Operação Carnaval Seguro: Força Tarefa orienta proprietários de estabelecimentos
Trabalhos começaram na noite de sexta-feira (25) e seguiram nesse sábado (26)
Os trabalhos começaram na noite de sexta-feira (25) e seguiram nesse sábado (26), com a participação da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Segurança, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Blitz Urbana, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e Vigilância Sanitária. A operação passou pelos bairros: Castelo Branco, Cangalheiro, Volta Redonda, Ponte, Campo de Belém, Salobro, dentre outros.
“No momento em que chegamos aos locais que haviam crianças e adolescentes, mesmo estando com os próprios pais, fazemos o aconselhamento e pedimos que os levem para casa, para que não fiquem nesse fluxo de bebidas, pois o ambiente não é ideal para os menores. Estamos inibindo completamente essas situações, orientando as pessoas nos estabelecimentos”, frisa Ecenilde Alves, coordenadora do Conselho Tutelar.
“Ainda estamos em meio a uma pandemia, por isso é sempre bom limitar, para que não tenha aglomeração. Essas orientações são boas, porque assim não precisamos parar, é só seguirmos tudo direitinho”, acredita Dudu, dono de estabelecimento.
As ações de fiscalização visam coibir a realização de festas públicas que promovam aglomerações, além de fiscalizar eventos previamente autorizados, que devem respeitar os protocolos sanitários e as recomendações dos decretos estadual e municipal. Alguns locais que estão autorizados a funcionar devem respeitar o que prevê o decreto: 50% da capacidade, além de seguir os protocolos sanitários. Além disso, o estabelecimento de ter as devidas licenças de funcionamento.
“O objetivo é informar a todos por conta da pandemia. Que as pessoas não promovam aglomerações, estamos fiscalizando paredão de som muito alto que incomode a vizinhança. Toda vez que tem uma situação mais séria, a polícia tem que ser acionada, evitando transtorno tanto para a população, quanto para as autoridades”, explica Yves Moraes, assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.
“É importante, até porque existem os decretos que precisam ser respeitados. Os órgãos estão atuando em conjunto, envolvidos e irmanados para garantir a prevenção”, frisa o guarda municipal Kelson.
Buscando a prevenção contra a covid-19, Caxias não vai realizar Carnaval em vias públicas. Diante disso, a Prefeitura de Caxias orienta aos caxienses sobre os cuidados devidos, principalmente que todos possam seguir as recomendações do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, seguindo os protocolos sanitários.
As ações têm por objetivo a preservação de vidas humanas, evitando aglomerações e a disseminação da covid-19, impedindo o adoecimento das pessoas, e por conseguinte, futuras internações. As forças de segurança irão trabalhar de maneira uniforme para que a população esteja protegida e com saúde durante todo o período do Carnaval, tanto na zona urbana, quanto na zona rural 24h.
“Nós estamos na retaguarda dando suporte. Já visitamos alguns pontos, dando orientações de forma preventiva para que ninguém exceda no abuso do som. Alguns pontos particulares estamos visitando e orientando. Nesse momento o apoio da sociedade é muito importante”, lembra Sargento Robson, da Polícia Militar.