Candidatos ao governo trocam acusações em debate na TV Mirante
O debate na TV Mirante reuniu nesta terça-feira (27) os candidatos ao governo do Maranhão melhores colocados na pesquisa Ipec e com representação política no Congresso Nacional.
Participaram do debate os candidatos Carlos Brandão (PSB), Weverton Rocha (PDT), Edivaldo Holanda Júnior (PSD), Lahesio Bonfim (PSC), Simplício Araújo (Solidariedade) e Enilton Rodrigues (PSOL)
O debate que teve a duração de 2 horas e foi mediado pelo jornalista Paulo Renato Soares, da TV Globo foi dividido em 4 blocos. O 1º e 3º blocos fora de temas livres. O 2º e o 4º bloco com temas determinados. No 4º bloco, os candidatos tiveram 2 minutos para suas considerações finais.
Análise – Os candidatos trocaram uma série de acusações e muitas questões ficaram sem respostas. Chamou a atenção a utilização excessiva da busca do Goocgle pelos candidatos em vários momentos do debate.
O candidato Carlos Brandão procurou mostrar com tranquilidade as ações do governo e aproveitou para destacar as parcerias com Lula e Flávio Dino. Só foi confrontado por Lahesio sobre o crime registrado no mês passado em São Luís e que o seu sobrinho aparece no local no momento do fato.
Lahesio Bonfim buscou mostrar que quatro candidatos presentes ao debates faziam parte de um consórcio e ficou desconfortável quando foi acusado de responder a processo. Acuou Simplício nos embates diretos.
Edivaldo Holanda Junior mostrou que tem experiência após ter sido prefeito da maior cidade do estado por duas vezes. Começou em um tom que não é o seu estilo habitual e levou desconforto ao senador Weverton Rocha ao buscar o debate sobre o Costa Rodrigues e outros processos. Acabou mais calmo no debate.
Weverton Rocha buscou um confronto inicial com Lahesio e não foi muito bem. Depois teve que explicar as questões levantadas por Edivaldo Holanda Junior, mas não soube aproveitar bem a regra. Buscou debate com Simplício, mas foi improdutivo. Não teve chance de debater com o governador Carlos Brandão.
Simplício Araújo escolheu como foco o governador Carlos Brandão e o governo de Flávio Dino para mostrar as contradições e problemas do Maranhão. Por três vezes teve que debater com Lahesio e acabou trocando acusações dos dois lados.
O candidato Enílton Rodrigues tratou dos temas do Maranhão, mas não se descuidou da realidade nacional. Até tentou mostrar propostas, mas sempre se voltava para as questões nacionais.
Foto: Matheus Soares