sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Brasil adere a aliança para aceleração da vacina contra a Covid-19 

Governo de São Paulo inicia teste com vacina contra o novo coronavírus 

Nesta quinta-feira (24), o governo federal anunciou a adesão ao Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19 (Covax Facility), ação administrada pela Aliança Gavi e a liberação de cerca de R$ 2,5 bilhões para viabilizar o ingresso do Brasil nesta iniciativa.

Dessa forma, espera-se que o Brasil possa comprar imunizantes para garantir a proteção de 10% da população até o final de 2021, o que permite atender populações consideradas prioritárias.

Com a adesão, será permitido o acesso a nove vacinas em desenvolvimento, além de outras em análise. Com a diversificação de possíveis fornecedores, aumentam as chances de acesso da população brasileira à vacina no menor tempo possível. Caberá à Covax Facility negociar com os fabricantes o acesso às doses das vacinas em volumes especificados, os cronogramas de entrega e os preços.

Com o objetivo de acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a covid-19 a partir da alocação global de recursos para que todos os países aderentes à iniciativa tenham acesso igualitário à imunização, a Covax Facility é uma aliança internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS), Gavi Alliance e da Coalition for Epidemic Preparedeness Innovations (CEPI).

Catulé recebe o secretário Talmir Rosa 


O presidente da Câmara Municipal de Caxias e vice-prefeito, vereador Catulé (Republicanos), recebeu na manhã desta sexta-feira, 25, no seu gabinete de trabalho, a visita do secretário Municipal de Finanças, Planejamento e Administração, Talmir Franklin Rosa Neto.

A pauta do encontro versou sobre a prestação de contas anual que a Prefeitura de Caxias encaminhará ao legislativo municipal, dentro de poucos dias.

Na oportunidade, os dois conversaram também sobre o atual momento político do município, com ênfase para a largada da campanha eleitoral que se evidenciará nas próximas horas.

Tanto o vereador Catulé, como o secretário Talmir, demonstraram que estão em perfeita sintonia para eleger novamente o prefeito Fábio Gentil (Republicanos) e todos os vereadores da sua base aliada.

Kedson Lima registra na Justiça Eleitoral candidatura à Prefeitura de Aldeias Altas 

Kedson Lima com o deputado federal Josimar do Maranhãozinho 

Kedson Lima, candidato do Partido Liberal, confirmou seu registro de candidatura à Prefeitura de Aldeias Altas na Justiça Eleitoral. O nome do candidato já apareceu na manhã desta sexta-feira (25) no Divulgacand, plataforma da Justiça Eleitoral que reúne os concorrentes a prefeituras e Câmaras. Ele terá como vice Marcio Gaido, filiado ao Partido Social Cristão (PSC). 

Essa é a segunda eleição que Kedson Lima disputa o cargo de prefeito do município. Ele é ex-vereador e presidente da Câmara, atualmente não ocupa nenhum cargo eletivo.

Em 2016 Kedson Lima concorreu ao executivo municipal e perdeu para o atual prefeito Zé Reis (Progressistas), ficando em segundo lugar na disputa, com  4.340 votos, o que representou 32,97% do total de votos válidos naquele ano.

Os partidos que compõe a chapa de Kedson e Marcio Gaido também registrou ainda os nomes para o legislativo municipal junto ao TRE-MA, a Coligação é formada pelos partidos CIDADANIA, PSC E PL. 



Familiares comunicam o falecimento de João Bahia 

João Bahia era muito conhecido na cidade por atuar no ramo de serralheria (fabricando portões e janelas) 


Faleceu na madrugada desta sexta-feira (25), o Sr. João Garcia de Sousa Bahia, mais conhecido como João Bahia (foto), muito conhecido na cidade por atuar no ramo de serralheria, fabricando portões e janelas. 

João Bahia tinha 62 anos de idade. Ele foi vitima de complicações respiratórias. O serralheiro parte deixando enlutados viúva, filhos e netos. 

O velório está sendo realizado na Rua Aarão Reis (Pé da Ladeira), residencia da família. O sepultamento será no Cemitério Alto da Cruz. 

O Blog se solidariza com os familiares de João Bahia neste momento de tristeza e dor.