sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

A importância do Rei Pelé para uma caxiense... 


Há um fato inusitado que poucos caxienses conhecem envolvendo o maior jogador de futebol do século, Edson Arantes do Nascimento,  o Rei Pelé, que faleceu ontem em SP aos 82 anos. 

Era novembro de 1971, à família Rodrigues de Sousa sofrera com a perda prematura de um ente querido.

O comerciante Joaquim Rodrigues de Sousa,  na época proprietário da casa noturna denominada de Boate Madrid, com quem o mesmo foi casado com saudosa Diracy Sousa. Quando Joaquim Sousa, veio falecer, sua genitora, à senhora  Elzira Sousa encontrava-se em Brasília.

Como toda mãe ao saber da morte de um filho, logo se desesperou.  

Naquele tempo os voos eram poucos e raros. Para se deslocar de ônibus de Brasilia no mínimo levaria três dias para chegar em Caxias. E é nesse momento de aflições, que sem saber o Rei Pelé de forma indireta contribuiu com a família Rodrigues de Sousa. 

Em 1971, o time do Santos fazia excursões pelo Nordeste. O Peixe enfrentaria o Santa Cruz, em Recife. Depois, disputaria um amistoso contra o time do ABC ou América, em Natal (RN). Pelé, claro, atraia o público que o queria ver de perto.

O rival do Santos de Pelé no Piauí seria o Flamengo-PI, no Lindolfo Monteiro. Segundo o jornalista e historiador Severino Filho, o Buim, 15 mil ingressos tinham sido vendidos.

O Santos de Pelé & cia,  sairia de São Paulo com escala em Brasília - DF.

Antes de chegar a Teresina, Pelé não pôde viajar porque havia sofrido uma lesão muscular, então, ficou em São Paulo. O jogo amistoso no Piauí previa a participação de Pelé.

Com à ausência do Rei no voo com destino a Teresina, é então que surge a vaga no voo, partindo do DF foi ocupada pela dona Elzira Sousa. 

Sem Pelé, sem jogo (leia aqui), o governador Alberto Silva cancelou a partida, mesmo com todo o time em Teresina. A ordem surpreendeu e virou a história de Pelé no Piauí.

Mas dona Elzira  Sousa,  pôde participar há tempo do velório e do sepultamento de seu filho,  Joaquim de Sousa, pois para uma mãe, não maior dor que perder seu filho é não poder se despedir. 

Em tempo - A título de conhecimento aos leitores,  à senhora Elzira Sousa é avó do professor Arnaldo Rodrigues,  ex-candidato a prefeito de Caxias, pelo PSOL , e Joaquim Rodrigues de Sousa, era seu tio, irmão de seu pai José Rodrigues de Sousa.