segunda-feira, 21 de junho de 2021

Em parceria com o Governo Estadual, Prefeitura de Aldeias Altas fortalece o compromisso pela alfabetização 

A Prefeitura Municipal de Aldeias Altas e a Secretaria de Estado da Educação realizaram uma reunião para fortalecer o compromisso de melhorar ainda mais alfabetização no município. O encontro aconteceu no gabinete da Prefeitura de Aldeias Altas com a presença do prefeito Kedson Lima, da gestora Regional de Educação da URE Caxias, Profª. Marciana Bezerra, da diretora Regional de Ensino da URE, Profª. Filomena, da secretária Municipal de Educação, Profª. Marlete Aguiar, da gestora Pedagógica da SEMECTI, Profª. Elielda Aguiar e da equipe técnica Pedagógica da URE Caxias e da SEMECTI

O momento contou com propostas da Agenda de Compromissos pela Alfabetização, voltado para efetivação do pacto pela aprendizagem, alinhando ações a serem realizadas.




Ascom/PMAA

Câmara concede titulo de cidadão caxiense ao vice-governador do Maranhão

A Câmara Municipal de Caxias promoveu, na manhã desta segunda-feira (21), a sessão solene de entrega de título de cidadania honorária caxiense ao vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão.

“Quando deputado destinei várias vezes emendas para o município, pois eu entendia que Caxias ajudava a região e também precisava ser ajudada. Essa honraria me deixa carregado de energia e, acima de tudo, aumenta meu compromisso com Caxias”, declarou Carlos Brandão na tribuna.

O Projeto de Decreto Legislativo que concede a honraria foi aprovado ainda na legislatura passada, por iniciativa do então vereador Sargento Moisés. “Hoje, oficialmente, Caxias adota como filho o nosso vice-governador Carlos Orleans Brandão Junior. Essa honraria me foi sugerida pelo saudoso deputado José Gentil, a quem aqui presto minha homenagem póstuma e agradecimento que, em vida, vislumbrou esse dia grandioso de reconhecimento a vossa excelência”, afirmou o autor da proposição no ato solene.


A palavra foi franqueada aos vereadores presentes, fazendo uso dela: Catulé, Darlan, Ricardo Rodrigues, Ângela Machado, Mário Assunção, Luís Lacerda, Irmã Nelzir, Cynthia Lucena, Ramos, Torneirinho, Ximenes, Júnior Barros, Gentil Oliveira, Thyago Vilanova, Durval Júnior e Professor Chiquinho.


Prefeitos e lideranças políticas da região participaram da solenidade. “Hoje Caxias te recebe como um filho. Quem é filho da mesma mãe, no mínimo é irmão. Quero agradecer ao meu irmão Brandão por estar aqui recebendo o maior título que a cidade possa oferecer”, disse o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, na ocasião.


"Carlos Brandão tem uma força muito grande, não por ser irmão caxiense recebendo esse título, mas por saber que aqui estão presentes os melhores vereadores do estado do Maranhão, as pessoas com maior compromisso político dentro do Leste Maranhense. Você veio mostrar o apoio que Flávio Dino tem dado à nossa cidade, tanto é que está aí, mais de R$ 20 milhões em obras”, enfatizou o presidente da Câmara de Caxias, vereador Teódulo Aragão.

Carlos Brandão

Carlos Brandão nasceu em Colinas (MA), possui formação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e iniciou sua vida pública nos anos noventa, como assessor especial da Secretaria de Estado da Agricultura.

Nesse período, assumiu também o cargo de secretário adjunto de Estado de Meio Ambiente e a chefia de gabinete do vice-governador; seguidos da função de secretário de Estado de Articulação Política e de secretário chefe do gabinete do governador. A sua atuação de destaque em cargos públicos o promoveu a chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Maranhão, em 2002.

Em 2006, Carlos Brandão disputou sua primeira eleição para o cargo de deputado federal, sendo eleito com quase 135 mil votos em 214 dos 217 municípios maranhenses.

Durante os seus dois mandatos (2006/2010), foi um dos poucos parlamentares maranhenses a liderar o ‘Ranking do Progresso’ – pesquisa promovida pela revista Veja – alcançando sempre  posições de destaque. 

Ascom/CMC

Município maranhense está entre os que nunca registraram mortes por Covid-19 

O município maranhense de Santa Filomena, é o único do Estado e um dos 51 do Brasil que não apresentou mortes por Covid-19. Com uma população estimada de 7.826 habitantes, foram distribuídas 2.190 doses de imunizantes, enviados pelo Ministério da Saúde, ao município; e 1.864 doses foram aplicadas.

Santa Filomena do Maranhão ja contabilizou, desde o início da pandemia, 50 casos de  infecção pelo novo coronavírus. Até o último domingo (20), o Maranhão chegou a 307.933 casos e 8.749 mortes por Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Santa Filomena está localizado na região centro-leste do estado e limita-se com os municípios de Tuntum, São Domingos do Maranhão e Presidente Dutra. Tem como atual prefeito, Salomão Barbosa.

 Morre o apresentador Arailton Santana

Arailton Santana *12.02/1977 +21/06/2021 

Morreu nesta segunda-feira (21) o apresentador Arailton Santana, de 44 anos. Ele faleceu em casa, depois de problemas no coração

Arailton Santana teve passagens por várias emissoras de TV de Caxias. Em 2020 ele disputou uma cadeira na Câmara Municipal de Caxias pelo PP (Partido Progressista), mas não obteve sucesso. 

A morte do apresentador  Arailton Santana foi lamentada nas redes sociais por diversos amigos de profissão. 

Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. 

Novas doses da vacina AstraZeneca chegam ao Maranhão nesta segunda-feira 

Começaram a ser distribuídas para os estados 7,6 milhões de doses da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. Produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as doses serão destinadas para completar a imunização em grupos prioritários com a segunda dose do imunizante contra a covid-19. O intervalo entre as duas doses é de 3 meses.

Entre os grupos prioritários, serão imunizados com este novo lote idosos entre 60 e 64 anos e profissionais que atuam na linha de frente de combate à pandemia, como trabalhadores da área da saúde e agentes de forças de segurança e das Forças Armadas.

Segundo o Ministério da Saúde, serão destinadas 184.250 doses da vacina ao Maranhão a partir desta segunda-feira (21).

Tribunal de Justiça do Maranhão em luto pelas 500 mil mortes pela Covid-19 no Brasil 

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo, lamentou as 500 mil mortes causadas pela Covid-19 no Brasil e decretou luto oficial por três dias, além de autorizar a colocação de duas faixas pretas de pesar nas fachadas laterais do prédio-sede do TJMA, na praça Pedro II, no Centro Histórico de São Luís.

"As duas faixas pretas colocadas na fachada do prédio do Tribunal de Justiça mostram nossa solidariedade às famílias enlutadas. São 500 mil brasileiros que sucumbiram sob o vírus da Covid-19”, disse o desembargador Lourival Serejo, expressando sua gratidão aos profissionais de saúde que estão na linha de frente contra a Covid-19.

O número de 500 mil vidas perdidas pela Covid-19 foi registrado num levantamento do consórcio de mídia formado por veículos de comunicação, incluindo jornais e emissoras de TV. 

O triste registro chega no pior momento da pandemia.  O Brasil está hoje entre os países do mundo com mais mortes e mais casos de Covid-19. (Agência TJMA de Notícias)