sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Legislativo caxiense retoma atividades após recesso  

A Câmara Municipal de Caxias (CMC) retomou suas atividades legislativas na manhã dessa quarta-feira, 4 de agosto, após o recesso semestral nos trabalhos parlamentares da casa. Ao abrir a sessão ordinária, reiniciando a primeira sessão legislativa do parlamento caxiense, o vereador Teódulo Damasceno de Aragão (PP), presidente do poder, ensejou votos de boas vindas aos parlamentares que participaram da reunião, deixando claro que espera dar continuidade ao bom trabalho realizado no primeiro semestre do ano, em que pese as dificuldades que a casa teve que enfrentar para manter seu funcionamento, por causa dos empecilhos gerados pela pandemia do covid-19 em Caxias.

“Realizamos 14 sessões ordinárias no primeiro semestre, e esses encontros não foram poucos, se considerarmos os muitos problemas que tivemos enfrentar para manter o legislativo municipal funcionando. Na verdade, foi um esforço que poucas casas legislativas tiveram, porque aqui funcionários estiveram infectados e até um colega de bancada veio a óbito, assim como vários amigos e autoridades em frequente contato com a casa. Espero que os colegas tenham aproveitado as férias e estejam prontos, prontas, para retomarmos nosso trabalho, que visa, acima de tudo, legislar para os interesses da nossa comunidade caxiense, ajudá-la a se reerguer dos efeitos negativos dessa crise sanitária que, embora mais atenuada, ainda está entre nós”, ressaltou Teódulo Aragão, na oportunidade, lembrando que toda a comunidade caxiense deve continuar respeitando os protocolos sanitários contra a pandemia e a comparecer, quando chamados por faixa etária, aos postos de vacinação.

Expediente do dia

Em seguida, sete vereadores protocolaram reivindicações à mesa diretora da CMC, durante a leitura do  expediente da sessão, pelo primeiro secretário, vereador Professor Chiquinho (Republicanos). O vereador Daniel Barros (PDT), que participou de forma remota, requereu do Poder Executivo a instalação de  quatro lombadas na rua de Cajueiro, no bairro Seriema; duas lombadas na rua Ernesto Geisel, no bairro Salobro; e calçamento em piso intertravado e completa substituição da iluminação pública nas ruas do bairro São Pedro.

Por sua vez, o vereador Charles James (Solidariedade) reivindicou ao Executivo substituir a iluminação pública tradicional, por iluminação de led, nos povoados Centro das Cabeceiras, Cabeceira dos Cavalos, Passagem da Ema, Mimoso e São Pedro, localizados no 3º Distrito do município, requerendo ainda iluminação pública com lâmpadas de led no bairro Pirajá, abrangendo o perímetro que vai da sede do Corpo de Bombeiros de Caxias ao retorno da estrada para o Município de São João do Sóter, assim como em toda a extensão da avenida da Coheb, que necessita também de sinalização e operação tapa-buracos, desde ao bairro Vila Alecrim até à Br-316. O vereador Thyago Vilanova (Avante) pleiteou a recuperação asfáltica das vias do antigo bairro Olho d’Água, hoje engajado ao centro de Caxias.

A vereadora Cynthia Lucena (PP) postulou o envio de ofício da Câmara Municipal à Secretaria Municipal de Assistência Social, no sentido de que o órgão implante um centro da juventude no povoado Brejinho, no 2º Distrito, indicando ainda que a Secretaria Municipal Adjunta de Trânsito e Transporte proceda a interdição da avenida Rodoviária, no bairro Volta Redonda, no horário das 6 às 9 horas e das 16 às 20 horas, para proteção aos desportistas que utilizam o local, e que a Secretaria Municipal de Infraestrutura realize a implantação de uma via de ciclismo na avenida que dá acesso ao Conjunto Vila Paraíso.

