Eleições 2022: Pré-candidatos devem estar atentos aos prazos
Prazos de domicílio eleitoral, convenções partidárias, registro de candidaturas e as exigências jurídicas devem ser observados pelos pré-candidatos nestas eleições. A três meses do pleito, partidos e candidatos já se preparam, com mais intensidade, para concorrer aos cargos que estarão em disputa – deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República. E, nesse caminho, é preciso se atentar às datas do cronograma eleitoral.
O registro de candidaturas é uma das fases mais importantes das eleições. É nesse momento que os partidos e coligações irão solicitar à Justiça Eleitoral a certidão dos que concorrerão aos cargos eletivos. O prazo inicia em 20 de julho, dia em que as siglas realizam a convenção partidária, e vai até 5 de agosto.
Até 10 dias após o prazo final para a realização das convenções, os partidos políticos e as coligações devem apresentar o requerimento de registro de candidatos.
O que pode
Aos pré-candidatos é permitido participar de entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na internet. Nessas ocasiões, podem expor plataformas e projetos políticos. Também é permitido realizar encontros, seminários, ou congressos, em ambiente fechado. Os debates legislativos podem ser realizados, desde que não se faça pedido de votos e divulgação de posicionamento pessoal sobre questões políticas, inclusive nas redes sociais.
São fases importantes para fortalecer as estratégias políticas, construir alianças e assim, ganhar mais atenção do eleitor.