver ações de enfrentamento e de sensibilização da população contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, com foco nos polos turísticos maranhenses.

Campanha 18 de maio

Instituído pela Lei Federal 9.970/00, o dia 18 de maio é uma data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida porque, neste mesmo dia, no ano de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta anual da campanha é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Caxiense morre por Covid-19 no Rio de janeiro 

José Nilson Guimarães Brito *1937 +2020  (foto Repasse Informativo)
O comerciante caxiense aposentado José Nilson Guimarães, de 83 anos, morreu na manhã de ontem, 17, vitima da Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. Em Caxias ele residiu e atuou como comerciante nos Três Corações por mais de 25 anos. 

Torcedor do Vasco da Gama, seu Nilson era natural do município de Passagem Franca, mas adotou Caxias como sua cidade natal. Ele era casado com a senhora Dilma Guimarães Vilela e pai de três filhos; Lenilson, Denilson e Valéria. 

“Minha dor é muito grande, mas preciso desabafar e orientar quem possa precisar. Esse pânico e terror faz com que os que mais necessitam se recusarem a ir aos hospitais, a minha perda não me deixa cega ao caos que estão promovendo e a ignorância de não administrar os remédios necessários. Quando convenci meu pai a se internar, seu coração já estava fraco e mesmo no respirador os medicamentos não mais fizeram efeitos. Lutem para que os medicamentos sejam liberados e que o isolamento seja vertical. Vamos lutar”, desabafou a filha Valéria Vilela. 

Em nome do seu afilhado de batismo, Cid Barbosa, o Blog se solidariza com a família do conterrâneo Nilson Guimarães, neste momento de dor e profunda tristeza. 

fonte: Repasse Informativo 
Empresário Bolinha parabeniza o deputado estadual Zé Gentil pela passagem do seu aniversário de 80 anos 

Empresário Bolinha, na foto com o prefeito Fábio Gentil, vereador Catulé e
o aniversariante do dia, deputado Zé Gentil 
Empresário Bolinha (leia-se Madeireira São Francisco) parabeniza o deputado estadual Zé Gentil (Republicanos) pelo seu aniversário natalício. O experiente parlamentar completa 80 anos nesta segunda-feira (18). 

"Sua colaboração ao desenvolvimento do Maranhão, principalmente da sua terra natal Caxias, é uma característica especial deste líder. Parabéns!", disse Bolinha. 
Blogueiro de São Luis sofre acidente ao bater em boi na BR-316 entre Caxias/Timon

Colisão danificou frente do veiculo em que estava Walace e seu irmão Artur 
O bacharel em direito Andreyson Walace Olveira Braga titular do Blog Maranhão de Verdade – que também é uma das páginas mais acessadas do Instagram em São Luís – sofreu um grave acidente na noite deste domingo (17) na BR 316, estrada entre Caxias e Timon.
Walace Braga, também conhecido como “Gordinho do Amor”, colidiu quando dirigia o seu veículo (um gol branco) a caminho de Caxias, onde veio instalar uma funerária – ramo de atuação da família do blogueiro, natural do município de Rosário.
O comunicador estava acompanhado do seu irmão Artur Braga no momento que colidiu em um boi que atravessou a pista escura, na altura do povoado Riachão (3º Distrito de Caxias).
O dono do Maranhão de Verdade sofreu ferimentos leves e foi levado para o Hospital Geral Municipal Gentil Filho, assim como seu irmão, que recebeu uma forte pancada na cabeça e passou por uma tomografia para verificar a gravidade da lesão.
Pela redes sociais, Walace publicou uma foto já no hospital e falou sobre o acidente. “Deus não tira, Ele livra e com esse livramento dá uma lição de vida”, agradeceu.
fonte: Blog do Domingos Costa