Brasil fechará fronteiras a países da África
O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, informou que o Brasil fechará, a partir de segunda-feira (29), as fronteiras aéreas para seis países da África por causa de uma nova variante do coronavírus, classificada hoje como “preocupante” pela OMS (Organização Mundial da Saúde). “Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia”, disse Nogueira.
A restrição afetará os passageiros oriundos de África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. Segundo o ministro, a decisão foi tomada em conjunto e será assinada pela Casa Civil, Ministério da Infraestrutura, Ministério da Saúde e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Na sexta-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro disse que fechar fronteiras aéreas por conta da nova variante do coronavírus seria ineficaz neste momento, mas que tomaria medidas racionais. Ao mesmo tempo, senadores e deputados se articulavam para recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), com ações para obrigar o Governo Federal a fazer a restrição do trânsito aéreo.
A lista de países incluídos no bloqueio do Governo federal é similar à divulgada pelo governo dos Estados Unidos, que já decidiu pela restrição.