Anvisa irá se manifestar nesta noite sobre pedido do Governo do MA para importação da Sputnik V
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) marcou para hoje (26), às 18h, uma reunião extraordinária da diretoria colegiada para avaliar os pedidos de estados e municípios para importação da vacina Sputnik V, usada na imunização contra a Covid-19.
Um dos pedidos foi feito pelo Governo do Maranhão, que solicitou autorização do órgão para importar 4,5 milhões de doses da vacina russa produzida pelo Instituto Gamaleya.
Na semana passada, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar determinando que a Agência emitisse parecer referente à solicitação feita pela gestão Flávio Dino (PC do B).
No pedido, o Maranhão justificou que a Sputnik V já foi submetida a vários testes que comprovaram sua eficácia e segurança contra a Covid, sendo utilizada em mais de 50 países, inclusive da América Latina.
A petição também cita o estudo sobre a eficácia de 91,6% do imunizante, publicado pela revista científica internacional The Lancet.
O Estado afirma que a exigência de documentos pela Anvisa para análise do pedido de uso e importação da vacina Sputnik V não tem amparo na própria regulamentação da agência (RDC 476/2021).