terça-feira, 25 de abril de 2023

Câmara sediará Assembleia Legislativa Itinerante no dia 5 de maio


O presidente da Câmara Municipal de Caxias (CMC), vereador Ricardo Rodrigues (PT), informou aos pares, na sessão desta segunda-feira (24), que na próximo dia 5 de maio o legislativo caxiense irá receber, na sede do poder, os deputados estaduais do Maranhão, para mais uma edição do projeto Assembleia Itinerante, desta feita, na cidade de Caxias. Na data, uma sexta-feira, a CMC realizará uma sessão especial, mas com a presença de deputados nos assentos dos vereadores locais, os quais, por sua vez, assistirão os trabalhos legislativos da ALEMA de pontos do plenário, juntamente com o público que comparecer à Casa do Povo de Caxias.

“Iniciativa da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), deputada Iracema do Vale (PSB), que teve muito boa receptividade na primeira edição realizada em Imperatriz, no dia 3 de março próximo passado, a assembleia itinerante possibilitará uma presença considerável de deputados estaduais na nossa região, fato que considero da maior importância, já que esses parlamentares poderão sentir melhor a nossa realidade, ouvirem nossas demandas e mesmo legislarem com mais embasamento e conhecimento de causa”, disse Ricardo Rodrigues.

Condolências à família do advogado Ronaldo Oliveira 

Durante a sessão, o presidente da CMC manifestou condolências à família do vereador Gentil Oliveira (PV), em razão do assassinato covarde que vitimou o jovem advogado caxiense Ronaldo Oliveira Rego, de 27 anos, na ultima quarta-feira (19). Ricardo Rodrigues enfatizou que a ação criminosa demonstra o nível perigoso em que se encontra a segurança de Caxias. Ele ressaltou que o crime em apreço, se é possível uma avaliação melhor, poderia ser contra qualquer cidadão da cidade, inclusive contra membros da casa e ele próprio, reforçando que a insegurança da cidade é um tema que deve ser enfrentado por todos, autoridades e a população, e com muita coragem, no atual momento.

Obras de creches serão retomadas

A título de oferecer informação, avaliando denúncia do vereador Luís Lacerda (PCdoB) no grande expediente, de que algumas escolas municipais e creches ainda estão sem funcionar, o presidente voltou a intervir, chamando a atenção para o fato de que as creches cujas obras estiveram paradas sofreram interrupção porque os recursos federais que as garantiam estiveram travados por toda a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 Ele pontuou: “Independente do prefeito que estivesse no comando da cidade. Se fosse Fábio Gentil ou Léo Coutinho, quem quer que seja, não tinha recursos para fazer, não só em Caxias, mas em todas as cidades onde existiam obras federais, como em Imperatriz, por exemplo, que só na data de ontem (24) teve anunciado o retorno do Programa Minha Casa, Minha Vida”, naquela região, um conjunto habitacional com milhares de casas que estava parado”.

Amparado em informações reveladas com firmeza pelo ministro Camilo Santana, da Educação, Ricardo adiantou que todas as obras da área da educação do governo federal que estiverem paradas serão retomadas imediatamente, incluídas algumas novas creches de Caxias.

Quanto ao atraso no funcionamento pleno de algumas escolas municipais, esclareceu que fatos pontuais têm causado algum embaraço, como a situação em que servidores concursados ainda não compareceram ao serviço ou estão fazendo treinamento para entrarem em atividade, ocorrências que estão sendo acompanhadas de perto pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, que tem se esforçado para resolver tais pendências o mais rápido possível.(Ascom/CMC)