Ultima chance! Prazo para a janela partidária encerra nesta sexta-feira (1º)
Termina hoje, 1º, o prazo para a chamada ‘janela partidária’, a troca de legendas. Portanto, deputados estaduais, federais e distritais que quiserem mudar de partido, de olho nas eleições, precisam definir seus rumos nesta sexta-feira. A troca dentro deste prazo anula o risco de perderem os mandatos por infidelidade.
Na lista de deputados estaduais, Yglésio Moysés saiu do PROS para o PSB, mesma sigla do governador Flávio Dino e do vice Carlos Brandão. Ele busca a reeleição para o segundo mandato na Assembleia Legislativa. O deputado César Pires deixou o PV e foi para o PSD e também tentará a reeleição.
O PSD é comandado pelo deputado federal Edilázio Júnior e conta ainda com o ex-prefeito de São Luís e pré-candidato ao governo do Maranhão, Edivaldo Holanda Júnior.
Gastão Vieira se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) para disputar as eleições deste ano e se juntar a Zé Carlos, único representante petista do Maranhão na Câmara Federal.
Já o senador Roberto Rocha está agora no PTB, legenda que o acolheu nos últimos momentos de prazo. E o prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim, que é pré-candidato ao governo do Estado, está ingressando no PSC.
Mais mudanças de legenda devem se consolidar até o fim desta sexta.
Alternativas
Porém, há meios, fora da janela partidária, para mudança de partido. Algumas situações são consideradas justas para essa saída. São elas: criação de uma sigla, fim ou a fusão de partido, desvio do programa partidário, ou grave discriminação pessoal. Portanto, trocas de legenda que não se enquadrarem nesses motivos podem levar à perda do mandato.