28,4% dos inscritos faltaram ao primeiro dia de provas do Enem no Maranhão
O ministro da Educação, Camilo Santana, apresentou um balanço do
primeiro dia de provas do Enem em entrevista coletiva
No primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 no Maranhão, neste domingo, 5, 28,4% dos 165.769 inscritos faltaram. O estado é o 15° em número de candidatos ausentes às provas.
Balanço preliminar foi divulgado em coletiva por volta das 20h. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que, pela primeira vez, o Nordeste teve mais inscritos. Ele grudou que as novidades desta edição do Enem foram o cartão-resposta ampliado e a prova colorida.
Na coletiva, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, avaliou que o número de ocorrências foi considerado “pequeno”.
Segundo o balanço, 4.293 participantes foram eliminados por razões como portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido (15h30), utilizar impressos e não atender orientações dos fiscais.
Além disso, 905 participantes foram afetados por problemas logísticos como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas com abastecimento de água.
Saiba mais aqui.