TRE-MA aprova por unanimidade contas de campanha da deputada federal eleita Amanda Gentil
Amanda Gentil é a mulher mais jovem a ser
eleita deputada federal no Brasil
A prestação de contas da deputada federal eleita pelo Partido Progressista (PP) Amanda Gentil foi aprovada por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA). Com a decisão da corte eleitoral, Amanda está apta a ser diplomada no próximo dia 17 e a tomar posse na Câmara dos Deputados no dia 1º de fevereiro de 2023 para exercer mandato na legislatura 2023-2026.
Eleita em 1º de outubro com 108.199 votos, o que corresponde a 2,93% dos votos válidos na eleição de deputado federal no Maranhão, Amanda aguarda com expectativa o dia da posse para honrar a confiança do número expressivo de eleitores que lhe garantiram a vitória nas urnas.
Mulher mais jovem a ocupar mandato na Câmara Federal no Brasil, Amanda assumirá o cargo com apenas 24 anos, a serem completados no dia 25 deste mês. Por sua faixa etária, ela mantém forte identificação com a juventude e boa parte das propostas da sua campanha vitoriosa foi direcionada a essa parcela da população.
Vocação política
Apesar da pouca idade, a futura parlamentar já acumula notória experiência na vida pública, pois já exerceu o cargo de secretária municipal de Governo de Caxias, município onde o seu pai, Fábio Gentil, é prefeito. O avô, Zé Gentil, foi deputado estadual, o que não deixa dúvida quanto a sua vocação política.
Para conhecer, na prática, a rotina no parlamento, Amanda Gentil já esteve duas vezes no Congresso Nacional após ser eleita. Nas visitas, conheceu as estruturas físicas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e teve a oportunidade de dialogar sobre propostas de desenvolvimento para o Maranhão e para o Brasil com lideranças de destaque no cenário político nacional.