sábado, 9 de setembro de 2023

Sampaio empata com a Ponte Preta e deixa a zona de rebaixamento

O Sampaio empatou com a Ponte Preta, por 0 a 0, neste sábado (9), no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP) pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B.

Com o empate, o Sampaio segue sem vencer há onze jogos na competição. A última vitória foi no dia 8 de julho, há mais de dois meses contra o Tombense.

Apesar disso, o pontinho muito importante conquistado fora de casa tirou o Sampaio da zona de rebaixamento. Com 28 pontos, o Sampaio é agora a primeira equipe fora da zona de degola.

Na próxima rodada, o Sampaio recebe a Chapecoense, no sábado (17), às 17, no Estádio Castelão.

A partida será disputada sem a presença de público, pois o Sampaio foi punido com a perda do mando de campo com público por conta da confusão registrada no jogo com o Sport após a derrota por 2 a 1.

Foto: Marcos Ribolli/Ponte Preta


Força-tarefa resgata 42 trabalhadores submetidos ao regime de escravidão no Maranhão 

Durante agosto de 2023, a Operação Resgate III retirou 532 trabalhadores de condições de trabalho escravo contemporâneo. No Maranhão, a força-tarefa, composta por seis instituições públicas, foram resgatadas 42 vítimas desse tipo de exploração de mão de obra, principalmente no ambiente rural.

O Maranhão foi o quarto estado em número de trabalhadores submetidos ao regime de escravidão resgatados, atrás apenas de Minas Gerais, Goiás e São Paulo.

Ao todo, mais de 70 equipes de fiscalização participaram de 222 inspeções em 22 estados e no Distrito Federal. Essa é a maior ação conjunta de combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas no Brasil, e é resultado do esforço do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os estados com mais pessoas resgatadas foram Minas Gerais (204), Goiás (126), São Paulo (54), Piauí (42) e Maranhão (42). Houve resgates em 15 estados: AC, BA, ES, GO, MA, MG, MT, PE, PI, PR, RJ, RO, RS, SP e TO.

Entre as atividades econômicas com maior número de vítimas na área rural estão o cultivo de café (98), cultivo de alho (97) e cultivo de batata e cebola (84). Na área urbana, destacaram-se os resgates ocorridos em restaurantes (17), oficina de costura (13) e construção civil (10), além de trabalho doméstico.

Saiba mais aqui.

Setembro é o mês do caju: conheça os diversos benefícios e versatilidade desse pseudofruto 

Conhecido tecnicamente como um pseudofruto, por sua composição mista entre a castanha, o verdadeiro fruto e a polpa; emblemático do nordeste brasileiro e que cativa os olhares com sua deslumbrante variação, transitando entre o vermelho vibrante e o amarelo radiante. Com a chegada do mês de setembro, ele entra em alta temporada. Estamos falando do caju e suas raízes profundamente brasileiras.

A professora de Nutrição da Facimp Wyden, Sineide Gomes, explica que além da sua bela apresentação como alimento, o caju é muito versátil e nutritivo. Sua polpa serve de base para a criação de doces, bebidas e sucos, entre outros itens. “Já na parte nutricional, uma curiosidade: quanto mais vermelha a sua coloração, mais abundante é o seu conteúdo de vitamina C. O caju pode ter até cinco vezes mais concentração desta vitamina que a laranja, por exemplo. Além disso, é rico em minerais como zinco, cálcio, fósforo e ferro, funcionando assim como um regulador metabólico essencial”, completa a nutricionista.

Além disso, Sineide comenta que o caju possui propriedades benéficas para a saúde. Suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes são amplamente reconhecidas. Sua alta concentração de fibras proporciona rápida saciedade e se torna um aliado para dietas destinadas a diabéticos, graças ao baixo índice glicêmico que possui.

E a castanha? 

E por fim, e não menos importante: o caju também tem a castanha, a parte que cientificamente é considerada o verdadeiro fruto, por ser criada a partir do ovário da flor.

A castanha de caju é bem mais que um acessório de luxo para a polpa. “É uma poderosa fonte de nutrientes, rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, que a saúde geral, melhora a imunidade e contribui para o bom funcionamento do coração e para o controle da pressão arterial”, reforça a nutricionista.