Ex-secretario de Infraestrutura de Caxias explica em carta aberta os motivos de sua exoneração do cargo
Carta aberta aos caxienses
Irmãos, sou um caxiense apaixonado por nossa terrinha, só saí daqui para estudar e me formar, e como muitos outros filhos da Princesa do Sertão logo retornei para trabalhar por nossa gente. Uma missão difícil, mas que foi dada por Deus, e eu espero tê-la cumprido a rigor.
Por meio desta carta, quero agradecer primeiramente a Deus por me ter dado a oportunidade de desenvolver minha profissão de engenheiro frente a uma pasta tão importante, que é a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA), onde agi com amor e dedicação.
Em segundo lugar, agradeço à minha família, minha base, por sempre me apoiar e me ceder para tal missão. Sou grato ao meu amigo Fábio Gentil, por me ter dado a oportunidade de voltar a Caxias, e mais ainda por ter confiado a implantação de tantas obras importantes que ficarão na história da nossa cidade.
Esta carta também é dedicada a vocês, que escolheram esta terra para amar e viver, e que acompanharam minha dedicação e empenho para desenvolver ainda mais nossa cidade por meio de obras estruturantes. Agradeço o respeito de todos vocês e por isso, sinto-me na obrigação de comunicar que estou deixando o cargo de secretário municipal de Infraestrutura por motivos de saúde.
É de conhecimento de todos que recentemente passei por um momento delicado na minha saúde. Em setembro, passei por uma cirurgia na coluna e este ano fui levado à prova ao ser infectado, entubado e submetido ao ponto mais crítico dessa doença devastadora, que é a Covid-19. Fisicamente estou me recuperando bem, mas psicologicamente ainda não me recuperei o suficiente, e preciso de mais tempo para ficar junto da minha família, e por rigorosa orientação médica tenho que descansar um pouco e me cuidar.
Depois de muitas reflexões e recomendações, decidi me afastar dos trabalhos da Secretaria. Afinal, permanecer neste cargo sem dar total atenção a todas as responsabilidades que me competem não seria honesto da minha parte com a cidade, tão pouco com cada pessoa que aqui decidiu construir sua vida e que sempre confiou no meu trabalho à frente da SINFRA. Contudo, permaneço neste governo, pois confio no trabalho que está sendo realizado e nos projetos futuros que estão sendo pensados e planejados para Caxias sob o comando do prefeito Fábio Gentil.
Agradeço a cada um que esteve torcendo pela minha recuperação, e que orou e rezou pela minha vida, para que eu pudesse está aqui hoje e cumprir uma nova etapa da missão que Deus me deu. Jamais esquecerei das rodas de oração na frente do hospital, das queridas varredeiras que todos os dias paravam o trabalho para fazer uma oração, e não esquecerei das milhares de mensagens que recebi e que ainda não consegui responder todas.
Agradeço também aos meus parentes, amigos, colegas de trabalho e em especial a minha família: minha esposa Márcia, meus filhos Álvaro e Adriano, minhas noras Taísa e Meire, minha netinha Luísa, minha mãe Lenita, meus irmãos, minha sogra e todos os meus cunhados.
Meu muito obrigado aos colegas secretários e secretárias. Agradeço por todos os momentos e todas as ações maravilhosas realizadas e compartilhadas com vocês. Tenho orgulho de ter participado deste capítulo da história de Caxias. Estou saindo com a consciência tranquila por ter deixado grandes obras para os caxienses.
Obras que me fazem recordar a cidade antes desta gestão, e perceber que construímos um capítulo de crescimento para Caxias e toda a sua população. Eu não poderia deixar de destacar algumas delas, tais como: Mirante da Balaiada, Praça da Chapada, Complexo Hospitalar Gentil Filho, Praça da Bíblia, ponte do bairro Luísa Queiroz, os calçamentos das Vilas São José e Beira Rio, Escola da Vila Paraíso, além da iluminação em led de diversas ruas das zonas urbana e rural da cidade.
E por fim, agradeço o empenho de todos que fazem a SINFRA, os secretários adjuntos Antônio Reis, Gentil Neto, Adriano, José Cláudio e Alberto Simão (Betinho). Agradeço também a parceria dos vereadores atuais e os que ocuparam a Câmara Legislativa nos últimos 4 anos. Desejo de coração, que todos tenham uma jornada abençoada e sucesso.
Amor por Caxias, tenho a certeza de que é aqui que quero viver pelo resto dos meus dias.
Muito obrigado! Que Deus nos abençoe e nos proteja.
Eng. Civil Murilo Novais
Carta Aberta à Imprensa
Senhores e senhoras da imprensa caxiense!
É com muito respeito que comunico a vocês a minha saída da Secretaria de Infraestrutura de Caxias (SINFRA). Porém, continuarei no governo, apoiando esta gestão que muito tem a fazer pela nossa cidade.
Vocês sabem que passei por um quadro crítico de Covid-19, inclusive noticiaram meu afastamento. Recuperei-me, voltei bem fisicamente, mas por orientação médica, preciso descansar. Por todas as grandes responsabilidades que competem ao cargo de secretário, minha questão de saúde pode interferir no meu desempenho à frente da pasta.
Quero agradecer, a cada profissional da imprensa, pelo apoio e pelas críticas construtivas, que tanto foram úteis para nos manter no caminho certo rumo ao desenvolvimento de Caxias e bem-estar da população. Sou grato pela deferência e respeito de todos vocês e mais ainda por terem mostrado aos telespectadores, ouvintes e leitores, de forma imparcial, os avanços na infraestrutura de Caxias.
Agradeço por terem reconhecido o grande valor do Mirante da Balaiada, do Complexo Hospitalar Gentil Filho, além do nosso esforço para manter a cidade limpa e propiciar um trânsito mais seguro a população. Graças a competência e parceria dos meus secretários adjuntos Adriano, Gentil Neto, José Cláudio, Antônio Reis e Alberto Simão (o Betinho), fizemos um grande trabalho.
E por terem valorado o empenho e compromisso do meu grande amigo e prefeito Fábio Gentil. Sem suas ideias e visão de futuro, nada do que foi feito seria possível, por isso, a ele dispenso grande admiração. Desejo toda sorte do mundo e sabedoria ao Fábio, para que continue desenvolvendo uma Caxias melhor para todos, pois sei que a cidade está em boas mãos.
Por fim, desejo a todos vocês independentemente da função que exercem e do veículo que representam, muita saúde e criatividade nos textos, imagens, locução, apresentação e em toda a rotina diária em mostrar para o Maranhão e para o mundo o melhor da nossa terra, da nossa gente, e os avanços que tivemos e que ainda teremos.
Um abraço cordial,
Murilo Novais