Torneirinho, vereador do PV,  reivindicou à Prefeitura de Caxias a recuperação e o asfaltamento  da rua da Baixinha, no bairro do mesmo nome; cabendo ao vereador Antônio Ramos (Republicanos) solicitar providências para o calçamento da Primeira Travessa 24 de dezembro, recuperação asfáltica, meio-fio e sarjeta nas ruas 24 de dezembro, São João e adjacências, no bairro Seriema, bem como a implantação de redutores de velocidade em frente à praça José Medeiros, no bairro Ponte; e, ao vereador Júnior Barros (PMN), solicitar a recuperação asfáltica e operação tapa-buracos, no Conjunto Residencial Eugênio Coutinho, e conserto na iluminação pública da rua Aluízio Lobo, às proximidades da igreja de Santa Rita de Cássia, no bairro São Francisco.

Para apreciação, com o objeto de aprovação dos parlamentares, entrou em pauta o Projeto de Decreto Legislativo Nº 001/2021, Processo Nº 028, de autoria da vereadora Cynthia Lucena, dispondo sobre a outorga de título de cidadania honorária caxiense ao coronel da PMMA Maria Augusta de Andrade Ribeiro; e o Projeto de Lei Nº 025, Processo Nº 027, de autoria do vereador Júnior Barros, dispondo sobre a denominação de praça pública localizada no Conjunto Residencial Eugênio Coutinho, a ser designada Praça Talmir Franklin Rosa Neto.

Pequeno Expediente

Primeiro semestre teve saldo positivo

         Com oito oradores inscritos, o pequeno expediente da sessão transcorreu em clima de tranquilidade, com os parlamentares aproveitando o espaço para ressaltar o trabalho desenvolvido pela casa no primeiro semestre e, em especial, para parabenizar a atuação do presidente Teódulo Aragão na condução dos trabalhos, notadamente pelo apoio que o mesmo dispensou à atuação de todas as comissões permanentes do parlamento, onde as de saúde e de segurança tiveram participação mais destacada, face às demandas da comunidade que chegaram ao legislativo no período.

Usando da palavra, o vereador Torneirinho (PV) rogou a Deus para a Câmara continuar coesa no segundo semestre de seus trabalhos, afim de que os parlamentares possam buscar metas e melhorias para a comunidade. Ele destacou que no primeiro semestre foram votados projetos de lei históricos, que só beneficiaram a cidade, principalmente as pessoas da zona rural. Depois, teceu elogios à atuação do prefeito Fábio Gentil (Republicanos), que em novo ciclo de trabalhos já pôs em andamento a Operação Blitz Urbana (Cidade Limpa), promovendo operações de limpeza pública e de natureza infraestrutural na cidade, e anunciou a vinda do secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, a Caxias, para entregar 11 viaturas policiais, fruto de reivindicações da Comissão de Segurança da CMC e do efetivo de segurança local, e instalar uma nova delegacia de polícia civil, no Parque da Cidade, para enfrentar os crimes de homicídio e de narcotráfico.

Sucedendo o colega, Luís Lacerda (PCdoB), após elogiar seu trabalho à frente da Comissão Permanente de Segurança, mostrou preocupação com o relaxamento de muitos caxienses diante da pandemia. Como membro da Comissão Permanente de Saúde da casa, o vereador advertiu que ainda não é hora da população relaxar com os protocolos sanitários, tanto mais porque já se sabe que a variante Delta está chegando e contaminando rapidamente.

Segundo Lacerda, outro fato importante para Caxias será a reativação do INSS da cidade, fruto de sua iniciativa junto ao deputado federal Cléber Verde, que muito em breve virá ao município trazer a boa nova aos usuários do órgão fechado por interdição do Corpo de Bombeiros, face às péssimas condições físicas do prédio próprio em que foi instalado no centro de Caxias, na avenida Otávio Passos.

O vereador Darlan Almeida (PL) também se manifestou, reconhecendo o bom trabalho que a Casa realizou no primeiro semestre. No seu entendimento, o presidente Teódulo Aragão tem feito um esforço admirável para conduzir o legislativo. Depois elogiou o prefeito Fábio Gentil, por atender a muitos dos seus requerimentos, como foi o caso da reforma da escola pública do povoado Malhada da Areia, no 3º Distrito, uma reivindicação que fizera na legislatura passada.

