terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Nosso Centro: Casarões da capital maranhense ganham colorido especial

Lançamento oficial da primeira fase do projeto aconteceu nesta terça-feira (2).

Para a execução do "Cores da Cidade", o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Cultura (Secma) em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), realizou nesta terça-feira (2) o lançamento oficial da primeira fase do projeto, que vai oferecer serviços de pintura e melhoria de fachadas em 31 imóveis particulares do Centro Histórico da capital maranhense. Como parte das ações do programa "Nosso Centro", as ruas centenárias de São Luís ganharão um colorido especial nos próximos meses.

O lançamento do projeto Cores da Cidade aconteceu com a visita dos secretários de Estado Anderson Lindoso (Cultura) e Catulé Júnior (Turismo), onde verificaram de perto o início dos trabalhos em casarões localizadas nas ruas Padre Antônio e Oscar Galvão, duas das oito vias que receberão intervenções na primeira etapa do projeto.

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, o projeto Cores da Cidade é mais um aliado na preservação e dará um brilho especial ao turismo maranhense. “O Centro Histórico é uma área que desperta interesse de todos os visitantes que chegam no Maranhão e essa ação promovida pelo o Governo do Estado do Maranhão, tem como objetivo a preservação e revitalização da nossa história e cultura, transmitindo a identidade do povo maranhense e renovando o sentimento de pertencimento dos moradores do local”.

De acordo com o secretário de Cultura, o Cores da Cidade é mais uma ação dentro do programa Nosso Centro que visa revitalizar a área do centro histórico de São Luís. “Nessas ruas nós estamos pintando as casas de particulares, para que elas possam ter mais vida nesse bairro, trazer mais o sentimento de pertencimento e com base nesse trabalho elas possam preservar cada vez mais o nosso patrimônio histórico”, pontuou Anderson Lindoso.



Nosso Centro

Consolidado como o maior pacote de obras e intervenções no Centro Histórico de São Luís, o programa Nosso Centro tem ações em andamento no total de R$ 48,9 milhões.

Nos anos de 2019 e 2020, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por meio do Programa Mais Qualificação e Turismo, qualificou 317 pessoas do Centro Histórico, inseridas no Programa Nosso Centro. Técnicos da Setur estão criando roteiros para serem lançados após as fases requalificação do Nosso Centro.

Como parte das ações do programa Nosso Centro, a Setur lançou em fevereiro de 2020, o App “Maranhão de Encantos”, entregue e disponível para ser baixado no google play e no Apple Store. (baixe já: encurtador.com.br/cBWZ7)

Na plataforma, o usuário escolhe o idioma (português, espanhol e inglês), a cidade que quer conhecer e tem acesso a informações sobre praças, igrejas, casas de cultura, com a opção de dicas de roteiro de acordo com quantidade de dias e região que estará no Maranhão.

Com diversas cidades mapeadas, o app oferece a possibilidade de montar sua lista de locais favoritos a conhecer.

Setur