quarta-feira, 13 de abril de 2022

Presidente nacional do PSOL reafirma federação com Rede, apoio a Lula e Enilton Rodrigues  

O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros (foto), em entrevista a uma emissora de tv local, nesta quarta-feira (13), falou sobre federação com a Rede Sustentabilidade, formação de chapas para as eleições 2022 e majoritária no Maranhão. Está praticamente definido o apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à pré-candidatura do Enilton Rodrigues para o governo do Maranhão. Outra ala da sigla chegou a divulgar o lançamento da professora Liduína Tavares.

Juliano Medeiros disse que a legenda avança com o pré-lançamento do nome de Enilton Rodrigues. Porém, ele disse que reuniu com o senador Weverton Rocha e com o ex-governador Flávio Dino, além de lideranças de esquerda. “No Maranhão, como em outros estados, o PSOL terá a decisão, pois é a legenda maior e a própria Rede aceitou esse termo”, destacou.

Sobre a divisão de alas do PSOL no Maranhão, ele pontua que não há intervenção da nacional nos estados. “Só em casos extremos” em que o nome de Enilton Rodrigues deve ser o escolhido para a disputa ao Palácio dos Leões. “Aqui no Maranhão já houve decisão e não há nenhuma hipótese de alteração naquilo que foi decidido soberanamente pela conferência nacional”, afirmou o presidente do PSOL.

Proporcionais

Sobre composição das chapas para as proporcionais, o presidente também frisou que está praticamente resolvido. “Tudo consta no estatuto e, a partir dele, nenhum partido se aproveitará de outro com peso maior, por exemplo. Criamos uma regra para que cada legenda tenha direito a 30% das vagas. Com isso, está equacionada essa questão das vagas para deputado estadual e federal”, pontuou o presidente da legenda.

Federação
No que refere à Federação com e Rede Sustentabilidade, as conversas estão avançadas. “PSOL e Rede tem muitas agendas afins. Praticamente, o martelo está batido e até fim deste mês, viabilizaremos a federação”, disse.
“O debate está bastante consolidado e acredito que a federação estará na campanha do Lula, assim como vejo que avançamos com a pré-candidatura do Enilton Rodrigues e que já aprovada pela nossa conferência nacional. Vamos apresentar aos setores organizados e consolidar estas pré-candidaturas”, explicou.

Presidência

Para presidência, o apoio será mesmo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir do que ele chamou de critérios programáticos. “É algo inédito na política. Não estamos debatendo ministérios ou cargos. Apresentamos ao PT alguns pontos que incluem revogação do teto de gastos, criar agenda de combate à crise climática e revisão da Reforma Trabalhista. As conversas estão andando, mas, não é segredo que apoiamos Lula”

Blog da S Teresa