A alta temperatura em Caxias...
* Marcio Azevedo
O aumento da temperatura em Caxias está nítido e é uma triste realidade. Desde quando nasci nunca tinha visto a temperatura tão alta na nossa cidade. Os órgãos tem que fazer a sua parte trocando os veículos antigos por novos menos poluentes para amenizar o impacto dos gases poluentes na atmosfera tem que ter campanhas educativas nas escolas para ensinar as crianças a importância desde cedo da educação ambiental.
A sociedade civil organizada tem que ter campanhas também não isoladas uma vez na vida e nunca mais e sim constante todos os anos dando a importância devida a esse tema de fundamental importância para a sociedade. Andando pela cidade ainda se ver queimadas no período seco consequentemente o aumento da temperatura e sensação térmica e umidade relativa do ar está muito seco sensação térmica alta.
Temos que incentivar as pessoas a plantar árvores e aumentar nossa área verde. Resolvemos o problema do desmatamento e poluição das nossas águas. Na atualidade não podemos aceitar mais esse tipo de coisa, agressões a natureza feita pelo homem visando o lucro. Nos temos que da exemplo preservar a natureza ser referência.
Muitos riachos antigos da cidade estão poluídos e secaram contribuindo para o aumento da temperatura na cidade. São Luís Maranhão e a Amazônia estão passando por altas temperaturas também. Minha monografia foi na área de meio ambiente na Universidade Estadual do Maranhão UEMA cujo o tema é "Impactos ambientais causados pela ação antrópica no rio Itapecuru", no bairro Trizidela em Caxias, onde foi possível identificar o desmatamento, os esgotos, o lixo, as queimadas e a construção de casas na margem do rio. Tudo isso contribui para o aumento da temperatura em Caxias.
* Marcio Azevedo é caxiense com formação acadêmica em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)