segunda-feira, 27 de março de 2023

São João do Sóter: Prefeitura e SAAE realizam audiência pública sobre a regularização de débitos e execução de politicas publicas 

Na manhã da ultima sexta-feira (24), no auditório da UIM Mariano Campos, a Prefeitura de São João do Sóter e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) realizaram uma audiência pública referente à conscientização do uso da água e regularização dos débitos dos contribuintes sotenses. A ação teve por objetivo esclarecer a importância do pagamento dos impostos para a manutenção da qualidade e ampliação da rede de captação da água.

Estiveram presentes na audiência pública, a Prefeita Josa Silva, a Vice-Prefeita Lacerda, o Juiz Dr. Antonio Velozo, o diretor do SAAE Manoel Balica, os representantes da Câmara Municipal, as lideranças comunitárias e demais membros da Sociedade Civil Organizada.

De acordo com o conselheiro tutelar Ezequiel Lima, a iniciativa da Prefeitura e do SAAE foi de suma importância.  “A água é um bem muito precioso. Nós, como sociedade, temos que ter a consciência de que ao exigirmos direitos, também temos que cumprir com os nossos deveres”, afirma.


Para o diretor do SAAE Manoel Balica, a audiência pública teve o papel fundamental de discutir a arrecadação de recursos públicos para a execução de políticas públicas. “A população tem que saber sobre a necessidade de manter os pagamentos em dia. O SAAE tem que ser cobrado, mas o SAAE também tem que ter arrecadação para que possamos melhorar nossos trabalhos, cavar novos poços, adquirir materiais, fazer a manutenção, ampliar a rede de captação e melhorar a qualidade de água”, frisa.

A água é um recurso esgotável, por isso devemos ter consciência do seu uso racional. A Prefeita Josa, a Vice-Prefeita Lacerda e a Câmara Municipal estão empenhadas na regularização dos serviços do SAAE para a melhoria da qualidade da nossa água, de modo que o usuário possa usufruir cada vez mais de um serviço de excelência”, ressalta a vereadora Ana Helena.

“A questão do SAAE é de extrema importância. No primeiro momento, a população reage porque ninguém gosta de pagar tributos e impostos, mas temos que nos conscientizar de que os recursos públicos são escassos. Por isso o SAAE foi criado, para captar recursos e executar políticas públicas”, enfatiza o Juiz de Direito Dr. Antonio Velozo.


“Nós, gestoras, precisamos fazer com que essas arrecadações aconteçam para que o nosso município tenha autonomia e não seja dependente do Governo Federal. Precisamos levar à população esse conhecimento, já que as contribuições são necessárias.  As lideranças comunitárias, aqui presentes, também terão esse papel importante de difundir as falas, as orientações e os esclarecimentos desta manhã que foi muito proveitosa”, destaca a prefeita Josa Silva.(Ascom/PMSJS)