quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Fábio Gentil e Erlanio Xavier registram chapas 

Os dois candidatos à Presidência da Famem registraram chapa no final da tarde desta quarta-feira. No ato de registro, os dois concederam entrevista coletiva à imprensa.

Erlanio Xavier voltou a criticar duramente a suposta participação do governador em exercício, Carlos Brandão, em favor do seu oponente e disse ter 152 votos.

Fábio Gentil, por sua vez, rebateu o argumento da participação como algo depreciativo. Disse que tem o apoio de Brandão, pela amizade que tem com ele, não por ele ser vice ou por estar na interinidade do governo.

Com relação ao número de votos, Gentil se disse otimista e garantiu que no dia 14 os votos necessários para a sua eleição aparecerão.

“Aprendi que a gente só tem o que mostra, o que o meu adversário mostrou deve ser o que ele tem”, disse ao ser questionado sobre o fato de estar, no momento da entrevista, acompanhado de poucos prefeitos e muitos deputados.

Abaixo, as duas chapas:



Blog do Matias Marinho

São João do Sóter - Pagamento dos servidores municipais com cheque gera insatisfação 

                                                                  (imagem ilustrativa) 

O pagamento referente ao mês de dezembro/2020 de todos os funcionários públicos municipais lotados na Prefeitura de São João do Sóter por meio de cheque deixou indignados representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Município. Hoje, professora Maria José, que ocupa o cargo de vice-presidente do sindicato relatou ao Blog a insatisfação dos servidores que terão que enfrentar filas, em plena pandemia do coronavírus. 

"Os servidores públicos do município de São João do Sóter até ontem estavam sem saber o motivo do atraso do pagamento referente ao mês de dezembro. Quando foi hoje pela manhã a prefeita emitiu um documento e publicou nos grupos se explicando que o motivo do atraso foi por conta do fim do contrato com a Caixa e por essa razão não houve tempo para realização do pagamento creditado em conta e agora vai ser feito por meio de cheque. A prefeita demonstrou uma grande falta de respeito com os trabalhadores, onde os mesmos terão que pegar esses cheques, quando a gente sabe que estamos numa pandemia e de uma certa forma esse tipo de ação provocará aglomerações", disse a professora Maria José. 

A vice-presidente acrescentou ainda que: "Na verdade sequer no seu comunicado a prefeita diz o local onde o servidor deve receber o cheque e o endereço da agencia bancária em que ele (servidor) possa fazer o saque do recurso", pontuou. 

Abaixo o comunicado expedido pela prefeita Josa Silva (Republicanos). 


Fábio Gentil registra hoje, às 17h, candidatura à FAMEM, com Rigo Teles de vice


O prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos), registra na tarde desta quarta-feira (6), sua candidatura à presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famen). O ato que oficializará a chapa está marcado para as 17h, na sede da entidade, na Avenida dos Holandeses, no Calhau.

Fábio Gentil terá como candidato a vice-presidente o prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles (PL). Líder político experiente, eleito deputado estadual cinco vezes consecutivas, Rigo vem somar forças para compor uma chapa de peso, com amplas chances de vitória.

Prefeitos de vários outros municípios maranhenses acompanharão Fábio Gentil à sede da Famem, a fim de tornar o registro da candidatura um ato político expressivo

Flávio Dino passa férias em casa de praia de ex-subsecretário 


O governador do Maranhão, Flávio Dino, passa suas férias na casa de veraneio do ex-subsecretário estadual de Infraestrutura, Ednaldo Neves, localizada no Povoado Arpoador, no município de Tutóia, região dos Lençóis Maranhenses.

A casa de praia de Neves conta com uma área total aproximada de 25.000 m² e possui chalés de altíssimo padrão, UTV’s, quadriciclos, além de uma estrutura luxuosa.

Segundo fontes fidedignas, essa não é primeira vez que Flávio Dino passa as férias no local. Em 2019, a presença do governador foi registrada por lá, que já tem a casa como destino certo.

Além de emprestar a casa para o descanso de Dino, Ednaldo fez parte da gestão comunista, mas logo foi exonerado por suspeita de corrupção em 2016. Mas em 2018, assumiu a extinta Secretaria de Articulação Política.

