terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Em Caxias, SEMECT doa livros para projeto de reciclagem da Equatorial Maranhão

A doação de livros desatualizados gera desconto na conta de energia de instituição filantrópica

Na última sexta-feira (16), o projeto E+ Reciclagem, da Equatorial Maranhão, recebeu a doação de 5.400 toneladas de livros da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia – SEMECT, de Caxias. Os livros serão reciclados e irão gerar desconto na conta de energia, que será doado para a instituição Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica que atua na recuperação de jovens dependentes químicos.

A coordenadora da Gestão de Memória e Cultura da SEMECT - Caxias/MA, Dra. Francigelda Ribeiro, explica que somente os livros que não terão mais utilidade são descartados. “Desde 2017 foi estabelecida uma parceria com o projeto da Equatorial. Mas, somente os livros ociosos, irrecuperáveis e desatualizados vão para a reciclagem. Nós temos três setores que atuam nesse processo de triagem desses livros. Já os paradidáticos ou literários são organizados, transformados em kits e doados para bibliotecas e salas de leitura”, esclarece a coordenadora.

Para Silvia Vasconcelos, Analista Comercial da Distribuidora, ações como essa são importantes para a conscientização da coleta seletiva. “No projeto E+Reciclagem, todo resíduo sólido recebe a destinação adequada conforme o material. Dessa forma é possível diminuir o impacto causado no meio ambiente e ainda obter desconto na conta de energia ou optar por ajudar instituições sociais e filantrópicas doando esse desconto, assim como a secretaria de Caxias”, ressalta Silvia.


Em Caxias, o posto de reciclagem da Equatorial Maranhão, fica localizado no 2º Batalhão da Policia Militar na Rua Aarão Reis, bairro Morro do Alecrim, onde todos podem aderir à reciclagem do lixo. Os resíduos podem ser trocados de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h, e aos sábados, no horário das 8h às 12h.

Veja abaixo a lista de materiais recebidos:

Papel em geral: livros, revistas, encartes, jornal, papelão, etc;

Plástico: pet, plástico duro (embalagens de cosméticos, por exemplo), plástico filme, PVC, canos e forros, etc;

Material Eletrônico: celulares, placas eletrônicas, televisor, aparelho de som e computador (exceto pilhas e baterias);

Metal: aço inox, alumínio, ferro, bronze e chumbo (baterias de carro, por exemplo);

Embalagens Tetra pak (caixinhas de leite, ervilha, creme de leite, extrato de tomate, etc);

Resíduo Orgânico: Óleo de cozinha.

Há mais de 10 anos, o projeto E+ Reciclagem, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Energia, atua no Maranhão promovendo ações voltadas para difundir a cultura da coleta seletiva, conscientização e a preservação ambiental. No estado, são 17 pontos de coleta, sendo 7 postos fixos em São Luís, 1 em Timon, 1 em Caxias e 3 em Imperatriz. Outros 5 postos itinerantes (móveis) funcionam em São Luís em parceria com associações em bairros distintos. Consulte os endereços e funcionamento em www.equatorialenergia.com.br.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão