quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Veja que nota você precisa no Enem por uma vaga no Sisu 

O Globo


Para saber de mais detalhes clique AQUI

 'Acabou o liberou geral de armas de fogo no Brasil', afirma Flavio Dino 

Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse hoje (16) acabou o “liberou geral de armas” no país, ao comentar  decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a constitucionalidade do decreto presidencial que limita o acesso a armas de fogo e determina o recadastramento.

Até o momento, segundo o ministro, cerca de 68,5 mil armas no poder de CACs (caçadores, colecionadores, atiradores e particulares)e  2,2 mil armas de uso restrito foram recadastradas.

Na avaliação de Dino, com a decisão do STF, deve haver um aumento no número de armas recadastradas. “A nossa expectativa é que esse número cresça nos próximos dias, uma vez que havia a ilusão de alguns que o decreto do presidente Lula seria revogado e não há nada disso. O prazo está fluindo e a decisão do Supremo confirma o caminho que foi decidido pelo presidente da República e vamos levar adiante esse recadastramento”, disse.

O recadastramento deve ser feito até o final de março e quem não fizer, poderá sofrer sanções. “A Polícia Federal fará esse recadastramento até o final de março para as armas de uso permitido e de uso restrito. Quem não recadastrar, automaticamente essas armas passarão a ser proibidas e, por isso, estarão sujeitas à apreensão e os proprietários estarão cometendo crimes”, alertou Dino.

Desde o início da vigência do decreto, em janeiro, o ministro destacou queda no número de armas de fogo registradas no país: 3.888 armas em janeiro de 2023, contra 9.719 no mesmo mês de 2022.

Assista a entrevista completa AQUI

O próximo passo será a elaboração de uma norma para regular o acesso da população a armas. Serão realizadas audiências públicas com diferentes segmentos da sociedade, a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidades de direitos humanos, indústria de material bélico e confederações de tiro esportivo, tático e prático.

“Vamos fazer audiências públicas, inclusive com os representantes dos armamentistas. Vamos ouvi-los, estamos abertos a ponderações, mas o liberou geral não voltará ao Brasil. Acabou o liberou geral de armas de fogo no Brasil”, ressaltou.

Dino adiantou que a regulamentação sobre acesso a armas será revista e há estudo para a criação de um programa de recompra de armas indisponíveis para a população. “Pedimos que as pessoas cumpram a lei, entendam que a lei tem que ser cumprida no Brasil. O recadastramento é que vai permitir que a gente dimensione o programa de recompra”, disse.

Lahésio Bonfim anuncia que terá candidato a prefeito em Caxias e São João do Sóter 

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes e candidato a governador  na eleição do ano passado, que ficou em segundo lugar na disputa ao governo estadual,  Lahesio Bonfim, esteve em uma agenda rápida em Teresina (PI) onde aproveitou para visitar alguns amigos.

Na segunda-feira (13) o ex-gestor almoçou com o amigo de Timon, engenheiro Dorival  Mendes, grande apoiador de Lahesio na eleição passada.

Participaram também do almoço os amigos de Caxias, o ex-vereador Clidenor Guimarães Filho, empresário Cayle Alves e o Sargento Clemilton Mota (São João do Sóter).

Lahesio falou da organização de um novo partido para receber todos seus apoiadores e afirmou que lançará candidatos a prefeito, vice e vereadores  em todo estado.

PREFEITO EM CAXIAS

 Bonfim pretende  lançar  candidato a prefeito em Caxias e São João do Sóter.

“O nome será escolhido em um grande encontro que pretendo fazer em Caxias” disse Bonfim. 

Em tempo - O ex-vereador sotense Clidenor Filho será um dos coordenadores do processo que vai escolher o candidato a prefeito de Caxias que terá terá o apoio do médico Lahésio Bonfim na eleição de 2024. Vale aqui ressaltar que o publicitário vem comentando com seus amigos mais próximos sobre a possibilidade da mudança de seu domicilio eleitoral de São João do Sóter para Caxias. 

No vídeo abaixo Lahesio confirma que logo depois do carnaval serão realizados encontros para debater a atual conjuntura do Maranhão, a principio em São Luís, Bacabal, Imperatriz, Caxias e Região.


Fonte: Diário de Caxias com edição do Blog 

Policia Federal mira grupo que cometeu fraudes bancárias no MA e mais quatro estados 

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 16/2, a operação Cyber Impetum, com a execução de 13 mandados de busca e apreensão em cinco unidades da Federação: Distrito Federal e nos Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e São Paulo.

A operação tem por finalidade avançar nas investigações voltadas a apurar a atuação de organização criminosa responsável por fraudar mais de R$1,9 milhão, em janeiro de 2022, de contas bancárias de prefeituras municipais de diversos estados.

De acordo com os dados apresentados pela instituição financeira lesada, o grupo criminoso, com uso de engenharia social, realizou acessos e transações fraudulentas, ocasionando prejuízos financeiros aos clientes – pessoas jurídicas, órgãos e entidades governamentais.

Após a obtenção dos dados bancários, membro da organização realizou operações pela internet, efetuando transferências eletrônicas para contas bancárias diversas.

Além dos clientes que formalizaram o registro de ocorrência ilícita junto à instituição financeira, também foram identificados acessos, que ocorreram em contas de diversos outros clientes que até o momento não registraram contestações. Tal informação indica que o dinheiro desviado pelos criminosos pode superar o montante identificado até o momento.

Também estão sendo executadas ordens judiciais de apreensão e bloqueio de bens e valores voltados à descapitalização da estrutura criminosa, com a finalidade recuperar os ativos desviados.

São investigados os crimes de organização criminosa, furto qualificado mediante fraude em ambiente cibernético e lavagem de dinheiro.

O nome da operação, Cyber Impetum, é inspirado na expressão em latim que significa ataque cibernético, visto que a investigação identificou atuação dos criminosos que se dedicam a praticar furtos em contas bancárias, atacando de forma cibernética.

Coronel Schinneyder é transferido para o Batalhão de Balsas, 570 km distante de Timon 

O coronel Schinneyder (foto acima), lotado no Comando da Polícia Militar de Timon, leste maranhense, informou que foi transferido para assumir o comando do Batalhão em Balsas, no interior do estado, 570 km de distância da cidade vizinha de Teresina. A informação é do jornalista Elias Lacerda.

Schinneyder informou ainda que não pediu para ser transferido para aquela cidade e que foi uma determinação do Comando Geral da Polícia Militar.

O coronel explicou que a transferência não tirará seu empenho em servir e realizar um bom trabalho para a segurança de Balsas. Ressaltou que tem muitos amigos militares que estão lhe aguardando e juntos vão somar muito para a segurança daquele município.

Schinneyder disse ainda que não pode acusar ninguém de ter interferido politicamente para a sua transferência, pois não tem provas. “Vou me apresentar em Balsas e cumpri com minhas obrigações, conforme fui determinado. Vou agir como deve agir um policial militar”, disse ele.

Visto como um dos fortes pré-candidatos a prefeito de Timon para 2024, a transferência de Schinneyder para Balsas incendiou a rede social de Timon com especulações. A versão mais recorrente é a de que sua mudança para a cidade do sul do estado tem como objetivo deixá-lo sem forças para o pleito vindouro de prefeito da cidade timonense.