Destacando a viagem que fez à cidade de São Paulo, durante o recesso, na qual participou de uma situação de emergência com uma pessoa na capital paulista, Darlan relatou a inusitada dificuldade para um paciente receber assistência médica na maior cidade do país. “Fomos a várias unidades públicas de saúde, em São Paulo, e sempre não era possível receber atendimento. Nossa saúde, aqui em Caxias, pode não estar ótima, mas, com certeza, está muito melhor do que muitas cidades do país, porque dispomos de várias unidades básicas de saúde atendendo nossa população, de segunda a sexta-feira, até às 22 horas. Na maior cidade da América Latina, todo atendimento tem de ser agendado”, ressaltou o parlamentar.

Thyago Vilanova (Avante), ao se manifestar, teceu elogios à Operação Cidade Limpa, que está em realização por órgãos da Prefeitura de Caxias. Ele parabenizou a iniciativa do prefeito Fábio Gentil, mas reivindicou verbalmente ao chefe do Executivo que esse trabalho venha a ser estendido a todos os bairros periféricos caxienses.

Pedindo também a palavra, a vereadora Ângela Machado (PTC) classificou como sucesso a campanha Vacina Caxias, levada à cidade pelo colega vereador Teódulo Aragão, o qual, assessorado por sua equipe, conseguiu vacinar mais de 22 mil pessoas nos últimos dias. Para a vereadora, outro trabalho inusitado do vereador, que certamente será outro grande sucesso, será a festa que bancará para homenagear, pela primeira vez, os pais caxienses, no próximo domingo, 8.

A vereadora voltou a insistir que é necessário o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas do município, observando que praticamente já não há mais restrição para nenhuma atividade com a vacinação em curso no município. “Eles são os mais prejudicados. Daqui a seis meses, se nada for feito, as crianças estarão dois anos fora da escola”, advertiu.

Ângela Machado pediu também a atenção do prefeito Fábio Gentil, da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Ximenes, para a reabertura dos equipamentos dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), dos Centros da Juventude, dos Centros de Idosos e dos Centros de Convivência, para que os usuários retomem atividades, oferecendo, assim, a oferta de emprego para os trabalhadores de Caxias, sob a argumentação de que a Secretaria da Mulher já saiu na frente, mas porque também tem muita gente passando fome no município, por causa da pandemia.

Para a vereadora, já é hora também das feirinhas serem retomadas na cidade, guardados os protocolos sanitários, e que as pessoas continuem se vacinando, inclusive retornando para tomar a segunda dose.

Participando do expediente, a vereadora Cynthia Lucena (PP) iniciou suas palavras tecendo agradecimentos à empresa Citèlum, que cuida da iluminação pública no município, por atender a sua reivindicação em favor da comunidade do povoado Centro da Lagoa, no 1º Distrito. A parlamentar comunicou, no entanto, que na data já estava fazendo outra solicitação à mencionada empresa, desta feita, solicitando iluminação pública para o povoado Barcelona, também no 1º Distrito.

Cynthia elogiou depois o prefeito Fábio Gentil, pela criação do programa Prouni Municipal, que vai permitir acesso à classe estudantil mais carente no sistema universitário caxiense privado. E deu boas vindas ao novo secretário municipal de Infraestrutura, engenheiro civil caxiense José Miguel Lopes Viana, para ela, um grande profissional, que já ocupou o cargo e foi vice-prefeito da cidade, sempre empenhado em fazer o melhor por Caxias.

A vereadora também fez elogios ao trabalho desenvolvido pelo ex-secretário Murilo Novais, que deixou o cargo por razões de saúde, após quatro anos e meio ter participado da gestão de Fábio Gentil. Para ela, o engenheiro Murilo Novais é um exemplo de pessoa ética e de técnico competente, que esteve a serviço do município.

Ao encerrar sua participação, a parlamentar relembrou as denúncias que já fizera em sessões passadas contra o atendimento na Casa de Saúde e Maternidade de Caxias. Ela informou que nem pretendia falar nada contra a empresa, mas acentuou que não podia ficar calada ao saber que uma pessoa veio da zona rural de Caxias doente, e lá, na Casa de Saúde, não foi atendida. Sob a justificativa de que a cidade está quase toda vacinada, Cynthia também acompanhou a argumentação de muitos colegas, pedindo o retorno das aulas presencias na rede municipal de ensino.

