terça-feira, 1 de junho de 2021

 Covid-19 faz mais uma vitima em Caxias 

O aposentado Raimundo Conceição (no detalhe) ladeado
pelos filhos e noras 

Morreu na manhã desta terça-feira, 1º de junho, aos 93 anos, o aposentado Raimundo Nonato Conceição, pai do desportista e servidor publico municipal, Zé Paulo, que é lotado no setor de tributação da Prefeitura de Caxias. 

O aposentado foi infectado pelo novo coronavírus. Ele estava internado há 15 dias no Hospital Macroregional, mas não conseguiu vencer a doença. 

O corpo do trabalhador rural aposentado foi sepultado às 17h de hoje, no cemitério da Trizidela. 

Seu Raimundo Conceição era morador da Rua Sanharó, na Trizidela. 

Ele deixa sete filhos (todos do sexo masculino), dezesseis netos, cinco bisnetos e muitos admiradores. 

Aos familiares e amigos, nossos sentimentos.

Presidente Teodulo reclama de comportamento inadequado e pede que parlamentares respeitem mais a população 

Na sessão da manhã dessa segunda-feira (31), o vereador Teódulo Aragão (PP), presidente da Câmara Municipal de Caxias (CMC), que esteve ausente na última sessão do parlamento caxiense devido a problema de saúde do filho, retornou ao comando dos trabalhos parlamentares. Desde o início da reunião, o presidente demonstrou a sua insatisfação com os fatos ocorridos na última segunda-feira, quando parlamentares chegaram a adotar uma postura pouco condizente da esperada por ele dentro do legislativo, discursando ou fazendo apartes em tons acalorados.

Aproveitando o momento do grande expediente, o presidente da CMC chamou a atenção de seus pares para que sigam protocolarmente o que está estabelecido no regimento interno da Casa, cumprindo o prometido a cada um dentro da sessão, ou seja, cinco minutos para usarem a palavra livremente no pequeno expediente, e, no grande expediente, usar o tempo pelo espaço de 15 minutos, dentro dos quais poderá facultar ou não apartes aos colegas no plenário, mas usando da palavra sem a necessidade de elevar o tom e rigorosamente respeitando o tempo à disposição de todos.

“Esta Casa tem um sistema de som muito bom e não está com defeito. Por isso não há necessidade de gritarmos, não há necessidade nenhuma de qualquer alteração. É verdade que qualquer um pode se expressar de forma mais ativa, mas precisamos ter mais resiliência, ter respeito por todos os pares. Aqui não tem nenhuma criança e, acima de tudo, devemos ter respeito ao povo, que não está aqui presente. O povo não está em suas casas de forma remota para escutar gritos, e sim uma discussão saudável em prol da população. A nossa Casa, essa legislatura, não está aqui para ser governo ou oposição. Aqui não é um circo. Nós estamos aqui para fazer um bom trabalho, e eu peço a todos que tenham, no mínimo, respeito para com o povo caxiense”, disse.

Ascom/CMC 


Jair Bolsonaro fecha com o Patriota para disputar reeleição em 2022 

O presidente Jair Bolsonaro encerrou nessa  segunda-feira (31) as indefinições sobre seu rumo partidário para as Eleições de 2022, ao fechar sua filiação ao partido Patriota. A notícia foi anunciada pelo seu filho e senador fluminense Flávio Bolsonaro, ao discursar já como filiado ao Patriota, durante convenção do partido realizada na manhã de ontem  (31).

Após se tornar o único senador filiado à sigla, Flávio Bolsonaro afirmou que o Patriota será o destino de seu clã político. O Patriota estendeu o convite ao presidente da República, que ainda não se pronunciou sobre sua filiação.

Flávio Bolsonaro falou em construir “o maior partido do Brasil após as eleições de 2022”, ao discursar na convenção, comparando o efeito obtido no PSL, partido pelo qual Jair Bolsonaro chegou ao Palácio do Planalto em 2018, quando a antiga sigla do presidente avançou de apenas um deputado para ter 52 parlamentares na Câmara.

