PROJETO DE LEI DO VEREADOR MÁRIO ASSUNÇÃO TORNA PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DO MUNICÍPIO DE CAXIAS A TRADIÇÃO DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO
Foi aprovado no dia 04 de setembro de 2023 na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Caxias o projeto de lei do vereador Mario Assunção que declara patrimônio cultural imaterial do município de Caxias a “Tradição religiosa do mastro de São Sebastião”.
Essa festa é organizada pela Família Assunção há muitos anos atrás e segue a tradição em comemoração ao glorioso São Sebastião.
A Festividade do Mastro de São Sebastião, realizada anualmente na cidade de Caxias, teve início ainda na segunda metade do século XIX, sendo continuamente realizada até hoje, mobilizando a cada ano milhares de caxienses e dezenas de pessoas vindas de outras cidades maranhenses e até de outros estados.
Com o passar dos anos, a tradição ganhou força e passou a integrar o calendário oficial dos grandes eventos religiosos do município, após a reconhecida potencialidade popular, cultural, turística e religiosa do evento.
O evento é tradicionalmente realizado a cada ano, sempre no segundo domingo de Janeiro, pela Associação dos Amigos e Devotos de São Sebastião, sendo esta responsável pela manutenção da festividade e organização da mesma. A estrutura geral da festividade é composta de três momentos expressivos: o corte da árvore, que servirá de mastro, o cortejo do mastro pelas ruas da cidade e o levantamento do Mastro de São Sebastião.
Trata-se de uma grande e tradicional festa do catolicismo popular, de caráter religioso e profano, que é marcada pelo costume de erguer, em frente à centenária Capela de São Sebastião no centro da cidade um tronco de grande porte com a bandeira do santo mártir na ponta. O mastro simboliza o primeiro martírio sofrido por São Sebastião no século III, quando ele é condenado a morrer crivado por flechas, amarrado a um troco de árvore, a mando do Imperador romano Diocleciano.