Alô Gás no bairro Ponte está em pleno funcionamento
sexta-feira, 15 de julho de 2022
Maranhão já ultrapassa 5 milhões de eleitores aptos a votar
Dados do TSE divulgados nesta sexta-feira, 15, apontam que 156.454.011 eleitores poderão comparecer às urnas no dia 2 de outubro para votar no primeiro turno das eleições gerais de . Neste ano, estão em disputa os cargos de presidente da República, governador, senador e deputado federal, deputado estadual ou distrital.
No Maranhão, são 5.042.999 aptos a votar – a maior parte deles, 749.873, na capital, São Luís.
O município com menos eleitores é Nova Iorque, com 3.959.
O eleitorado brasileiro está distribuído em 5.570 cidades – com a inclusão de Brasília e Fernando de Noronha – além de 181 cidades no exterior. A votação vai ocorrer em 496.512 seções eleitorais distribuídas em 2.637 mil zonas eleitorais.
Segundo as estatísticas da Justiça Eleitoral, houve um aumento de 6,21% do eleitorado desde as últimas eleições gerais do país, em 2018. Naquele pleito, o número de eleitoras e eleitores habilitados a votar era de 147.306.275.
Para 2022, amparados pela Resolução TSE n° 23.696/2022, 4.159.079 de eleitores tiveram o cancelamento do título revertido para as eleições deste ano diante do contexto da pandemia de covid-19. Nos últimos quatro anos, o eleitorado no exterior também cresceu. Saltou de 500.727 em 2018 para 697.078 em 2022, o que representa um aumento de 39,21%. Esses 697 mil brasileiros correspondem a 0,45% do eleitorado total apto a votar neste ano.
As convenções partidária para a disputa do governo do Maranhão
A partir da semana que vem, mais precisamente dia 20 de julho, será iniciado o prazo para a realização das convenções partidárias, onde os partidos políticos definem oficialmente as candidaturas majoritárias e proporcionais que disputarão as eleições deste ano.
Para as eleições de 2022, o prazo final estabelecido pela legislação eleitoral será de 05 de agosto.
No Maranhão, entre os sete pré-candidatos ao Governo do Maranhão, pelo menos seis já oficializaram as datas das convenções.
O primeiro partido a realizar será o PSTU, que oficializará o nome do professor Hertz Dias, no dia 20 de julho, no primeiro dia de abertura do prazo.
Logo depois, no dia 27 de julho será a vez do Solidariedade confirmar o nome de Simplício Araújo, com início da convenção as 7:07 da noite, no Rio Poty Hotel, em São Luís.
No dia 29 de julho, no Estádio Nhozinho Santos, será a vez do PDT confirmar o nome do senador Weverton Rocha na disputa pelo Palácio dos Leões.
O dia 30 de julho será marcado por três convenções partidárias, já que o PSC, PSD e PSB, irão oficializar os nomes de Lahesio Bonfim, Edivaldo Júnior e Carlos Brandão, respectivamente, na disputa pelo Governo do Maranhão.
Nas convenções partidárias, existe a expectativa que todos apresentem os nomes dos outros membros da chapa, como vice-governador e senador.
Funcionário de bar é morto com dois tiros em Caxias
Segundo informações, homens chegaram em duas motos já no fim do expediente e usaram como pretexto comprar cerveja com o bar fechado. Não foram atendidos, saíram e logo retornaram. Vitor estava sentado aguardando o proprietário do bar chama-lo para reabastecer os freezers, quando recebeu dois disparos, um atingiu o peito outro a cintura, de um ocupante da moto. Ele chegou a ser socorrido por uma unidade móvel do SAMU, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.
A vitima deixa dois filhos pequenos.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) desconversou sobre a disputa pelo Palácio dos Leões e disse que não tem um pré-candidato a governador ainda ou, pelo menos, não quis revelar quem seria seu preferido. Quanto ao Senado, ele confirmou apoio à reeleição do senador Roberto Rocha (PTB). A declaração foi dada em uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (14), no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís.
Bolsonaro disse que está firmado com Roberto Rocha. “Eu tenho nome ao Senado. É o Roberto Rocha. Este está fechado”, afirmou. Referindo-se ao Governo, não comentou sobre preferência e ressaltou uma divisão política no estado. “Eu costumo dizer que eu tô vendo, para o lado de cá, uma certa divisão”, apontou a indireta sem citar ninguém.
Até o momento, o pré-candidato ao Governo do Maranhão que já declarou ser apoiador e querer o apoio de Bolsonaro foi o ex-prefeito de São Pedro dos crentes, Lahesio Bonfim (PSC), mas ele foi escanteado da recepção ao presidente por Roberto Rocha e Aluísio Mendes que receberam no estado e o isolaram por questões políticas.