Deputada Dra. Cleide recebe em sua residencia o vereador Daniel Barros 

Vereador Daniel Barros e a deputada estadual Dra. Cleide (foto Balaiando
News) 

Na manhã desta terça-feira (1º), a deputada estadual Dra. Cleide Coutinho (PDT) recebeu a visita do vereador Daniel Barros (PDT).

O encontro aconteceu na residência da Dra. Cleide em Caxias. Na oportunidade os dois parlamentares, ambos do PDT, conversaram sobre a politica estadual, como também os rumos de Caxias, e o futuro, já que em 2022 acontecem novas eleições. 

"Ainda é cedo para se falar sobre a política e as eleições de 2022, mas em uma conversa entre políticos, sempre é falado algo sobre política, eleições e pautas sobre Caxias. Tenho uma a gratidão enorme em meu coração em representar e liderar o grupo da Dra. Cleide na Câmara de Vereadores de Caxias, e mais ainda em ter como líder a herdeira do legado do saudoso Humberto Coutinho", ressaltou o edil líder da oposição no parlamento municipal. 

No encontro com a deputada, Daniel revelou pontos e pautas da audiência, sendo que Caxias foi a pauta principal do dialogo. 

O vereador Daniel Barros, que tá ficando conhecido popularmente como Fiscal do Povo, repassou a deputada algumas reivindicações e anseios da comunidade caxiense. Sempre solicita, Dra. Cleide se prontificou em atender o que estiver ao seu alcance e discutir na Assembléia Legislativa o que Caxias necessita

Policia Federal deflagra operação contra supostos crimes previdenciários em seis cidades do Maranhão 

Na manhã desta terça-feira (1°), por meio da Força-Tarefa Previdenciária, a Polícia Federal deflagrou a Operação ANADROMIKI nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Esperantinópolis, São Domingos do Maranhão, Governador Nunes Freire e Maranhãozinho. A operação tem como objetivo reprimir crimes previdenciários.

Conduzida pela Polícia Federal em colaboração com a Coordenação- Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, iniciada no ano de 2020, foi identificado um suposto esquema  criminoso integrado por dois servidores do INSS, advogado e outros agentes operacionais.

Segundo a investigação, os suspeitos teriam confeccionado documentos ideologicamente falsos, além de inserir informações nos sistemas da autarquia previdenciária, objetivando a concessão de benefícios de pensão por morte, com pagamentos retroativos, causando dano aos cofres públicos.

Cerca de 70 policiais federais cumpriram 20 mandados judiciais expedidos pela 1º Vara da Justiça Federal em decorrência de representação da Polícia Federal, sendo três mandados de prisão preventiva, quatro de prisão temporária e 13 de busca e apreensão.

Na decisão judicial, consta a determinação para que o INSS submeta 68 processos de benefício a procedimentos de auditoria. Quanto aos dois servidores suspeitos, além dos mandados de prisão temporária, também foi determinado o afastamento das funções públicas.

Maranhão tem a 3ª maior alta na média móvel de mortes por Covid-19 no pais

Com as 197 mortes registradas na última semana do mês de maio, o Maranhão é agora o terceiro estado com a maior média de óbitos por Covid-19 no Brasil.

Só na última semana, a média móvel de óbitos pela doença no estado subiu 28%, o que está atrás apenas do Roraima (32%) e Mato Grosso do Sul (48%). Já a média móvel de casos se mantém estável, após um período de queda, há duas semanas.

O crescimento no número de óbitos pela doença acontece há duas semanas, após um período de queda, e coincide com a chegada do navio indiano Shandong Da Zhi, onde seis tripulantes testaram positivo para a variante indiana do coronavírus, que é mais transmissível.

No entanto, apesar do aumento dos óbitos e da interrupção na queda dos casos, o governo do Maranhão diz que ainda não foi verificada a transmissão local da variante indiana no estado.