segunda-feira, 8 de março de 2021

Operação integrada: órgãos municipais fiscalizam estabelecimentos que devem funcionar até às 22h em Caxias

Viaturas utilizadas para transportar as equipes aos locais de fiscalização

Com o aumento de casos do novo coronavírus em todo o estado e município, e das novas medidas restritivas tomadas pelos decretos estadual e municipal, a operação conjunta 002/2021, deu início na noite de sábado (06), aos trabalhos que visa fazer cumprir o decreto estadual 36.264 de 03/03/2021 e municipal 132/2021, de 05/03/2021.

Fazem parte dos órgãos envolvidos: Procuradoria Municipal ; Polícia Militar (2°BPM); Coordenação de Vigilância Sanitária Municipal; Corpo de Bombeiros (5°BBM); Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e Guarda Municipal. A Coordenação da operação é realizada pelo chefe da operação da Polícia Militar, assessorado pela Vigilância Sanitária e com o apoio dos demais órgãos. Os trabalhos tiveram início às 22h e começou pelo Conjunto Cohab na Nova Caxias (MA), onde os proprietários de estabelecimentos foram convidados a fechar os estabelecimentos e dispensar a clientela, onde o único objetivo é conter o avanço da pandemia que já está levando a muitos estados brasileiros ao colapso.

Abordagens aconteceram em diversas localidades  até altas horas

“No momento estamos conscientizando as pessoas sobre o horário e quantidade de pessoas em seus estabelecimentos. No caso, o horário máximo é até às 22h, e o limite máximo de pessoas é de 50 pessoas, dependendo do estabelecimento, 4 pessoas por mesa. E, estamos seguindo o Decreto estadual”, lembra Bruno Barros, representante da Vigilância Sanitária.

“As pessoas ficam surpreendidas pela operação, mas as pessoas estão atendendo as determinações. Levando em consideração que hoje a saúde nos repassa, esse tipo de aglomeração aqui influencia para que a doença se espalhe mais rápido. Então, quanto menos pessoas nas ruas menos contato e, vai evitar que os leitos fiquem superlotados”, lembra Sub Inspetor Magalhães, Guarda Municipal.

“A Polícia Militar está realizando a Operação Integrada com os órgãos de saúde e segurança. Nós iremos fiscalizar os decretos, começamos na sexta-feira. E, contamos com o apoio de todos. Pedimos o apoio da comunidade, que a população possa colaborar e que a gente possa diminuir essa onda de infecção da covid-19”, pede Major Ricardo Almeida, Comandante da PM.

Decreto

Estabelecimentos foram alvo de fiscalização rigorosa para garantir cumprimento de decreto

Com base nos trabalhos do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo coronavírus, além de diálogo amplo com a sociedade, a Prefeitura Municipal suspendeu, no período de 05 a 14 de março de 2021, a autorização para a realização de eventos públicos e privados, exceto aqueles considerados de pequeno porte. Pelo que dispõe o Decreto, eventos públicos e privados de pequeno porte, aqueles que não excedam o número de 50 (cinquenta) pessoas, para os quais não haja cobrança de ingressos, assim compreendidos festas de aniversários, batizados, bodas e casamentos.

Estão vedados também, independentemente do número de pessoas, as reuniões e eventos em geral, a exemplo de shows, jantares festivos, inaugurações, sessões de cinema, apresentações teatrais, confraternizações, eventos científicos e afins, inaugurações, bem como lançamentos de produtos.

Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes e estabelecimentos similares bem como lojas de conveniência e depósitos de bebidas só poderão funcionar até às 22h, com lotação máxima de 50 (cinquenta) clientes, sendo apenas 04 (quatro) pessoas por mesa, observadas as medidas sanitárias e de distanciamento.

Publico que ainda estava nos estabelecimentos teve que se retirar durante as abordagens

A operação visitou estabelecimentos ainda no Bairro Mutirão e em outros bairros da cidade nesse sábado (06). Os integrantes da Operação Integrada solicitam aos proprietários de estabelecimentos que tenham a consciência de respeitar o horário de funcionamento, pois esta medida também mostra o quanto estamos preocupados com a saúde das pessoas. O objetivo é gerar a conscientização de que todos precisam estar unidos para enfrentar o inimigo invisível comum, que é o novo coronavírus, e uma das formas mais eficazes é o distanciamento social, o uso de máscara e higienização das mãos constantemente. Um dos usuários de uma estabelecimento na Cohab destacou.

Os trabalhos de fiscalização serão intensificados até o próximo dia 14 de março, onde todos os caxienses com estabelecimentos propensos a juntar pessoas, são convidadas a contribuir com as medidas preventivas de enfrentamento à Covid-19.