São João do Sóter: SEMED realiza abertura da II Semana Sotense de Educação Inclusiva Escolar
Na manhã da ultima segunda-feira, 03 de abril, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou a abertura da II Semana Sotense de Educação Inclusiva Escolar, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento teve como tema “TEA – o que eu tenho a ver com isso?” e aconteceu no auditório da UIM Mariano Campos.
Na ocasião, estiveram presentes a prefeita Josa Silva, a secretária de Educação, Profa. Rose Araújo, representantes da APAE de São João do Sóter, crianças e jovens autistas, pais e mães atípicos, professores, gestores e a comunidade geral.
A secretária de Educação, Profa. Rose Araújo, destacou a importância do evento para a conscientização sobre o TEA e ressaltou que a inclusão é um compromisso de toda a sociedade. “A inclusão é um compromisso de todos, a Semana de Educação Inclusiva Escolar é uma oportunidade para sensibilizar e conscientizar toda a comunidade escolar sobre essa questão tão importante”.
A prefeita Josa Silva enfatizou que “ações como essas contribuem para desmistificar noções errôneas que possuímos sobre o autismo e para aprendermos a grande importância que é a inclusão”.
Organizada pelo Núcleo de Atendimento Psicoeducacional da SEMED em parceria com a Coordenação de Educação Inclusiva, a abertura da II Semana Sotense de Educação Inclusiva Escolar contou com as falas especializadas da terapeuta ocupacional e mãe atípica, Camilla Braúna, do psicanalista clínico, especialista em Psicologia Humanista, Existencialista e Fenomenológica e pai atípico, Neudson Castelo Branco e da professora e mãe atípica Simone Maria Costa Andrade. Para abrilhantar a abertura, a SEMED convidou as crianças e os jovens autistas para comporem a mesa de honra: Marcus Luan (14 anos, estudante da UIM Mariano Campos), João Davi (12 anos, estudante do Colégio Militar Tiradentes IV e da APAE/Caxias), Calebe Eliabe (12 anos, cantor e estudante do Colégio Militar Tiradentes IV e da APAE/Caxias), Miguel Andrade (10 anos, estudante da UIM Francisca de Abreu) e Neudson Gabriel (19 anos, acadêmico do Curso de Ciência da Computação – IFMA e do curso de Farmácia da UNIASSELVI).
Com a abertura da II Semana Sotense de Educação Inclusiva Escolar, a SEMED reforça seu compromisso com a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade para todos, garantindo um espaço para diálogos e reflexões sobre a importância da inclusão escolar e da conscientização sobre o TEA.(ASCOM/SEMED/SJS)