O vereador Gentil Oliveira (PV) foi outro que se manifestou positivamente, em relação ao trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal no primeiro semestre. “Fiquei satisfeito por participar de uma casa que demonstra que tem voz e vez e foi muito propositiva no primeiro período, apesar das dificuldades criadas pela pandemia”, disse. Depois, elogiou o trabalho que, por sua solicitação, foi realizado pela empresa Equatorial Energia na zona rural do município.

Para o vereador, o prefeito Fábio Gentil também é merecedor de créditos pela gestão que realiza, principalmente após definir no último dia 1º de agosto, a data histórica da cidade, o largo plano de investimentos da ordem de 12 milhões de reais que o município assistirá nos próximos meses, a começar pela Operação Blitz Urbana – Cidade Limpa, que já está em andamento pelos bairros caxienses.

O pequeno expediente da sessão foi encerrado com a participação do vereador Antônio Ramos (Republicanos). O parlamentar justificou à Mesa Diretora os requerimentos que protocolou na data, parabenizando, em seguida, a gestão do vereador Teódulo Aragão, na presidência da CMC, no seu entender, fazendo de tudo para aprovar as demandas da comunidade caxiense que chegam diariamente ao parlamento caxiense.

O vereador também agradeceu ao prefeito Fábio Gentil pelo apoio que tem dispensado às suas reivindicações em favor da comunidade, citando como exemplo o cronograma de obras de transformação de 11 escolas públicas em modelo “João de Barro” – desprovidas do básico para atendimento do alunado da zona rural -, em edificações construídas em alvenaria e equipadas para atender dignamente os estudantes.

A recuperação e melhoria de diversas estradas vicinais no 2º Distrito, que já estão em andamento, também mereceu a aprovação do vereador. Contudo, ele elogiou também o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, a Secretaria Municipal Adjunta de Trânsito e Transporte e a Secretaria Municipal Adjunta de Limpeza Pública, destacando o esforço dos titulares das pastas e seus assessores, na solução das demandas reclamadas pelos caxienses.

Ordem do dia

Ato contínuo, os vereadores apreciaram e votaram as proposições colocadas em pauta na ordem do dia da sessão ordinária, pelo vereador Charles James, sendo aprovadas suas reivindicações para substituição de lâmpadas quentes por lâmpadas de led e podagem de árvores na rua Paulistão (ladeira da Cabana da Serra, no bairro Pirajá, e substituição de lâmpadas quentes por lâmpadas de led na rua da Pedreira, no centro, no trecho compreendido entre o Ginásio de Esporte Governador João Castelo e o templo da igreja Assembleia de Deus, localizado no antigo bairro Pau d’Água.

Antes dos oradores abrirem o grande expediente da sessão, o primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Professor Chiquinho, leu em plenário uma carta despedida do ex-secretário de Infraestrutura Murilo Novais aos parlamentares da casa, que se retirou da gestão municipal por razões de saúde, evidenciando o trabalho que promoveu ao longo de quatro anos e meio no município, e agradecendo o apoio que sempre lhe foi dispensado pelos vereadores e vereadoras caxienses.

Grande Expediente

Apoio aos agricultores

O grande expediente da sessão transcorreu com a participação de três vereadores inscritos: Charles James, Júnior Barros e Durval Júnior.

O vereador Charles James foi o primeiro a discursar na tribuna, direcionando suas palavras para os agricultores caxienses. Ele iniciou por parabenizar a todos os agricultores do município, pelo transcurso da data da categoria, no dia 28 de julho passado, ressaltando que, infelizmente, há muito que se fazer pela agricultura caxiense, para as pessoas que estão lá na roça e que trazem alimentos, o movimento do comércio e, na maioria das vezes, passam esquecidas.

O vereador do Solidariedade expressou sua admiração aos homens e mulheres que fazem de sua vida, da terra, não somente plantas, mas também sonhos e realizações. Na sua concepção, em sonho, eles não só plantam os alimentos, mas também constroem os sonhos de outras pessoas, nos quais, entra sol e sai sol, estão trabalhando incansavelmente por suas famílias, e na maioria das vezes não são reconhecidos pelos seus trabalhos.

