terça-feira, 7 de julho de 2020

Saúde de Caxias ganhará suporte de 20 leitos de UTI esta semana nos hospitais Centro Médico e Complexo Hospitalar Gentil Filho 


A Prefeitura de Caxias vai disponibilizar mais 20 leitos de UTI a partir desta semana. Os esforços da administração municipal estão sendo realizados no sentido de dotar a rede municipal de saúde das condições necessárias para o enfrentamento da covid-19, que tem afetado os caxienses.

Os profissionais do Centro Médico, hospital de campanha alugado pela prefeitura, e do Complexo Municipal de Saúde Gentil Filho já estão nos detalhes finais de organização para a abertura dos atendimentos, sendo dez leitos de UTI em cada unidade de saúde, que darão grande suporte à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caxias, que hoje é o Centro de Referência para a covid-19 no município. O Complexo Municipal de Saúde já conta com a tomografia computadorizada, serviço inédito antes inexistente na rede de saúde municipal, que também será utilizado no enfrentamento à covid-19.

“Acredito que esta semana nós já estejamos abrindo leitos. Acredito que com isso vamos dar maior assistência para os caxienses e pacientes de cidades vizinhas. A entrada de pacientes nas UTIs será por meio de regulação”, afirma Lívia Sena, diretora do Complexo Municipal de Saúde.

A Comissão Especial da Câmara Municipal esteve visitando as instalações das duas unidades de saúde e conferiu de perto os trabalhos que estão sendo realizados para bem assistir aos caxienses nesse último fim de semana.

“Estamos trabalhando todos os dias para oferecer o melhor atendimento. Nós vamos começar a disponibilizar as UTIs, já temos os profissionais e os equipamentos. Os leitos serão liberados por regulação. A gente avalia a necessidade do paciente e automaticamente a gente libera o leito”, frisa Pierre Costa, responsável pelas UTIs.

“Recebemos a visita da Comissão de Saúde. Eles visitaram o Complexo Hospitalar Gentil Filho e o Centro Médico, e nesta semana vamos estar com o pleno funcionamento com os 20 leitos exclusivos para covid-19, sendo dez leitos no Complexo Municipal de Saúde e dez leitos no Centro Médico”, frisou Mônica Gomes, secretária adjunta de Saúde de Caxias.
Catulé defende a realização de sessões na zona rural para que todos conheçam melhor o trabalho dos vereadores 


O presidente da Câmara Municipal de Caxias (CMC) e vice-prefeito do município, vereador Catulé (Republicanos), disse nesta segunda-feira (6) que, se os parlamentares da casa quiserem, muito em breve o Legislativo Municipal poderá estar realizando também suas sessões ordinárias nos povoados mais populosos do interior caxiense. "Aqui na sede do município temos as sessões presenciais. Agora, por causa da pandemia do novo coronavírus, as sessões remotas. Então, por que não levarmos nossas reuniões também para a zona rural. Afinal de contas, na zona rural todos temos também eleitores, e é justo que eles também assistam o que fazem e como trabalham os seus vereadores?", indagou.
A manifestação ocorreu durante a sessão remota desta segunda-feira, motivada pelo clima de discussões, positivas a seu ver, que se evidenciaram durante a reunião. Sobre um dos entreveros da tarde, envolvendo parlamentares que apoiam o governo e os que fazem oposição, Catulé definiu que a Câmara de Caxias, no que tange ao combate à pandemia, tem duas comissões, uma permanente, liderada pelo vereador Magno Magalhães (PL) e um provisória especial, chefiada pelo vereador Mário Assunção (Republicanos), embora as duas estejam contribuindo para o levantamento de sugestões que serão oferecidas ao sistema público de saúde como um todo, no intuito de melhorar o atendimento a toda a população sujeita à enfermidade.
"No combate à pandemia, a Câmara de Caxias só tem a defender um lado, que é a população caxiense. Nós não podemos parar nosso trabalho por conta de alguns posicionamentos pessoais. Avisamos, no início, que quem quisesse ficar para trás, que ficasse, porque o legislativo não deixará de oferecer a contribuição que a sociedade caxiense espera dele. Combinamos que a Câmara irá visitar o trabalho que o município de Floriano (PI) esta fazendo contra o vírus, e iremos realizá-la", disse em tom de advertência, sem citar nomes, a alguns parlamentares que se antagonizam dentro do trabalho.
O presidente da CMC aproveitou a ocasião para parabenizar a iniciativa do vereador Repórter Puliça (PL) ao propor que o Sistema Municipal de Segurança, que abrange a Polícia Militar e a Guarda Municipal, não multe os passageiros dos mototaxistas que viajem sem capacete durante esse período de pandemia. "As pessoas têm que se locomover e, de moto, é preciso usar o capacete. Mas, é uma questão de bom senso evitar que os passageiros possam se contaminar com o capacete obrigatório e de uso comum que os mototaxistas são obrigados a levar. Mas importante que o capacete, é o passageiro poder usar a sua máscara", observou.
Ascom/CMC 
Bolsonaro diz estar 'perfeitamente bem' após testar positivo para Covid-19


