segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Bancada do MA pede que seja revisto o fechamento de agências do Banco do Brasil 


A Bancada Federal do Maranhão, na sua totalidade, encaminhou ofícios ao presidente do Banco do Brasil, André Brandão, e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o fechamento das agências bancárias em cidades maranhenses.

Nos ofícios, os 17 deputados federais e os três senadores, solicitaram que os gestores revejam a decisão de fechar agências bancárias no Maranhão.

O Banco do Brasil anunciou no último dia 11 que 361 unidades serão fechadas em todo o país. A medida faz parte de um plano de reestruturação que englobam ações, tais como: a transformação de agências em postos de atendimento e um plano de aposentadoria incentivada. Segundo o BB, as unidades serão desativadas até junho.

No Maranhão, cinco agências serão fechadas, sendo duas em São Luís (Cohatrac e Reviver), Bacabal (Agência Teixeira Mendes), Imperatriz (Praça da Cultura) e Caxias (Volta Redonda). Além dessas agências, dois postos de atendimentos também estão sob ameaça de fechamento nas cidades Governador Archer e Santa Quitéria.

“Apresentamos solicitação para que Vossa Senhoria reconsidere a decisão de fechamento de agências do Banco do Brasil nos municípios maranhenses, mantendo as agências abertas em caráter permanente, tendo em vista a grande importância que exerce na economia daquela região, ainda mais durante este grave período de calamidade pública e crise econômica acentuada”, afirma um trecho do ofício. Clique aqui e veja o ofício encaminhado ao presidente do Banco do Brasil.

Agora é aguardar e conferir, se o apelo da Bancada Federal do Maranhão poderá reverter a decisão já anunciada.

Blog do Jorge Aragão 

Secretário de Saúde confirma crescimento do número de casos da Covid-19 no Maranhão 


O secretário de estado da Saúde, Carlos Lula (foto), confirmou o aumento significativo do número de casos da Covid-19 no Maranhão. O alerta foi feito na manhã desta segunda-feira, 25, em coletiva à imprensa, onde o titular da SES também anunciou que festas estão suspensas durante 14 dias no estado.

Além do Decreto baixado na última sexta-feira, 22, pelo governador Flávio Dino (PCdoB), suspendendo o Carnaval no Maranhão, o secretário ressaltou que as novas medidas passam a valer a partir desta terça-feira, 26, com a suspensão também das cirurgias eletivas.

Atualmente o Maranhão já registra 4.649 mortes pelo novo coronavírus, mais de 205 mil casos confirmados da doença, mais de 1 mil casos suspeitos e 194.212 recuperados da Covid-19.  

Wilson Viana (Bar do Wilson) faz aniversário hoje 

Wilson Viana (no centro) com os amigos Bolinha e Cel Rui Fernandes

Quem está aniversariando hoje é o comerciante Wilson Viana (proprietário do Bar e Restaurante Wilson da Peixada). O seu aniversário está sendo comemorado nesta tarde de segunda-feira (25) com uma grande seresta no bar de sua propriedade localizado no Conjunto do IPEM. Na foto acima o aniversariante aparece ao lado dos amigos Bolinha (empresário) e do Cel. Rui Fernandes (ex-comandante do 2º BPM). 

O Blog deseja muita paz, saúde e sucesso ao aniversariante do dia. Feliz Aniversário! 



Prefeito Kedson Lima se reúne com equipe da Agerp para firmar parcerias em Aldeias Altas  

Cumprindo agenda, o prefeito Kedson Lima (PL), deu destaque especial para um encontro com a equipe técnica da AGERP - Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, na regional de Caxias.

O encontro reforça a parceria da prefeitura com a AGERP para o fortalecimento da nossa agricultura familiar. “Hoje firmamos uma parceria com a AGERP, pois sabemos que nosso município é grande, mas que não produz. E nós, durante a campanha, firmamos esse compromisso com os agricultores do nosso município e eu tenho certeza de que, com essa parceria de hoje, nós iremos desenvolver e ajudar muito o homem do campo a produzir e trazer o alimento aos seus familiares.” Disse o prefeito Kedson Lima.


Estiveram presentes na reunião a equipe técnica da regional, Felipe Mendes Bacelar, (Secretário de Agricultura), Silvestre Júnior, (Advogado da Secretaria de Agricultura), Sebastião Almeida, (Secretário de Administração e Finanças), Moisés Ferreira (Coordenador do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos), Cristiano Oliveira (Assessor Jurídico) e Francisco Neto (Procurador do Município de Aldeias Altas).

Várias pautas foram discutidas, Adriel Alves Gestor da Regional, destacou a importância dessa parceria entre estado e município: “Hoje, nossa regional Caxias, que abrange também Aldeias Altas, nossa vinda é justamente fortalecer as parcerias e reafirmar os compromissos com o homem do campo, trazer garantias de ações, projetos que serão desenvolvidos durante este ano de 2021.” Disse o Gestor da Regional da AGERP.

Ascom/PMAA

Pandemia força legislativo a trabalhar de forma remota no inicio de 2021 

Vereador Teodulo Aragão (Presidente da Câmara Municipal de Caxias (foto PMC) 

O presidente da Câmara Municipal de Caxias (CMC), vereador Teódulo Aragão (PP), declarou, na ultima quinta-feira, 21, que as sessões ordinárias do legislativo caxiense, a serem retomadas no próximo dia 03 de fevereiro, abrindo a 19ª legislatura, serão realizadas de forma remota por causa da pandemia do novo coronavírus que ainda se faz presente no município.

O vereador ressaltou que toda a bancada renovada de vereadores caxienses estava otimista em participar da sessão inaugural da legislatura, assim como das reuniões semanais seguintes, presencialmente. Contudo, como representantes do Poder Legislativo Municipal, os próprios parlamentares, sentindo que há perigo da pandemia crescer e inviabilizar o atendimento da população nos hospitais da cidade, têm que dar exemplo, cumprindo à risca o que prescreve a legislação municipal em vigor. 

A decisão do presidente do legislativo caxiense está referendada inclusive na última resolução homologada na CMC, em julho de 2020, que modificou o parágrafo 6º do artigo 70 do seu regimento interno, para autorizar que em momentos de pandemia, epidemia, desastres naturais e todo e qualquer acontecimento que impeça a realização presencial das sessões ordinárias, na sede da câmara de vereadores, a mesa diretora realize sessões remotas no horário mais conveniente enquanto durar o período de impedimento.

“Como ainda está em pleno vigor também o decreto municipal que estabeleceu Estado de Calamidade Pública em Caxias (Decreto nº 143, de 21/03/2020), assinado pelo prefeito Fábio Gentil (Republicanos), reconhecido inclusive pela Assembleia Legislativa do Estado, para fins de prevenção e enfrentamento à covid-19, além de medidas de isolamento social, a Câmara de Caxias iniciará seus trabalhos em 2021 de forma remota até que a chefia do Executivo restabeleça a normalidade, flexibilizando o funcionamento de todas as atividades no município”, explicou o presidente da CMC, ressaltando que as sessões poderão ser acompanhadas virtualmente pelo público, através do site da CMC e por plataformas digitais.

Fonte: Coluna do jornalista Silvio Cunha (Portal Noca)