Feira de Educação Ambiental leva conscientização aos caxienses
A Assessoria de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), realizou nessa quinta-feira (30), a Feira de Educação Ambiental, em parceria com ongs e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, em frente à Prefeitura de Caxias (MA). O objetivo foi sensibilizar a população sobre a importância da Preservação do Meio Ambiente. Nos stands uma variedade em materiais reciclados, além de mudas de árvores, produtos da natureza, onde se aproveita 100%, a exemplo do coco babaçu, dentre outros materiais.
“O principal foco é dá visibilidade a educação, conjuntamente a Secretaria de Educação, Meio Ambiente e outros órgãos. A gente está aqui na função de agente modificador. Buscamos modificar comportamentos”, disse Erick Lima, coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.
“Estamos aqui apresentando os produtos que já produzimos. Estamos aqui com os derivados do Babaçú. E, estamos aqui para servir”, disse Marilene Silva, vendedora do povoado Belém.
“Esse dia é o ‘D’ da Educação Ambiental para trabalhar o tema, juntamente com órgãos e ongs para sensibilizarmos as crianças e adultos. Nós conseguimos fazer nas escolas, mas a sociedade precisa abraçar o tema”, disse Juarez Júnior, coordenador da Assessoria de Educação Ambiental.
A Secretaria também realizou uma blitz educativa para ampliar a divulgação sobre a importância de preservarmos a natureza, que por consequência estar-se preservando a própria vida.
“Esse papel de conscientizar a população é importante. Além das escolas, é importante a população se atentar para o assunto. A gente ver o descarte irregular do lixo, as queimadas, e precisamos trabalhar a conscientização para poder cobrar da população”, lembra Zé Gentil Neto, secretário municipal de Infraestrutura.
“Nosso objetivo é conscientizar a população de Caxias sobre a importância de preservar o meio ambiente. Nós estamos vivendo um momento em que educar as pessoas é fundamental. Nós precisamos conscientizar para o bem, cuidar da vida, do outro e do planeta”, frisa Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).
“A Prefeitura de Caxias faz a sua parte buscando a conscientização, nesse momento de calor excessivo. É importante que a gente deixa apenas as palavras e possamos praticar na realidade. Isso fizermos hoje, nós colhemos amanhã”, destaca Fábio Gentil.