sábado, 12 de novembro de 2022

Bolsonaro analisa as causas da derrota para Lula 

Lauro Jardim

Com interlocutores com quem tem conversado nos últimos dias no Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro ainda fala da derrota para Lula. E analisa as causas do revés.
Atribui basicamente a três fatores:

* "Interferência" do TSE e do STF no processo eleitoral (incluindo a autorização para o transporte gratuito de eleitores).

* Os episódios de Roberto Jefferson e Carla Zambelli.

* E, mais do que tudo, os nove dias em que o PT martelou em sua propaganda eleitoral (e nas redes sociais) que o governo suspenderia direitos como o 13° salário e férias e mexeria no reajuste das aposentadorias e salário mínimo.

Descoberta sobre o tratamento da água: estudantes visitam ETA Volta Redonda

Estudantes do 4° ano, da escola pública municipal Paulo Marinho tiveram uma aula diferente nessa quinta-feira (10). Eles visitaram a estação de tratamento de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Caxias localizada no bairro Volta Redonda.

Na ETA Volta Redonda, responsável pelo abastecimento de água de 60% da população caxiense, os estudantes conheceram de perto todas as etapas do processo de tratamento da água que começa na captação do rio Itapecuru até à distribuição. Um processo necessário para garantir que água esteja dentro dos critérios de potabilidade exigidos pelo Ministério de Saúde.


A visita faz parte de projeto “Meio Ambiente e Sustentabilidade”. “A turma vai apresentar o caminho que a água percorre desde o manancial até chegar nas nossas residências e então, agendamos a visita para que as crianças pudessem aprender de forma prática como que se dá esse processo”, explicou a professora Maria do Socorro.

Para os estudantes, a visita é cheia de descobertas, como ressaltou a Alice Cattleya “É muito interessante ver tudo isso de perto, por onde a água passa até chegar na nossa casa”.


A Linda Hadassa gostou bastante da visita. “A etapa da filtração foi a mais interessante. Agora eu sei onde a água é tratada até chegar na torneira lá de casa”.

A atividade é uma oportunidade de troca de experiência entre os nossos técnicos e as novas gerações, como forma de orientar sobre o consumo consciente da água potável. De acordo com a técnica em Saneamento, Edilene Ripardo, que acompanhou o grupo, as visitas têm um grande poder de conscientização. “É muito bom receber esses jovens estudantes e mostrar pra eles o nosso trabalho aqui na estação. A gente esclarece e orienta como á água é tratada e apresenta os canais de comunicação com o SAAE, assim, eles saem daqui mais conscientes e saem como multiplicadores da importância da água tratada para a população”.(Ascom/SAAE)

Vereador Mário Assunção busca melhorias para Caxias junto ao Governo Estadual e a Assembleia Legislativa


Nesta semana, ao lado do prefeito Fábio Gentil, da deputada estadual Daniella e da deputada federal eleita Amanda Gentil, o vereador Mário Assunção cumpriu uma agenda especial em São Luís em busca de mais melhorias para Caxias.

Durante passagem pela Secretaria de Estado de Educação, a solicitação por mais escola de tempo integral e o novo prédio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Na Secretaria Estadual de Governo, o pedido foi de ampliação de calçamentos em piso intertravado.

Em audiência com a deputada Daniella, em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Maranhão, o vereador tratou de demandas referentes a parte social do município.

“Em agradecimento à votação do povo caxiense que ajudou a eleger a chapa completa, seguimos trabalhando para fazer uma Caxias cada vez melhor”, frisa Mário Assunção.