sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Candidato a vereador Sansão Pinheiro denuncia que foi impedido de realizar reunião na zona rural de Caxias 

O candidato a vereador Sansão Pinheiro na escuridão no povoado 
Caiçara. 

O candidato a vereador Sansão Pinheiro (Republicanos) denunciou na noite dessa quinta-feira (12), nas suas redes sociais, que foi impedido de realizar uma reunião de campanha eleitoral por conta do fornecimento de forma proposital da energia elétrica no povoado Caiçara, zona rural de Caxias. 

O postulante a uma vaga na Câmara de Vereadores gravou um vídeo, bastante indignado ele disse que o período da politica do coronelismo já passou. O povoado Caiçara, que faz extrema com o município de Coelho Neto, fica distante da zona urbana de Caxias aproximadamente 94 km. A comunidade da localidade já foi ou ainda é dominada por alguns "medalhões" da politica caxiense. 

Confira mais detalhes no vídeo abaixo. 


Candidato a vereador Junior Barros faz reunião de encerramento de campanha com apoiadores, correligionários e militantes 


O candidato a vereador Junior Barros (nº 33033) convidou todos as seus correligionários, apoiadores e militantes para uma reunião geral de encerramento de campanha. A reunião aconteceu na noite dessa quinta-feira (12), na antiga Fabrica da Alegria, na Avenida Senador Alexandre Costa. 

O evento contou com a presença do candidato a vice-prefeito Paulo Marinho Junior e de mais de 500 pessoas, entre colaboradores, amigos e apoiadores que trabalharam forte levando o nome de Junior Barros como opção para ocupar uma das 19 cadeiras do Legislativo caxiense. 


Mais - Nas ultimas duas semanas o candidato tem intensificado a movimentação pela cidade, com reuniões com eleitores, apoiadores e colaboradores. 

"O trabalho está muito bem-feito, com muitos apoiadores engajados em todos os cantos de Caxias. Todo mundo dedicado, trabalhando bastante e vamos trabalhar até sábado, que é o ultimo dia permitido pela legislação eleitoral", disse Jamerson Barros, advogado e irmão do candidato.  

Assista os videos abaixo: 


Roseana Sarney declara apoio a candidata a vereadora, Taniery Cantalice, em Caxias 


A ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, confirmou o seu apoio a candidata a vereador de Caxias, William Júnior (PV).

Para a política, a postulante a uma cadeira na Câmara de Vereadores é uma pessoa lutadora e gostaria que os eleitores caxienses votassem nela. 

“Tenho uma grande amiga Taniery Cantalice, que é candidata a vereadora de Caxias.Ela é uma mulher lutadora, eu gostaria muito que vocês ajudassem, votassem nela, lutassem por ela, para que ela nos representassem”, disse Roseana (confira no vídeo acima). 

Mais - Taniery Cantalice tenta nesse pleito eleitoral retomar o mandato de vereadora na Câmara Municipal. A campanha eleitoral da ex-parlamentar é coordenada pelo empresário Robério Cantalice, que além de pai é seu principal cabo eleitoral nessa batalha. 


TRE apresenta os números da eleição no Maranhão 


Cerca de 10 mil homens do Exército, das polícias federal, militar, civil e rodoviária, bombeiros e da Marinha vão garantir a segurança das eleições 2020, no Maranhão, cujo primeiro turno ocorre no próximo dia 15 de novembro em todas cidades, entre 7h e 17h.

Os números da eleição no Maranhão foram apresentados em coletiva com o presidente do TRE, Tyrone Silva e o corregedor do TRE, José Joaquim Figueiredo.

Números – No Maranhão são 217 cidades, distribuídas em 105 zonas eleitorais, cujo total de eleitores são 4 milhões 758 mil e 629 (4.451665 – 93,55% com biometria / 306.964 – 6,45% sem biometria). O número total de seções eleitorais é 14.041 em 5.556 locais de votação. Já o número de mesários que trabalharão é 56.164.

Serão utilizadas 16.632 urnas eletrônicas (entre efetivas e de contingência) e funcionarão juntas especiais em 31 cidades e mais 81 postos avançados de transmissão (locais de difícil acesso).

O eleitorado que declarou deficiência é de 26.242 e o que optaram pelo nome social somam 184.

Em São Luís, única cidade do estado em que pode ocorrer 2º turno por possuir mais de 200 mil eleitores – funcionam 6 zonas (1ª, 2ª, 3ª, 10ª, 76ª e 89ª), que somam juntas 699.954 eleitores, distribuídos em 1.824 seções eleitorais de 262 locais de votação. O número de mesários da capital é de 7.296.

Votação – O horário de votação será das 7h às 15h. Das 7h às 10h é preferencial – não exclusivo – para idosos e grupos de riscos. A consulta aos locais de votação pode ser feita pelo site www.tre-ma.jus.br, pelo aplicativo e-título ou pelo número 0800 098 5000.

O TRE-MA informou que vários locais de votação mudaram devido a reformas, mas que neles haverá indicação de para onde mudaram, por isso é importante que eleitores consultem o local e seção de votação com antecedência.

Devido à pandemia, o uso da máscara será obrigatório. A higiene das mãos é fundamental. Aqueles eleitores que apresentarem sintomas da Covid-19 deverão justificar o voto pelo aplicativo e-título em até 60 dias após o pleito, anexando documento comprobatório.

Julgamentos – Sobre os julgamentos de registros, presidente e corregedor informaram que foram recebidos 20.790 pedidos, dos quais 789 para prefeito, 804 para vice-prefeito e 19.197 para vereador. Destes, 19.479 estão deferidos, 109 deferido com recurso, 408 indeferidos com recurso, e 44 pendentes de julgamento. Concorrem à reeleição 1.063.

A maioria dos indeferimentos tem como causa a ausência de requisitos para registro (661), 127 por indeferimento do partido e/ou coligação e 51 em razão da ficha limpa.

Por se tratarem de eleições municipais, o TRE-MA julga os registros apenas em grau de recurso, dos quais subiram das zonas 546 processos e restam para serem julgados 233, até esta data.

Foto: Divulgação

SSP-MA emite Portaria que proíbe venda de bebida alcoólica das 00h as 22h do dia da eleição  


A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP/MA) publicou nesta quinta-feira (12) uma Portaria Nº 1039/2020 que detalha medidas e sanções a serem aplicadas em caso de desobediência sobre a Lei Seca Eleitoral, que entra em vigor a partir das 00h00min e vai até as 22h00min do dia 15 de novembro (domingo).

A Portaria, publicada no Diário Oficial do Estado, vale para os 217 municípios. A partir de sua vigência até o período em que a Lei estiver em vigor, fica proibida a venda, a distribuição, o fornecimento e o consumo de bebidas alcoólicas.

O descumprimento da Lei Seca caracterizará crime de desobediência, conforme artigo 347 da Lei nº 4.737/1965, que institui o Código Eleitoral.

Clique AQUI e confira a íntegra do documento.