Charles James enfatizou, em seguida, que estava ali para dizer a cada agricultor caxiense da sua disposição para lutarem juntos, trabalhar, em prol de uma Caxias melhor e de uma zona rural diferenciada, onde o homem do campo tenha sempre acesso à Secretaria Estadual de Agricultura e também à secretaria Municipal de Agricultura.

Reportando à posição da colega vereadora Ângela Machado, que momentos antes apoiara o retorno do programa Feirinha da Gente, ele endossou suas  palavras, embora lembrando que a pandemia ainda não acabou, porque o Maranhão já possui a variante delta, sendo necessário lutar, para vencer-se a cada dia, e os feirantes são as pessoas mais fragilizadas, as mais penalizadas, com o que está acontecendo em Caxias.

Depois, encampou também a ideia defendida por outros colegas, para retorno das feirinhas de fim de semana na cidade, e se possível estendê-la em modo de rodízio para os bairros, já que a mesma apenas tem sido realizada no centro, e se torna, por isso, no seu entendimento, um evento mais voltado para as classes privilegiadas da cidade. Segundo ele, o rodízio nos bairros irá diferenciar a quantidade de pessoas que serão assistidas pelo programa, e muitas outras pessoas também poderão participar, levando suas mercadorias.

Irregularidade das sessões

Dizendo se sentir alegre por estar participando da sessão, Charles James, no entanto, admitiu que, às vezes, ficou triste em relação às sessões que não aconteceram na casa.

Ele ressaltou que, como vereador, tem recebido muitas cobranças em relação a isso, por isso, pedia naquele momento aos colegas presentes para que arregaçassem as mangas, trabalhar incansavelmente, pelas estradas, como falou o vereador Torneirinho; pela vacinação, como tem feito o presidente Teódulo Aragão; pela educação e pela cultura, como tem enfatizado o secretário Professor Chiquinho; pela saúde, como tem feito a vereadora Cynthia Lucena, mas todos empenhados em fazer as sessões acontecerem, ressaltando que é no plenário que os parlamentares colocam seus posicionamentos.

Crise reduziu atividades

O orador recebeu aparte do presidente Teódulo Aragão, que na ocasião destacou o fato de já ter ouvido outros colegas falarem a respeito da falta de regularidade nas sessões da presente legislatura. Rechaçando a argumentação de James, o presidente expôs que o colega talvez não tenha levado em conta os muitos problemas que Caxias tem enfrentado com a pandemia, demonstrando que o legislativo caxiense, a bem da verdade, realizou muito mais que outras casas legislativas do país, mesmo pressionado e impedido pelos efeitos danosos da crise sanitária que se abateu sobre o município. Para ele, o colega se esqueceu que nos primeiros meses do ano praticamente nada funcionava a contento na cidade.

Ele lembrou dos problemas que cercaram a casa com a identificação de funcionários infectados e até o óbito de um parlamentar, acompanhado da mãe, da justa homenagem que foi oferecida à família do ex-vereador Jerônimo Cavalcante, além do passamento de amigos e de autoridades com estreita ligação à classe política local.

Segundo o presidente da CMC, mesmo com as dificuldades, foram 14 sessões no primeiro semestre, fortalecidas pelo exaustivo trabalho das comissões permanentes da casa, principalmente as comissões de saúde e de segurança, sobre as quais pesou o maior número de demandas da população, mas que souberam corresponder com um trabalho que só elevou a legislatura no presente momento em que o município vivencia sua maior crise sanitária.

Semestre produtivo

De acordo com o vereador Teódulo Aragão, não é cabível, portanto, que se coloque culpa nos pares pela irregularidade dos encontros na casa, e reforçou que as sessões só não aconteceram com mais assiduidade em respeito aos protocolos sanitários e ao estado de calamidade pública que vigorava na região. “Aconteceram momentos em que apenas eu, o vereador Chiquinho e o vereador Durval, estiveram no plenário, enquanto os demais pares trabalhavam remotamente, de suas casas, de seus escritórios, a exemplo do vereador Charles James”, explicou, anunciando que as sessões na CMC serão retomadas às segundas e quartas-feiras.