Neves ganhou espaço no governo devido a eleição municipal de 2012, quando foi candidato a prefeito de São Luís.

À época, atacava diretamente o então prefeito João Castelo (PSDB) e isso teria favorecido Edivaldo Holanda Júnior, que ganhou a disputa eleitoral. Após as eleições, Ednaldo Neves ganhou um cargo na Prefeitura e depois foi chamado para assumir a subsecretaria de Infraestrutura do Maranhão.

Fabio Gentil conta com apoio do vice-governador na disputa da FAMEM 

Fábio Gentil enumerou extensa lista de apoio à sua candidatura à presidência da FAMEM

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos), declarou nesta terça-feira (5), em entrevista à rádio Nova FM 93.1, que tem o apoio do governador interino do Maranhão, Carlos Brandão (Republicanos). “Eu digo o seguinte, o vice-governador é do nosso partido, eu não tenho nem uma dúvida que se ele fosse prefeito, o voto dele seria direcionado a mim. Eu tenho certeza que ele aposta no nosso nome”, afirmou o postulante à presidência da FAMEM.

Apesar de deixar claro que tem esse apoio, Fábio Gentil afirmou que Carlos Brandão não vai usar do seu poder para tentar obrigar qualquer prefeito a votar nele. “O Carlos Brandão tem uma amizade conosco, mas não vai abusar da função de Estado para exigir que votem na gente. Ele pode conversar para ajudar a gente, mas não vai impor e nem eu quero isso”, declarou.

Fábio Gentil revelou ter o apoio dos deputados federais André Fufuca, presidente do PP; Marreca Júnior, presidente do Patriotas; Edilázio Júnior, presidente do PSD, Josimar de Maranhãozinho, presidente estadual do PL; e Aluísio Mendes, presidente do PSC.

Na oportunidade, ele ainda revelou ter recebido o apoio, nessa terça-feira, do prefeito de Rosário, Calvet Filho (PSC).

A chapa de Fábio Gentil deve contar com um nome do PL como candidato a vice-presidente.

Fonte: Blog do Diego Emir

Carnaval está FORA do calendário de feriados no Maranhão 

O governo do Maranhão retirou o carnaval do calendário oficial de feriados do Estado. É o que mostra o Decreto 36.417, publicado no ultimo dia 21 de dezembro do Diário Oficial do Estado.

Segundo o decreto, elaborado ano dia 18 de dezembro, os feriados de carnaval não constarão como feriado e ponto facultativo reconhecidos pelo governo, tornando-se um dia comum para administração pública.

No começo do ano, o governo só reconhece as datas de 1º de janeiro, como confraternização universal e 1º de abril com sexta-feira santa. As datas 15 e 16 de fevereiro, que serão os dias de carnaval não foram incluídas no decreto.

Em 2019, o governo considerou os dois dias de carnaval como ponto facultativo no Estado.

Veja os dias a serem considerados feriados ou terão pontos facultativos no Maranhão.

– 1º de janeiro, sexta-feira, Confraternização Universal,

feriado nacional;

– 1º de abril, quinta-feira Santa, ponto facultativo;

– 02 de abril, sexta-feira da Paixão, feriado nacional;

– 21 de abril, quarta-feira, Tiradentes, feriado nacional;

– 1º de maio, sábado, Dia do Trabalho, feriado nacional;

– 03 de junho, quinta-feira, Corpus Christi, ponto facultativo;

– 28 de julho, quarta-feira, Dia da Adesão do Maranhão

à Independência do Brasil, Feriado Estadual;

– 6 de setembro, segunda-feira, ponto facultativo;

– 7 de setembro, terça-feira, Independência do Brasil,

feriado nacional;

– 12 de outubro, segunda-feira, Nossa Senhora Aparecida,

feriado nacional;

– 28 de outubro, domingo, Comemoração alusiva ao Dia

do Servidor Público;

– 2 de novembro, terça-feira, Finados, feriado nacional;

– 15 de novembro, segunda-feira, Proclamação da República, feriado nacional;

– 25 de dezembro, sábado, Natal, feriado nacional.

Da FOLHA DO MARANHÃO