domingo, 23 de agosto de 2020

"Covid-19 Quarta Onda" 


Rosângela da Cruz 
Terapeuta Holísticas e Acupunturista
Ac de Farmácia

TRANSTORNOS E TRAUMAS PSICOLÓGICOS


Há pelo menos cinco meses, milhares de pessoas, não só no Brasil, mas em todas as parte do mundo, foram impactadas com a transformação de suas rotinas de vida, com o surto viral a cargo da Covid-19 – a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), e com a adoção do isolamento social por parte da Organização Mundial da Saúde(OMS), e dos governantes, de grande parte dos estados e municípios do país, em função da pandemia do novo coronavírus, os deslocamentos sociais foram substancialmente reduzidos e a regra passou a ser ficar em casa, toda essa mudança abrupta do cotidiano dos brasileiros, tiveram impacto psiquiátrico inegável sobre os pacientes infectados e seus familiares, como insônia, irritabilidade, como consequência do estresse e da ansiedade, não se deu sem dificuldades e sofrimentos psíquicos diversos, seja o luto pelos planos perdidos, o choque pela restrição da liberdade ou novas angústia advindas de uma realidade desconhecida que estava começando a emergir. Se a primeira onda é hoje em curso, formada pelas demandas clinicas imediatas dos pacientes com Covid-19, hospitalização, ventilação e morte, concentradas principalmente dos pacientes em grupos de alto risco. A segunda traz no seu bojo paralelamente os pacientes com condições urgentes não relacionadas á Covid-19. A terceira virá impulsionada por aqueles com condições crônicas cujos cuidados foram interrompidos. E a “Quarta Onda” incluirá traumas psicológicos, transtornos e doenças mentais principalmente, naqueles que sofreram com o confinamento ou com a perda de familiares. Trata-se a “Quarta Onda” capaz de vergar qualquer sistema de saúde, alertam especialista e autoridades da (OMS são dados apresentados que justificam e que a necessidade urgente do Brasil se precaver deste quadro enquanto há tempo.A previsão não tem nada de brilhante é óbvio que as novas realidades próprias da quarentena tais como: o trabalho Home Office, crianças confinadas e falta de contatos físico com outros membros da família, amigos e colegas; fora a ameaça do desemprego e principalmente o medo de contrair o vírus e ter que se preocupar com pessoas próximas particularmente vulneráveis, pode ter sido extremamente estressante para muitos, especialmente para quem já mostravas sintomas de estresse, ansiedade, depressão.

Temos que ter consciência e preparo para enfrentar esse tipo de exigência do momento, tomando muito cuidado com as nossas rotinas, estabelecendo horários, dormindo e se alimentando bem. 

REFERÊNCIAS: 
1 - correiobrasiliense.com.br 
2 - diariodepernanbuco.co.br
Cesar Sabá intensifica visita a zona rural de Caxias 


O mdbista César Sabá, pre candidato a prefeito de Caxias, passou o último sábado visitando a zona rural. A maratona aconteceu em diversos povoados do 2º Distrito do município. Nas reuniões, que contaram com dezenas de pessoas, era perceptível a atenção dos moradores nas falas de César Sabá e Pedro Barros, pre-candidato a vice-prefeito.”O combustível que nos mantêm firmes nessa caminhada é o abraço das pessoas sempre acompanhado com palavras de incentivo” disse César Sabá, fazendo questão de lembrar que a tentativa de, só agora, recuperar as estradas não vai colar. ”A zona rural têm plena consciência de que esse tipo de atitude é, na verdade, uma tentativa de enganar o homem do campo.No fundo,isso causa é revolta porque só na véspera da eleição as maquinas aparecem” concluiu.
A partir do dia 28, pequenos eventos serão permitidos no Maranhão 

Fiscalização para evitar aumento do contágio contunuarão em todo Estado  
A partir do dia 28 deste mês de agosto, sob decreto e portaria do Governo do Maranhão já publicados no Diário Oficial, estará autorizada a realização de pequenos eventos públicos e privados. Os eventos de médio e pequeno portes continuam proibidos devido à pandemia do coronavírus. 

Os pequenos eventos liberados serão aqueles que não cobram ingressos para a entrada e nos quais os participantes possam ser facilmente encontrados pelo anfitrião, a exemplo de festas de aniversários, jantares, batizados, bodas, casamentos, confraternizações, eventos científicos, inaugurações, lançamentos de produtos e serviços.
Será necessário seguir regras sanitárias específicas, além daquelas de obrigatoriedade geral: uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento de 2 metros e nada de aglomerações. Os eventos só poderão ser feitos com no máximo 100 pessoas. Dependendo do tamanho do ambiente, o número pode ser menor. 
Outras regras
A temperatura de todos os colaboradores e convidados deve ser medida na entrada do evento, com termômetros digitais infravermelhos. As mesas precisam ter distância de dois metros umas das outras. Só pode haver atração musical com até dois integrantes.

Feiras e auditórios
Eventos com stands ou feiras devem montar plantas de localização com fluxo de entrada e saída em sentido único. Nos auditórios, deve haver distanciamento entre os assentos, se possível de pelo menos dois metros. Para assentos fixos, deve haver dois lugares vazios entre as pessoas. Continua proibida a atuação de manobristas de veículos.
Câmara Municipal de Caxias emite nota de pesar pela morte da mãe do vereador Tevi

A Câmara Municipal de Caxias emitiu uma nota de pesar pela morte da mãe do vereador Tevi (PDT). Dona Francisca Cabral Lima morreu na tarde desse sábado (23), aos 83 anos, vítima de infarto. 

Veja abaixo a nota da CMC sobre a morte da mãe de Tevi: 



Mãe do vereador Tevi morre de infarto 


Faleceu na tarde desse sábado (22), vítima de infarto, Francisca Cabral Lima, 83 anos, mãe do vereador Tevi (foto acima). 
A gestora da Unidade Regional de Educação, professora Marciana Bezerra, nora de dona Francisca, informou que ela faleceu em casa.   
O corpo de dona Francisca será sepultado neste domingo (23). 
O Blog envia as mais sinceras manifestações de pesar a família enlutada.