Com relação aos que reclamam do trabalho que está sendo feito na casa, Teódulo informou que a diretoria da CMC já possui um relatório com as atividades de todos vereadores no semestre, à disposição dos interessados em conhecer o que ora está sendo realizado no parlamento caxiense, porque a casa funciona em clima de renovação.

Professor Chiquinho foi outro vereador a pedir aparte ao orador, concordando com as palavras do presidente, mas, no interesse de esclarecer a população caxiense, dizer que o legislativo do município conseguiu produzir, em meio à crise sanitária, porque construiu uma legislação específica, um regimento interno, para trabalhar durante períodos de crise sanitária e outras calamidades, afim de que tudo que tivesse que ser votado tivesse valor, daí o porquê da Câmara de Caxias ter sido, no primeiro semestre, uma das mais produtivas do Maranhão.

Retomando a palavra, e reconhecendo que a cobrança representava a sua própria inclusão no contexto dos acontecimentos do semestre passado, Charles James parabenizou a escolha do novo secretário de infraestrutura do município, José Miguel Viana, para ele uma pessoa bastante conhecida e com ampla visão dos problemas da cidade, sem esquecer também de parabenizar o ex-secretário da pasta, Murilo Novais, pelo trabalho que fez.

Reivindicações sem atendimento

Falando a respeito da produção dos parlamentares durante o semestre passado, ele demonstrou insatisfação com a falta de atendimento de suas reivindicações à Prefeitura de Caxias. “Ouvi na sessão colegas falarem de suas solicitações atendidas pelo prefeito municipal. Enquanto isso, aprovei 20 proposições, mas até hoje nenhuma foi atendida pela prefeitura.

O vereador Charles James parabenizou o governo estadual, especialmente à Secretaria de Segurança Judiciária, que está fazendo o calçamento da rua Edson Vidigal, no bairro João Viana, um dos requerimentos de sua autoria que não foram atendidos, ressaltando a oportunidade de um investimento que era reclamado há mais de 10 anos pela comunidade.

O orador foi aparteado ainda pelos colegas Torneirinho e Darlan Almeida. O primeiro para dizer da grande dificuldade de aprovar projetos importantes na casa, como é o caso do novo Plano Diretor do Município, que já tem uma defasagem de 10 anos, assim como o atendimento de seus requerimentos que são dirigidos ao poder executivo da cidade. O segundo, para evidenciar a  revitalização das feiras livres de Caxias, as quais precisam ser melhoradas para que possam gerar mais renda no município.

Charles James concluiu suas palavras pedindo que os investimentos trazidos para o município, tanto pela prefeitura, o governo estadual, os deputados, sejam todos parabenizados, porque o que está acontecendo em Caxias é que o governo do Estado vem e faz alguma coisa, aparece um deputado e diz que foi ele, a prefeitura também diz que foi ela, e o melhor seria que todos se abraçassem para trabalhar pelo município. Para ele, o individualismo político, em Caxias, só prejudica o povo.

Investimentos na zona rural

Usando o grande expediente, o vereador Júnior Barros (PMN) fez um relato das últimas realizações da gestão municipal, destacando os investimentos do prefeito Fábio Gentil na zona rural. O parlamentar, que visitou povoações na companhia da secretária de governo Amanda Gentil, no fim de semana passado, elogiou a inauguração do sistema de abastecimento de água que ocorreu no povoado Santana, além da escola Armando Neves, no segundo distrito.

Essa escola, que segundo o parlamentar, era uma unidade construída em taipa com recursos próprios do professor De Deus, mereceu a solidariedade do prefeito Fábio Gentil, que a reconstruiu em alvenaria, oferecendo maior comodidade e conforto para os alunos da localidade.

Júnior Barros destacou também investimento do município, a seu pedido, no povoado Pau D’Arco, falou da competência do ex-secretário de infraestrutura do município, Murilo Novais, que deixou o cargo por motivos de saúde, e deu boas-vindas ao novo secretário José Miguel, esperando que ele possa desempenhar à frente da pasta um papel de suma importância para o governo municipal.

O vereador fez também observações sobre o funcionamento da Feirinha da Cidade, objeto de discussão de vários colegas que o antecederam nos discursos da manhã, deixando claro que é equivocado pensar que o empreendimento do centro da cidade seja organizado para os segmentos mais seletos da comunidade, uma vez que conta com um grande contingente de feirantes da zona rural, os quais recebem toda a necessária assistência da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio. Ele acha louvável que o projeto seja expandido para outros bairros de Caxias.

