Bolsonaro diz que não houve tentativa de golpe no 8 de janeiro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu à CNN Brasil uma entrevista sobre os atos de 8 de janeiro de 2023. Nesta segunda-feira, 8, completa-se um ano dos ataques às sedes dos Três Poderes.
Para Bolsonaro, o que houve não foi uma tentativa de golpe. “Para haver a tentativa [de golpe], tinha que ter uma pessoa à frente. Tudo que foi apurado não levantou nome algum. São suposições. Quem vai dar golpe com velhinhos, com pessoas idosas com bíblia debaixo do braço, com a bandeira na outra mão, com pessoas do povo, com vendedor de algodão doce, com motorista de Uber, com menor de idade, com criança?”, disse.
Segundo o ex-presidente, o Brasil vive atualmente um regime de exceção.
“Hoje em dia estamos em uma insegurança muito grande. (…) Qualquer pessoa no Brasil hoje em dia pode ser presa.(…). Esse clima não é bom para o Brasil. E a gente espera que haja uma devida moderação, por parte em especial do Poder Executivo e do Poder Judiciário, que baixe a temperatura e voltemos à normalidade”, completou.
O ex-mandatário do Executivo federal também comentou porque viajou para o exterior antes do fim do mandato, “Eu jamais passaria a faixa a esse cidadão Lula, essa pessoa de triste memória para todos nós. Autor, coautor, responsável por atos de corrupção, os mais bárbaros possíveis aqui no Brasil, onde ele entregou o poder a grupos de políticos e outros em troca de apoio no parlamento e assistimos, por exemplo, à questão do mensalão, do petrolão”.