Santa Quitéria: Secretária de Educação é presa durante operação policial
A secretária municipal de Educação de Santa Quitéria do Maranhão, Yara Raquel Monte Coelho Correa (foto), foi presa, nesta quarta-feira (15), durante operação da Polícia Federal e Controladoria Geral da União deflagrada com o objetivo de desarticular grupo criminoso responsavel por fraudar o Censo Escolar Municipal entre os anos 2020 a 2023.
Ela foi alvo de um mandado de prisão temporária expedido pela Justiça Federal.
Outro mandado de prisão e outros sete de busca e apreensão foram cumpridos, além de Santa Quitéria, nas cidades de Magalhães de Almeida e São Luís.
De acordo com as investigações, a fraude ocorria com a inserção de dados falsos no sistema EducaCenso, do Ministério da Educação, visando ao recebimento a maior de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Apurou-se que o Município de Santa Quitéria, gerido pela prefeita Samia Moreira, teria registrado o aumento de 1439% na quantidade de matrículas de estudantes na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre os anos de 2020 e 2021, o que teria resultado no recebimento indevido de cerca de R$100 milhões em repasses federais.
Foi concedida autorização judicial de bloqueio de valores no montante de R$ 38 milhões de reais, além da suspensão de empresas contratarem com órgãos públicos.