Globo.com
O presidente Jair Bolsonaro informou nesta terça-feira (7) que seu exame para detectar se está com Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, deu positivo.
O presidente afirmou que chegou a ter febre de 38 graus, mas que, à noite, a temperatura começou a ceder. Relatou também que sentiu mal-estar e cansaço. Ele disse que agora está se sentindo “perfeitamente bem”.
De acordo com Bolsonaro, ele tomou hidroxicloroquina, remédio que vem defendendo como tratamento para a Covid-19.
Irmã Nelzir pede suspensão do uso obrigatório de capacete para passageiro de mototáxi durante pandemia  


A vereadora Irmã Nelzir (Republicanos) deu entrada na Câmara Municipal, nessa segunda-feira (6), em um requerimento que pede a suspensão do uso obrigatório de capacete para passageiro de mototáxi durante a pandemia do novo coronavírus.
A parlamentar alertou, na sessão remota, para o risco de passageiro infectado que, "suado e sem máscara", use o capacete e, este, ser passado junto com o vírus para um próximo passageiro.
"Se fizer isso vai aliviar mais um pouco, pelo menos enquanto a pandemia. Não use o capacete! Deixe somente o condutor da moto, mas que o passageiro seja perdoado, que não venham a multá-lo, para o bem da nossa saúde. Estamos vendo a luta do prefeito e dos vereadores querendo o melhor para o nosso povo", destacou Irmã Nelzir.
Ascom/CMC 
Mario Assunção apresenta primeiras sugestões e critica quem usa a pandemia para fazer politica 


Em seu pronunciamento no pequeno expediente da sessão remota desta segunda-feira (6) na Câmara Municipal de Caxias (CMC), o vereador Mário Assunção (Republicanos), evidenciou o trabalho já realizado nos últimos dias pela Comissão Especial de Vereadores que trabalha contra a Covid-19, assegurando que quem estiver utilizando os problemas da pandemia para fazer política, irá pagar muito caro no futuro.
O vereador ressaltou que o prefeito Fábio Gentil (Republicanos) nem esperou pelo primeiro relatório da comissão, mas mandou logo resolver todas as pendências que os vereadores identificaram em suas primeiras visitas às unidades de saúde que recebem pacientes para tratamento contra a doença.
"Estivemos na UPA, e lá constatamos que há necessidade de serviços de infraestrutura e aquisição de mais equipamentos para o trabalho vir a acontecer a contento. Entretanto, em contato com familiares de pacientes que se encontravam na unidade, a resposta foi que o trabalho estava ocorrendo de forma adequada", disse o parlamentar.
Em sua explanação, Mário acrescentou que a visita ao Complexo Hospitalar Gentil Filho constatou que diversos equipamentos já estão sendo instalados no hospital, de sorte a assegurar tratamento para pacientes da pandemia dentro de poucos dias. Enquanto isso, no hospital de campanha do Centro Médico, o Telecorona, que permite o atendimento de pessoas com suspeita de serem portadoras do vírus de forma remota, o serviço está funcionando normalmente. Já sua UTI, dentro de poucos dias entrará em atividade, assim que for concluída a instalação dos equipamentos que processam oxigênio para seus respiradores, indispensáveis para o tratamento dos pacientes com nível mais grave da doença.
Assunção declarou que o Hospital Macrorregional de Caxias entrou firme no combate à doença, e que possui uma estrutura grande, onde funcionam cerca de 20 leitos de UTI bem aparelhados. Em seguida, apresentou uma amostra do kit de medicamentos que o município disponibilizará nas unidades básicas de saúde e no hospital de campanha Centro Médico.
Ele revelou também que já manteve contato direto com a Organização Mundial de Saúde (OMS), onde obteve a informação de que o uso de cloroquina ou hidroxicloroquina pode ser liberado à comunidade de forma preventiva pelos médicos.
E respondendo à oposição e a colegas descontentes: "O poder público não está parado, mas buscando solucionar problemas. Nós, como vereadores, tanto de situação como de oposição, estamos fazendo nosso papel de fiscalizar e buscar a melhor forma de atendimento à nossa população. Peço que os colegas tenham maturidade política. Não é porque sou o presidente de uma comissão que devo ser dono dela. Presidente não faz relatório. Esse é o trabalho do relator, que todos os demais membros têm que aprovar para o trabalho ir adiante".
Transporte escolar
O vereador Mário assunção aproveitou o momento para revelar que algumas reivindicações de proprietários e motoristas do transporte escolar, prejudicados com a paralisação do serviço por causa da pandemia, devem ser resolvidas até o fim desta semana ou logo no início da outra. "O prefeito Fábio Gentil mostrou sensibilidade a uma solicitação de nossa parte, e também do presidente Catulé e do colega Ximenes (Republicanos). Já estamos cientes de que a Procuradoria Geral do Município encontrou uma forma para solucionar o caso. Afinal de contas, são pessoas que tinham contratos assinados e que ficaram sem receber seus pagamentos por causa da suspensão do serviço durante a pandemia", explicou.
Ascom/CMC 
Morre o dono da Ramaira Festas, vitima da Covid-19


Faleceu nesta terça-feira (07), o senhor Luis, proprietário da casa de eventos Ramaira Festas situada na Rua 31 de Março, no bairro Seriema. 

A sobrinha do empresário comunicou nas redes sociais (ver print acima) o falecimento do senhor Luis, que era conhecido como Luis da Ramaira Festas.

O Blog se solidariza com a família enlutada neste momento de tristeza e dor. 

Mais - A Ramaira Festas é tradicional em Caxias nos serviços de promoção de festas de casamento, aniversário e formatura.