Prefeitura de Caxias recebe palestra do Tribunal de Justiça sobre o Programa Homem Consciente
Nessa segunda-feira (06), a Prefeitura de Caxias (MA), teve seu auditório repleto de homens, para abordar uma palestra do Programa Homem Consciente, do Tribunal de Justiça do Maranhão, que foi ministrada pela Juíza, Marcela Lobo. O objetivo é diminuir a Violência Doméstica e Familiar conscientizando a população masculina como aliada neste processo. A ação foi trazida à Caxias pela Coordenadoria Estadual da Mulher do Tribunal de Justiça.
“O Programa Homem Consciente é voltado a reflexão e conscientização da sociedade, a temas relacionados a violência de gênero e violência contra a mulher. Os homens são nossos parceiros na luta contra a violência contra a mulher. E, a nossa ideia é que os homens sejam multiplicadores para que possamos construir uma sociedade mais justa”, destaca Marcela Lobo, juíza auxiliar da coordenadoria estadual da mulher.
“O público é o masculino e visa sensibilizar os homens sobre comportamentos que levam a violência, e os impactos nas relações amorosas e familiares. É uma estratégia de prevenção à violência contra a mulher. A nossa ideia é replicar esse programa na rede municipal. Esta luta não se faz somente empoderando mulheres, mas conscientizando homens”, disse Carla Alexandra, secretária da SMPM.
A proposta é a construção de uma cultura de paz, que depende de toda a sociedade e de todos os gêneros. O propósito é sensibilizar e divulgar conteúdos sobre masculinidades e grupos reflexivos para homens autores de violência contra a mulher, com foco no público masculino em geral, visando a prevenção de atos violentos nas relações íntimas de afeto, domésticas e familiares. O prefeito de Caxias, esteve presente e destacou o esforço do município na construção de uma cultura de paz.
“Esse projeto é importante, no respeito as mulheres, contra o assédio e a violência contra a mulher. Isso mostra que a Prefeitura de Caxias, tenha o compromisso de diminuir a violência contra mulher. Nós vamos fazer a nossa parte, e vai envolver todas as secretarias para tornar todos os homens conscientes do seu papel na sociedade e da importância que cada um deles têm para o fim da violência contra a mulher”, disse Fábio Gentil.