MEMÓRIA: A eleição de Zé Castro em 1972
José Castro durante comício na eleição municipal de 1972 |
Naquela época Caxias vivia um período de ebulição politica devido as eleições de 1970 para deputado estadual, onde o industrial Jose Castro foi perseguido e teve sua candidatura a deputado estadual cassada. No período então nascia ali o desejo de mudança nos destinos da politica local com ascensão de Zé Castro na vida publica.
Nas eleições de 1972, Zé Castro mais uma vez foi perseguido pelos poderosos da época que fizeram de tudo para impedir que ele chegasse ao comando do município, tornando Caxias área de Segurança Nacional, artimanhas usadas pelo período militar, através de projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa no qual transformava Caxias Estancia Hidromineral, tirando a autonomia politica do município e um interventor era nomeado pra comandar.os destinos da cidade, abortando assim a vontade popular de eleger Zé Castro prefeito de Caxias. Tudo armação, arquitetada nos porões da ditadura pelo regime militar, comandada por Alexandre Costa e Aluísio Lobo, então tenente da reserva do Exercito.
O então candidato José Castro enfrentou uma grande batalha judicial pra derrubar a famigerada lei que tirava a autonomia politica de Caxias e o direito do povo escolher quem seria o prefeito da cidade. A batalha foi decidida em Brasilia nos tribunais. Zé Castro conseguiu derrubar a lei e disputou as eleições pela ARENA 2 contra o candidato da ARENA 1 Numa Pompílio Bayma Pereira (ARENA 1) e José Brandão (MDB). Zé Castro obteve a expressiva votação de 5.754 votos que correspondeu a mais de 70% dos votos validos, contra 3.398 votos do seu principal oponente.
Zé Castro sendo diplomado prefeito de Caxias pela Justiça Eleitoral |
Zé Castro na cerimônia de posse como prefeito eleito de Caxias |