Decisões acertadas

Fechando os pronunciamentos da tribuna, o vereador Durval Júnior (Republicanos), após começar dizendo da honra de estar participando da continuidade dos trabalhos da casa, lutando por dias melhores e para trazer as reivindicações da comunidade, afim de que Caxias possa prosperar, destacou que o município vivencia no momento um pleno acompanhamento da política do governo do Estado.

Segundo ele, o prefeito Fábio Gentil, com sua gestão moderna e muito além dos projetos de outros mandatários que ocuparam o posto no município, toma decisões só vistas nos centros mais avançados do país, utilizando servidores de carreira para auxiliá-lo, como foi o caso da nomeação dos secretários José Miguel Lopes Viana, para a pasta de Infraestrutura, e Mônica Cristina Melo Santos Gomes, para a de Saúde.

“Ambos os secretários, experientes profissionais, sabem o que pode ser melhorado em suas pastas. A secretária Mônica, enfermeira, porque já vivenciou o funcionamento do sistema municipal de saúde, e o engenheiro Zé Miguel, porque já foi vice-prefeito da cidade, também chefiou a pasta, e conhece o que é bom e o que é preciso melhorar”, frisou.

Durval Júnior também parabenizou o vereador Teódulo Aragão, pelo projeto de Vacinação Premiada, levando as pessoas de Caxias a se vacinarem, preparando no nosso hoje, mas pensando também no nosso amanhã. O parlamentar deu evidência também ao trabalho da Comissão Permanente de Segurança do legislativo, presidida pelo vereador Torneirinho, afirmando que a sua luta, assim como dos membros do referido colegiado, é para resolver as demandas da comunidade, face ao sentimento de revolta contra a bandidagem que ameaça tomar conta de tudo em Caxias, uma situação que os legisladores não podem deixar acontecer.

O vereador cientificou o plenário do último encontro que a Comissão de Segurança teve com o secretário de Estado da Segurança Jefferson Portela, oportunidade em que foram informados do lote de novas viaturas policiais que Caxias está prestes a receber, para aparelhar o efetivo policial da cidade.

Ele realçou que, na ocasião, chamou a atenção do secretário sobre o fato de Caxias possuir uma zona rural de grande extensão, que chega a ser três vezes maior do que a do vizinho município de Timon, e de pronto recebeu a informação de que, na segunda etapa de ações para a região, Caxias será contemplada com uma viatura específica para realizar patrulhas nas localidades interioranas.

Em relação ao que o governo do Estado está fazendo na cidade, Durval Júnior observou que o governador Flávio Dino (PSB), sensível para o que é bom, copiou uma ideia do prefeito Fábio Gentil, o calçamento intertravado,  e o está levando a todos os municípios maranhenses. O mandatário estadual inclusive já instalou um fábrica desse tipo de calçamento na Penitenciária de Caxias, pensando numa boa ocupação para os detentos, capacitação profissional e a posterior ressocialização no contexto da comunidade maranhense.

Enfatizando o nível das realizações que estão em processo de instalação pelo governo municipal, o vereador lembrou que nenhuma prefeitura do interior do Estado, até agora, lançou um programa como o Prouni Municipal, para permitir que estudantes caxienses de baixa renda tenham acesso também às escolas superiores privadas da cidade.

E, fechando seu pronunciamento, anunciou que irá recomendar ao prefeito que determine a realização de estudos para a cidade dispor também de um programa de Microcrédito Municipal, através do qual os pequenos empreendedores, feirantes, profissionais de praças de alimentação, possam ser ajudados com crédito, nesse período de dificuldades da crise sanitária, a fomentar feiras livres nos bairros caxienses, gerando renda e dignidade.

No entendimento de Durval Júnior, boa vontade é o que não falta para o prefeito Fábio Gentil. Como exemplo maior, ele citou a construção com recursos próprios do Shopping do Cidadão de Caxias, que vai promover dignidade e retirar os vendedores ambulantes da vida insalubre das ruas.

Ascom/CMC