domingo, 10 de abril de 2022

Disputa pelo governo do Maranhão conta com oito pré-candidatos no momento

A briga pelo governo do Maranhão, nestas eleições, acirra-se e, como costuma acontecer, o quadro de pré-candidatos tem possibilidades de mudanças. Nomes iniciais já desistiram, como o do ex-secretário Felipe Camarão. Outros garantiram permanência, uns se apresentaram depois e há quem continue indeciso. Ou seja, ainda não há um cenário fechado da corrida.

Atualmente, há oito nomes na disputa pelo governo do Estado. Destes, pelo menos quatro podem mudar de rumo e deixar essa corrida por diversas motivações.

Enilton Rodrigues (PSOL) pode deixar a disputa, porque a legenda está unida em federação com a Rede Sustentabilidade, que já declarou apoio ao senador Weverton Rocha (PDT), na corrida pelo Palácio dos Leões. Caso no diálogo prevaleça o que a Rede decidiu, ainda no ano passado, o pré-candidato pode sair da disputa.

Simplício Araújo (Solidariedade) é outro nome cotado para a desistência. Ele, que é aliado do governador Flávio Dino (PSB) e foi secretário em sua gestão, segue afirmando se manter na corrida em busca do comando do Palácio dos Leões. Porém, governistas dizem que ele deve rever essa decisão por conta do discurso atual em manter unida a base de apoios do grupo político de Dino e do governador Carlos Brandão (PSB).

O senador Roberto Rocha (PTB) também pode não concorrer na lista da disputa ao governo, mas ainda não definiu se vai concorrer mesmo à reeleição ao Senado.

E, por fim, o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), que a cada fala reafirma permanecer com sua pré-candidatura, pode rever a situação e tentar a reeleição à Câmara Federal. Nos bastidores, as falas são de que ele deve deixar a disputa e se aliar ao governador Carlos Brandão, apoiando-o nestas eleições.

Já Carlos Brandão se mantém na disputa com adesões importantes à sua pré-candidatura. A mais recente foi a da senadora Eliziane Gama (Cidadania).

Assim como o governador Carlos Brandão, o senador Weverton Rocha está confirmado na disputa pelo governo e segue com sua pré-candidatura que conta com importantes apoios, entre estes, o do deputado federal Juscelino Filho (União Brasil), deputados estaduais Glauberth Cutrim, Thaysa Hortegal e Neto Evangelista; o presidente da Famem, Erlânio Xavier, prefeitos e outras lideranças.

Os demais que permanecem na corrida são o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD); e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Laércio Bonfim (PSC), que renunciou à gestão municipal, e tem tido um curioso crescimento nas pesquisas.

Todos terão até o dia 5 de agosto, quando ocorrem as convenções partidárias, para definirem suas posições. No dia 15 do mesmo mês é a data limite para registros das candidaturas, segundo determina o Tribunal Superior Eleitoral.

Nomes que devem confirmar candidaturas para deputado federal 

Além de Paulo Marinho e Amanda Gentil, que são favoritos na disputa por estarem com os nomes em mais evidencia, outros políticos caxienses surgem como prováveis candidatos ao cargo de deputado  


Além do vice-prefeito Paulo Marinho Junior e da ex-secretária Amanda Gentil, outros prováveis candidatos caxienses devem confirmar seus nomes para a disputa do cargo de deputado federal. 

Esta eleição promete ser atípica em Caxias se levarmos em conta que alguns desses nomes são projetos futuros, visando a eleição municipal de 2024. 

Abaixo a relação com os nomes dos prováveis candidatos.

Junior Martins (PSC) é um nome bastante conhecido eleitorado caxiense. Foi vice-prefeito do município em duas oportunidades e disputou o cargo de prefeito na eleição dos anos 2000 e 2020. É advogado e empresário do ramo de transporte. Junior Martins é sem dúvida uma ótima opção nesta disputa. 

Joaquim Viana (PSOL) é bacharel em Direito. Disputou o cargo de vereador na eleição de 2020 e apesar de não ter alcançado vitória, ele não desanimou e vai para a disputa de deputado federal. 

Chico Sousa (PT); o advogado tem intensificado com força seu nome nas redes sociais, onde criou o grupo de whatsapp CHICO SOUSA FEDERAL. O candidato do PT vai partir sem medo para o corpo a corpo junto ao seu eleitorado, aproveitando a popularidade do candidato a presidente Lula, de quem ele é um árduo defensor e eleitor fiel.  

Tino Castro (PTB) é empresário. O provável candidato a deputado federal disputou a eleição para prefeito em 2020 e ficou em 3º lugar, num pleito que teve 08 candidatos. Não custa lembrar que Tino Castro é de uma família com tradição política o seu avô Constantino Castro, irmão do prefeito José Castro, talvez o gestor mais popular da história politica do município.

Professor Arimatéa (PSOL) é mais um candidato pelo PSOL. Pelo fato de já ter disputado vários cargos em inúmeras eleições, é um nome muito, mais muito conhecido do eleitorado caxiense. Vai disputar mais uma eleição sem medo de ser feliz. 

Flávio Lucio (Brasil 35) é mais um empresário na disputa. Foi gerente da agencia do Bradesco de Caxias. Não tem experiência no ramo politico, mas tá confiante. Vai disputar pela primeira vez um cargo eletivo. 

Daniel Barros (PDT) é o único vereador da atual legislatura municipal que deve confirmar seu nome para disputar a eleição 2022. Ele anunciou sua pré-candidatura a deputado federal e defende a alternância de poder em Caxias.   

Mais - Todos os citados acima são nomes de respeito nesta corrida eleitoral que está se avizinhando.